X
X

Desenvolvimento das mãos e dedos utilizando blocos de brinquedos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Como dissemos anteriormente, desde que seu filho nasceu, ele começou a desenvolver força, controle e coordenação de mãos e dedos ao brincar com objetos. Também mencionamos como o movimento de pinça é desenvolvido. Como usamos nossas mãos para tudo, é importante que você ajude seu bebê a desenvolver essa habilidade toda vez que tiver a oportunidade. Embora ele ainda seja pequeno demais para segurar um lápis na posição de escrita, colorir com traços controlados ou modelar massinha, seu filho começará a trabalhar em habilidades prévias que o ajudarão a manipular objetos e começar a realizar movimentos controlados com os dedos.

Os blocos de brinquedo são muito úteis para praticar isso! Seu uso data de 1693 com John Locke. Depois dele, muitos educadores como Friedrich Froebel, Maria Montessori e Caroline Pratt começaram a enfatizar a importância desses brinquedos. Hoje eles são uma ferramenta muito popular para brincadeiras e desenvolvimento infantis. Por volta dos 10 meses, seu filho começará a se interessar pelos objetos que segura; e os blocos e, principalmente, as torres feita com eles chamarão muito a atenção dele. Ele pode não ser capaz de empilhá-los, mas simplesmente segurando-os, começará a trabalhar na divisão da mão e no movimento de pinça. Primeiro, ele pegará o bloco com a palma da mão inteira e sem usar o polegar. Depois, você verá que ele começa a dobrar os dedos e usar o polegar para estabilizar a pressão exercida sobre o brinquedo. Com a prática, ele começará a separar os dedos e o polegar, o indicador e o dedo médio se tornarão os protagonistas. Este movimento estabelece as bases para futuras habilidades, como escrever, amarrar cadarços ou escovar os dentes.

X
banner kinedu desenvolvimento

Por volta dos 12 meses, seu filho começará a inspecionar os blocos de brinquedo. Agora, incluirá movimentos do punho e do antebraço para girar o objeto e, assim, desenvolver movimentos mais controlados da mão. Também irá desenvolver estabilidade no ombro. A contração dos músculos da articulação manterá o ombro no lugar enquanto ele coloca o braço em posições diferentes e usa o antebraço, a mão e os dedos para manipular o bloco.

Logo ele começará a se interessar pela forma, cor e tamanho das coisas, o que permitirá que pratique o movimento de pinça com objetos grandes e pequenos. Ele se tornará um especialista em pegar e colocar coisas em recipientes, pegando itens com o polegar e o indicador ou até segurando duas coisas em uma mão. Isso também estimulará a coordenação olho-mão. Aos 19 meses, ele não só será capaz de manipular um bloco e explorá-lo de diferentes ângulos, mas também conseguirá olhar para onde quer colocá-lo enquanto o segura. Esta habilidade fará o cérebro dele trabalhar em dois sistemas simultaneamente, algo que irá ajudá-lo quando estiver na escola e precisar copiar algo que esteja escrito na lousa.

Com tempo e prática, você verá que aos 30 meses os movimentos precisos com os dedos e a coordenação de braços e mãos do seu filho permitirão que ele construa torres de 9 blocos ou estruturas mais complicadas. Ele também começará a se interessar pela complexidade do brinquedo, como empilhá-lo, alinhá-lo ou encaixá-lo com outros. As brincadeiras e descobertas o guiarão na aquisição de habilidades futuras que ele precisará na vida cotidiana, como escrever, usar tesouras e manipular botões e zíperes.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Desenvolvimento das mãos e dedos utilizando blocos de brinquedos”

  1. Pingback: Coordenação das mãos: 12 a 24 meses - Kinedu Blog

  2. Pingback: Como a exposição às telas afeta as habilidades de escrita - PreviMae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *