Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são os sintomas de pré-eclâmpsia?

Pré-eclâmpsia é uma complicação séria da gravidez caracterizada por pressão alta. Você sabia que cerca de 5% das gestantes sofrem com ela? A pré-eclâmpsia costuma aparecer por volta da 37ª semana, mas também pode surgir durante ou após o parto.

Embora os sintomas nem sempre sejam muito perceptíveis, é uma complicação que pode ser perigosa tanto para você quanto para o seu bebê. E quanto mais cedo ela se manifestar, maior será o risco para ambos.

Mas por que a pré-eclâmpsia é tão perigosa? Quando você a tem, seus vasos sanguíneos entram em um modo de “contração total”, a pressão sanguínea aumenta e o fluxo sanguíneo para seus órgãos diminui. Isso pode afetar seriamente órgãos importantes como o cérebro e o fígado. E como se isso não bastasse, o fluxo sanguíneo para o útero, onde está o seu bebê, também é afetado. Se a pré-eclâmpsia for grave, o seu pequeno pode precisar vir ao mundo mais cedo do que o esperado, pois essa complicação pode causar problemas em vários órgãos do corpinho dele.

X
banner kinedu prenatal pt

E quais são os sintomas? Inchaço! Durante a gravidez, é normal que seus pés aumentem de tamanho. Mas se você perceber inchaços sem motivos aparentes, ou excessivos, pode ser um sinal de pré-eclâmpsia. Os locais mais comuns para inchaço são ao redor dos olhos, rosto ou pés. Às vezes, o inchaço vem acompanhado de outros sintomas indesejados, como dores de cabeça, náuseas, alterações na visão ou dor na parte superior do abdômen. No entanto, nem todas as gestantes apresentam esses sintomas, ou eles podem ser confundidos com desconfortos normais da gravidez. Portanto, para tirar qualquer dúvida, é importante que seu médico faça um acompanhamento durante cada visita pré-natal.

Quais são os fatores de risco? Alguns fatores que podem aumentar as chances de desenvolver pré-eclâmpsia incluem ter histórico familiar de pré-eclâmpsia, ser mãe de primeira viagem, ter mais de 35 anos, estar obesa, ter tido gestações múltiplas e ter certas condições médicas pré-existentes, como hipertensão crônica ou diabetes.

Lembre-se, seu médico é seu melhor aliado. Portanto, se em algum momento você sentir que algo não está certo e suspeitar que possa ter pré-eclâmpsia, não hesite em agendar uma consulta imediatamente.

Artigos Relacionados