Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grávida de gêmeos: 5 cuidados importantes durante a gestação

recém-nascidos múltiplos

A gestação é uma das fases mais importantes na vida de uma mulher. Envolve muitos sentimentos e uma mistura deles. Para quem está grávida de gêmeos, esse amor se duplica e as expectativas se tornam ainda maiores, bem como os cuidados necessários.

Para começar, desde a gestação, já existem algumas diferenças. Os bebês podem ser gêmeos univitelinos e apresentar um mesmo material genético, sendo então considerados idênticos, uma vez que vêm de um único óvulo. Já os gêmeos bivitelinos são frutos de uma gravidez em que dois óvulos diferentes foram fecundados.

Assim, os cuidados na gravidez devem ser redobrados e seguidos com cautela, para que tudo aconteça de maneira saudável e tranquila, tanto para a mamãe, quanto para os bebês.

Cuidados especiais para quem está grávida de gêmeos

Para informá-la melhor sobre o assunto, reunimos recomendações relevantes para quem está grávida de gêmeos. Confira!

Exames mais frequentes

A gestação de um bebê já exige uma série de cuidados e consultas médicas pelo menos uma vez ao mês. Para quem está grávida de gêmeos, é imprescindível que essas consultas sejam mais frequentes, garantindo um acompanhamento especializado mais próximo.

Cuidado com a pressão

A gravidez de gêmeos deixa a mãe mais propensa à elevação da pressão sanguínea. Assim, as mamães ficam mais suscetíveis a desenvolver condições para pré-eclâmpsia. Em uma gestação, a hipertensão tem seus principais fatores relacionados com os hormônios da placenta.

Já para a gestação de gêmeos, pode existir uma ou duas placentas, exigindo que esses cuidados sejam intensificados. Dessa forma, é fundamental um acompanhamento mais próximo e cuidados especiais.

X
banner kinedu prenatal pt

Atenção nas atividades físicas

As atividades físicas são muito importantes para todo mundo. No entanto, na gestação de gêmeos é preciso ter maior cautela, evitando atividades de muito impacto que possam prejudicar a gravidez.

Assim, é fundamental que a preferência seja por atividades mais tranquilas, que não ofereçam riscos à gestação, como caminhadas e hidroginástica. Porém, caso tenha algum tipo de reação, como cólicas e sangramentos, o repouso se torna prioridade para garantir a saúde de todos.

Alimentação equilibrada

Manter uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para quem está grávida de gêmeos. Assim, é importante considerar que o mais importante não é comer muito, mas comer bem, para que todos os nutrientes sejam consumidos e beneficiem a mamãe e os bebês.

Para que a placenta possa se desenvolver de maneira adequada e exerça suas funções corretamente, é importante um aporte de calorias qualificado para a proteção e nutrição do bebê. Esse quantitativo depende muito das características clínicas, físicas e metabólicas de cada mulher.

Assim, é importante que as refeições sejam realizadas no intervalo de duas ou três horas, para evitar também sintomas como azia, enjoos, refluxo, etc. Além disso, ter o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo é fundamental para obter uma alimentação saudável e adequada às necessidades únicas da mãe e dos bebês.

Descanso

A gestação de um bebê só já é caracterizada por sonolências e fadigas. No caso de dois bebês, esses sintomas podem ser redobrados. Dessa forma, a orientação é que esse descanso seja proporcional, e que a rotina seja simplificada, especialmente no final da gravidez, para evitar um parto prematuro, já muito comum na gravidez de gêmeos.

Como é possível observar, não são somente os bebês que foram duplicados; os cuidados também se tornam mais intensos na gestação de gêmeos. Assim, é imprescindível que o acompanhamento médico seja levado a sério e que todas as recomendações sejam seguidas para ter uma gravidez tranquila e saudável.

Gostou do post e quer se aprofundar no tema? Então, saiba mais sobre a relação entre exercícios e pressão arterial.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.