X
X
desenvolvimento primeira infância

Desenvolvimento na primeira infância: O tempo certo é tudo!

2min

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Você sabia que a maior parte do desenvolvimento cerebral de uma criança acontece antes dos três anos? Isso faz com que a primeira infância e todas as experiências que acontecem nela sejam cruciais para promover uma saúde socioafetiva, física e cognitiva que perdure para toda a vida.

Pode parecer muita pressão para os pais, pois três anos não é muito tempo. No entanto, é importante ter em mente que parte desse desenvolvimento ocorre por conta própria. Nossos amigos do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard descobriram que a arquitetura do cérebro é um resultado da natureza e do ambiente. Isso significa que, embora o desenvolvimento seja afetado por como e onde somos criados, parte do nosso crescimento neural é predeterminado pelo DNA.

Mesmo assim, foi provado mais de uma vez que proporcionar tempo de qualidade, interações estimulantes e um ambiente criativo e divertido durante a primeira infância são coisas fundamentais para determinar a força e a flexibilidade neurológicas de uma criança. Embora a genética tenha um papel importante no desenvolvimento, as experiências e os ambientes aos quais a criança é exposta durante a primeira infância determinam se ela atingirá ou não todo o seu potencial. De acordo com o Centro de Desenvolvimento Infantil de Harvard,

  • “Na primeira infância, um ambiente que promova o crescimento, com nutrientes adequados, livre de toxinas, cheio de interações sociais e com um cuidador atencioso prepara a arquitetura do cérebro em desenvolvimento para funcionar de maneira ideal em um ambiente saudável. Por outro lado, um ambiente adverso, que não possui nutrientes adequados, contém toxinas ou em que faltam estímulos sensoriais, sociais ou emocionais adequados, resulta em circuitos cerebrais defeituosos”.

O desenvolvimento na primeira infância é, portanto, um período de oportunidade e de vulnerabilidade. Cabe a nós, pais e cuidadores, ajudar nossos filhos a aprender a pensar, interagir e regular emoções por meio de estímulos adequados. Embora o desenvolvimento não seja interrompido aos três anos, os especialistas descobriram que começar a construir habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais avançadas é mais fácil quando somos crianças, pois nos tornamos cada vez menos adaptáveis à medida que envelhecemos. Se nos esforçarmos para oferecer aos nossos pequenos as ferramentas certas desde cedo, eles estarão melhor equipados para enfrentar o mundo no futuro.

X
banner kinedu desenvolvimento

Para conhecer atividades que estimulem todas as áreas do desenvolvimento na primeira infância, confira o nosso Catálogo.


María Mirón é uma pesquisadora de psicologia com mestrado em Psicologia Clínica. Com mais de oito anos de experiência, publicou e participou de diversos fóruns internacionais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Atualmente, é professora de métodos de pesquisa na Universidade de Monterrey. Sua missão é trazer a ciência do Desenvolvimento na Primeira Infância para ferramentas práticas para os pais.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Desenvolvimento na primeira infância: O tempo certo é tudo!”

  1. Pingback: Entenda o que é a dor do crescimento e como ajudar a criança - Kinedu Blog

  2. Pingback: Mancha mongólica: o que é e por que aparece no bebê? - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *