A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que pode ser desenvolvido durante a gravidez, especialmente durante o terceiro trimestre. Na diabetes gestacional, o açúcar não é metabolizado corretamente pelo organismo, causando altos níveis de açúcar no sangue. Segundo o Center for Disease Control and Prevention, a diabetes gestacional tem uma prevalência de 9,2%, e pode afetar sua gravidez e a saúde do seu bebê. Não há nenhuma causa conhecida para o desenvolvimento da diabetes gestacional, mas sabe-se que ela está relacionada à resistência à insulina e pode envolver uma predisposição genética.

Como a diabetes gestacional pode afetar o seu bebê?

banner kinedu prenatal pt

Quando você tem diabetes gestacional, seu pâncreas trabalha mais do que o normal para produzir a insulina, mas isso não reduz os níveis de açúcar no sangue. A glicose extra na corrente sanguínea penetra na placenta e faz com que o seu bebê produza mais insulina. Então, a glicose extra no sangue do seu bebê se transforma em gordura e pode fazer com que ele desenvolva macrossomia (peso ao nascer maior do que a média). A macrossomia pode levar a problemas durante o parto, como danos no ombro e dificuldade para respirar.

Se você está grávida e tem diabetes gestacional, certifique-se de manter seus níveis de açúcar baixos durante o maior tempo possível. Esteja atenta ao que você come, faça exercícios regularmente e siga as instruções do seu médico. Controlar seus níveis de açúcar pode ajudar a evitar dificuldades durante a gravidez e a manter o seu bebê saudável. Se você tem diabetes gestacional, seus níveis de açúcar provavelmente voltarão ao normal após o parto. No entanto, certifique-se de cuidar dos sintomas o quanto antes para evitar a pré-eclâmpsia, que ocorre em 10% a 30% das mulheres com diabetes gestacional.

Lembre-se de comparecer a todas as consultas médicas, controlar sua diabetes e seguir todas as recomendações que seu médico lhe der para cuidar da sua saúde e da saúde do seu bebê.