Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como praticar exercícios de forma responsável?

A prática de exercícios físicos é fundamental para conservar a saúde física, mental e emocional. É como um combo de bem-estar! Os benefícios do exercício físico são muitos, mas é preciso garantir que o exercício seja de qualidade. Não se trata apenas de quantidade! Você pode fazer muito exercício, mas se não o fizer corretamente, não terá tantos benefícios. É melhor fazer um exercício bem feito do que muitos mal feitos! Além disso, se você exagerar e se esforçar demais, pode acabar se lesionando.

Durante a gravidez, é importante ter cuidado com os exercícios prolongados. O segredo está em fazer pequenas atividades constantes ao longo do dia, como passos de formiga. A Organização Mundial da Saúde (OMS) nos diz que é permitido fazer exercícios físicos durante a gravidez, desde que não haja contraindicações médicas específicas. Então, mãos à obra!

Recomenda-se realizar atividades físicas de baixo impacto, como caminhar em um ritmo tranquilo, nadar, fazer ioga pré-natal, ou pedalar em uma bicicleta ergométrica. Não é necessário bater recordes olímpicos; o importante é se manter ativa e em forma. A OMS também sugere que as futuras mamães pratiquem pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana. Mas não se preocupe, não é necessário fazer tudo de uma vez. Você pode dividir esses minutos em sessões de pelo menos 10 minutos. Um pouquinho a cada dia faz muita diferença!

X
banner kinedu prenatal pt

Uma última dica: ouça o seu corpo, ele é sua casa e seu melhor amigo. Se sentir dor, tonturas, falta de ar ou qualquer outro sintoma que te preocupe, pare e procure atendimento médico imediatamente. A segurança sempre vem em primeiro lugar!

Antes de começar a fazer atividade física, lembre-se de consultar o seu médico. Ele é o especialista, e poderá dizer se há algum risco ou contraindicação para você. É melhor prevenir do que remediar.

Portanto, exercite-se com responsabilidade! Seu corpo e seu bebê agradecerão. Aproveite esse brilho e energia durante a sua gravidez!

Artigos Relacionados