Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Escrever e desenhar: Quais são as habilidades esperadas em cada idade?

Pontos chave:
1. As habilidades de escrita e desenho se desenvolvem gradualmente, começando com rabiscos aleatórios por volta dos 16 meses.
2. Os rabiscos controlados e a repetição de linhas e padrões marcam a próxima fase de desenvolvimento.
3. As crianças começam a entender os componentes da escrita tentando imitar padrões.
4. Elas avançam para antecipar desenhos, planejar o que desenhar e experimentar com letras e palavras.

Ser capaz de escrever ou desenhar é uma grande conquista para o seu pequeno! Como todos os aspectos do desenvolvimento, essas habilidades são adquiridas em um processo gradual que envolve habilidades cada vez mais avançadas e complexas. Desde que seu bebê nasce, ele começa a trabalhar nos movimentos dos seus dedos e das suas mãos que, mais tarde, permitirão que ele segure um giz de cera e rabisque. A partir deste momento, há vários estágios pelos quais ele passará enquanto pratica sua escrita e desenho.

Rabiscando Aleatoriamente

A partir dos 16 meses, seu filho começará a rabiscar de forma aleatória. Ele perceberá que as linhas que ele vê no papel são criadas a partir dos movimentos dos seus braços. Nessa fase, ele conseguirá segurar o giz de cera com todo o punho e seus rabiscos serão produzidos com grandes movimentos do braço (originados do ombro).

Rabisco Controlado

À medida que ele desenvolve mais controle sobre os músculos das mãos e dos dedos, ele começará a fazer linhas e rabiscos mais controlados. Você poderá ver que ele repete as mesmas linhas (vertical, horizontal, diagonal, etc) várias vezes.

X
banner kinedu desenvolvimento

Linhas e padrões

Em seguida, seu filho dará um grande passo: entenderá que o que ele desenha pode ter um significado! Ele reconhecerá os componentes que compõem a escrita: linhas, curvas e padrões. Mesmo que ele não seja capaz de escrever letras reais, ele tentará imitar as suas formas. Ele pode “escrever” algo e depois lhe dizer o que isso significa.

Planejando o desenho

Mais tarde, seu pequeno irá desenvolver a capacidade cognitiva de manter imagens em sua mente, o que significa que ele está desenvolvendo o pensamento simbólico. Então, se ele costumava criar obras de arte aleatórias e nomeá-las apenas depois de terminá-las, agora ele poderá planejar o que deseja desenhar! Ele demonstrará ainda mais controle e detalhes ao manusear o giz de cera e irá adorar usar cores diferentes. Ele também começará a diferenciar imagens e palavras. Você verá isso quando ele desenhar um cachorro, por exemplo, e depois “escrever” seu nome embaixo.

Experimentando com letras e palavras

Agora, com prática, ele começará a experimentar diferentes letras e palavras, provavelmente as letras do próprio nome. Além disso, ele começará a entender que algumas palavras são maiores e contém mais símbolos (letras) do que outras. Então, é possível que você veja o seu pequeno simulando palavras de tamanhos diferentes.

No Catálogo do aplicativo Kinedu, você poderá ler mais sobre o assunto e encontrar milhares de atividades para estimular as habilidades de escrita do seu filho. Acesse Catálogo > Física > e navegue pelas inúmeras atividades e artigos disponíveis!

Artigos Relacionados

4 respostas

    1. Hi Dana! We’re very glad you enjoyed our article. Please share Kinedu with your friends so we can keep reaching more families out there =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.