Ganho de peso saudável durante o segundo trimestre

Muitas mulheres se preocupam em engordar durante a gravidez, mas aumentar o peso de forma saudável não é apenas normal, mas também necessário e esperado. Em média, as mulheres engordam de 11 a 15 quilos quando engravidam, mas um pouco mais do que isso é normal se você estava acima ou abaixo do seu peso ideal antes de engravidar. Seja como for, ganhar alguns quilos é fundamental para fornecer ao bebê todos os nutrientes de que ele precisa e acumular as reservas de gordura necessárias para a amamentação.

Embora você já saiba que ganhar peso é normal, ver que a balança marcar números cada vez maiores pode fazer com que você se sinta insegura com relação ao seu corpo, especialmente durante o segundo trimestre, quando o ganho de peso começa a ficar mais evidente. Mas não se deixe abater pelo que a balança diz. Ao invés de se concentrar no peso que você está ganhando, concentre-se em manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, carboidratos complexos (como pão, arroz, macarrão e batatas) e proteínas (carne magra ou proteína proveniente de vegetais). Isso permitirá que você ganhe peso aos poucos.

Comer de forma saudável é muito importante para a sua saúde e a do seu bebê. A gravidez não é o momento de iniciar ou manter uma dieta muito exigente. Fazer dieta para perder ou evitar ganhar peso pode ser perigoso para você e para o bebê, por isso não elimine nenhum grupo alimentar e concentre-se em fazer refeições equilibradas cinco vezes ao dia (café da manhã, almoço, jantar e dois lanches). Concentre-se no conteúdo nutricional ao invés de contar as calorias de cada refeição. Um conselho muito bom é evitar alimentos processados com alto teor de gordura, açúcar e sódio. Também não esqueça de prestar atenção ao seu corpo. Se você ficar com fome, coma algo rico em nutrientes e tente substituir seus desejos por opções naturais e nutritivas, como um bolo de arroz com manteiga de amendoim e morangos. Mas tudo bem se permitir um desejo de vez em quando!

Não há fórmula mágica sobre como ganhar peso durante a gravidez. O ganho de peso dependerá do seu peso antes de engravidar e das necessidades do seu bebê. Seu médico irá ajudá-la a determinar quantos quilos você pode ganhar, mas aqui está um guia geral:

– Abaixo do peso ideal: é muito importante que você ganhe peso, especialmente durante o segundo e terceiro trimestres, que é quando o bebê cresce mais rápido. Aqueles quilos que você acumula impedem que seu bebê nasça prematuramente ou abaixo do peso médio, e diminuirá o risco de complicações durante o parto. – Excesso de peso: é importante que você não ganhe muito peso, porque isso pode causar diabetes gestacional e pressão alta, mas também não é hora de tentar emagrecer. – Peso ideal: é importante que você ganhe peso pouco a pouco durante o segundo e terceiro trimestres. Isso implica um consumo diário extra de 300 calorias durante o segundo trimestre e 500 calorias durante o terceiro. – Gravidez múltipla: Se você espera dois ou mais bebês, é de se esperar que você ganhe mais do que o peso médio.

Para onde vão esses quilos a mais?

Segundo a Clínica Mayo, esta é a distribuição média de peso extra: Bebê: 3 a 3,5 kg Aumento do peito: 1 a 1,5 kg Crescimento do útero: 1 kg Aumento no volume de sangue: 1,4 a 1,8 kg Aumento no volume de líquidos: 1,4 a 1,8 kg Placenta: 0,7 kg Líquido amniótico: 1 kg Acúmulo de gordura: 2,7 a 3,6 kg