X
X

Escrever e desenhar: O que meu filho consegue fazer em cada fase?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Ser capaz de escrever ou desenhar é uma grande conquista para o seu pequeno! Como todos os aspectos do desenvolvimento, essas habilidades são adquiridas em um processo gradual que envolve habilidades cada vez mais avançadas e complexas. Desde que seu bebê nasce, ele começa a trabalhar nos movimentos dos seus dedos e das suas mãos que, mais tarde, permitirão que ele segure um giz de cera e rabisque. A partir deste momento, há vários estágios pelos quais ele passará enquanto pratica sua escrita e desenho.

Rabiscando Aleatoriamente

A partir dos 16 meses, seu filho começará a rabiscar de forma aleatória. Ele perceberá que as linhas que ele vê no papel são criadas a partir dos movimentos dos seus braços. Nessa fase, ele conseguirá segurar o giz de cera com todo o punho e seus rabiscos serão produzidos com grandes movimentos do braço (originados do ombro).

Rabisco Controlado

À medida que ele desenvolve mais controle sobre os músculos das mãos e dos dedos, ele começará a fazer linhas e rabiscos mais controlados. Você poderá ver que ele repete as mesmas linhas (vertical, horizontal, diagonal, etc) várias vezes.

X
banner kinedu desenvolvimento

Linhas e padrões

Em seguida, seu filho dará um grande passo: entenderá que o que ele desenha pode ter um significado! Ele reconhecerá os componentes que compõem a escrita: linhas, curvas e padrões. Mesmo que ele não seja capaz de escrever letras reais, ele tentará imitar as suas formas. Ele pode “escrever” algo e depois lhe dizer o que isso significa.

Planejando o desenho

Mais tarde, seu pequeno irá desenvolver a capacidade cognitiva de manter imagens em sua mente, o que significa que ele está desenvolvendo o pensamento simbólico. Então, se ele costumava criar obras de arte aleatórias e nomeá-las apenas depois de terminá-las, agora ele poderá planejar o que deseja desenhar! Ele demonstrará ainda mais controle e detalhes ao manusear o giz de cera e irá adorar usar cores diferentes. Ele também começará a diferenciar imagens e palavras. Você verá isso quando ele desenhar um cachorro, por exemplo, e depois “escrever” seu nome embaixo.

Experimentando com letras e palavras

Agora, com prática, ele começará a experimentar diferentes letras e palavras, provavelmente as letras do próprio nome. Além disso, ele começará a entender que algumas palavras são maiores e contém mais símbolos (letras) do que outras. Então, é possível que você veja o seu pequeno simulando palavras de tamanhos diferentes.

No Catálogo do aplicativo Kinedu, você poderá ler mais sobre o assunto e encontrar milhares de atividades para estimular as habilidades de escrita do seu filho. Acesse Catálogo > Física > e navegue pelas inúmeras atividades e artigos disponíveis!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

4 comentários em “Escrever e desenhar: O que meu filho consegue fazer em cada fase?”

    1. Hi Dana! We’re very glad you enjoyed our article. Please share Kinedu with your friends so we can keep reaching more families out there =)

  1. Pingback: Como as habilidades de escrita podem influenciar o futuro do seu filho - Kinedu Blog

  2. Pingback: Escrever e desenhar: O que meu filho consegue fazer em cada fase? - PreviMae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *