O desfralde noturno deixa a sua cabeça cheia de preocupações? Confira dicas para conduzir esse processo de forma tranquila para você e o seu pequeno!
Antes mesmo de o bebê nascer, a mãe já se prepara com um estoque de fraldas. Afinal, serão muitas trocas até ele conseguir fazer o desfralde diurno. No entanto, ainda falta o desfralde noturno, um processo que pode ser um pouquinho mais demorado.
Muitos pais ficam na dúvida sobre o momento certo para dizer adeus às fraldas e como ajudar a criança. Para esclarecer melhor o assunto, preparamos um post com algumas dicas para auxiliar você nessa nova etapa da vida do seu pequeno!
Vamos lá?
Quando fazer o desfralde noturno?
Se você veio descobrir qual é o melhor momento para o desfralde noturno, saiba que a resposta é: vai depender do ritmo do seu pequeno. Este é um processo que pode variar muito de criança para criança.
O primeiro passo é o seu filho já ter passado pelo desfralde diurno. A partir disso, os pais podem começar a reparar em alguns aspectos que indicam o preparo para a retirada das fraldas à noite, como:
- a criança dormir e acordar sequinha por vários dias;
- ela começar a ficar incomodada ao usar fraldas durante a noite.
Como fazer o desfralde noturno?
A primeira recomendação é ter paciência e compreensão. Sabemos como é cansativo ter que lavar pijamas e roupas de cama várias vezes, mas tenha em mente que esta é uma fase. Então, evite pressionar seu pequeno ou dar bronca se ele acordar molhado.
O importante é entender como algo natural, transmitindo a sensação de tranquilidade para o seu filho. Algumas medidas podem facilitar o desfralde:
- utilize um protetor de colchão;
- prefira fraldas que vestem como roupas, facilitando a colocação antes de a criança deitar;
- se o seu pequeno se recusa a usar fralda, mas ainda não segura o xixi à noite, procure colocá-la depois que ele dormir;
- reduza a quantidade de líquidos após o jantar;
- leve a criança uma ou duas vezes ao banheiro antes de dormir;
Em que momento é preciso “voltar atrás”?
Você não leu errado: em algumas situações, pode ser preciso dar um passo para trás e esperar mais um tempo para tentar o desfralde noturno. Vários aspectos tendem a comprometer o sucesso dessa etapa, como:
- a criança ter uma bexiga pequena, que dificulta segurar o xixi durante várias horas seguidas;
- ela ter um sono mais pesado e não conseguir responder ao comando da bexiga cheia, ou seja, entender que é preciso ir ao banheiro no meio da noite;
- ela ainda precisar amadurecer o controle muscular para segurar o xixi por várias horas.
Cada criança tem um tempo diferente para o desfralde noturno. Não há problema algum se o seu filho tiver 5, 6 ou 7 anos e ainda não conseguir segurar o xixi enquanto dorme. A dica é evitar comparações com irmãos, primos ou coleguinhas e encarar isso com o máximo de naturalidade.
Quer outras dicas sobre desenvolvimento infantil? Baixe GRÁTIS o app Kinedu e explore +2.200 atividades e artigos para ajudar seu filho com o desfralde noturno e outros temas!