Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Habilidades matemáticas: 12 a 24 meses

menino empilhando copos

Pontos chave:

  1. Os primeiros conceitos matemáticos das crianças desenvolvem-se através das suas rotinas, experiências e interações com o ambiente e os cuidadores.
  2. O senso numérico das crianças desenvolve-se por etapas, começando pela compreensão de que os números representam uma determinada quantidade e, depois, progredindo para a contagem de objetos e palavras.
  3. Os pais podem apoiar o desenvolvimento matemático dos seus filhos com jogos de sequenciação e reconhecimento de padrões, utilizando linguagem numérica nas atividades do dia a dia e contando objetos e brinquedos em conjunto.
  4. O desenvolvimento de competências matemáticas básicas traz benefícios a longo prazo para as futuras competências acadêmicas e de resolução de problemas.

Como dissemos na primeira parte deste artigo, mesmo que seu filho tenha nascido com um entendimento matemático básico, você e o ambiente dele têm um papel muito importante para desempenhar, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades matemáticas.

Esses conceitos são desenvolvidos por meio das rotinas, experiências e interações que você tem com o seu filho todos os dias. Conhecer estes primeiros conceitos matemáticos ajudará você a colocar intenção nas suas ações ao apoiá-lo e também afetará as futuras habilidades acadêmicas dele. Você estará assegurando que o seu filho esteja pronto para a escolinha!

Perto do segundo aniversário dele, você poderá perceber novos comportamentos. Ele provavelmente será capaz de resolver quebra-cabeças simples e seu senso numérico já estará se desenvolvendo. O que isso significa? Nessa fase, ele compreenderá que os números representam uma certa quantidade.

X
banner kinedu desenvolvimento

O senso numérico também se desenvolve em estágios. No começo, seu filho irá prestar atenção quando você contar em voz alta. Ao fazer isso, você o ajudará a observar a relação entre os objetos que você está contando e o número que define essa quantia.

Depois de começar a relacionar o conceito de quantidade a objetos, seu filho terá desenvolvido habilidades linguísticas suficientes para falar algumas palavras. Ele irá começar a usar conceitos como “alguns” e “mais”. Você já testemunhou isso? Agora, se ele quiser mais comida, não irá chorar, mas sim pedir “Mais!”.

Um pouco mais tarde, vocês poderão começar a contar juntos! Você não fará mais isso sozinha, pois seu filho irá se juntar à diversão! Ele ainda precisará do seu apoio, então, contem todos os dias. Ao fazer isso, você o ajudará a adquirir a habilidade de contar, enquanto estimula sua independência. Um dia, ele será capaz de fazer isso sozinho!

Contar é um marco muito importante! Isso demonstra que o seu filho já tem um entendimento numérico e significa que ele já começou a desenvolver a habilidade de resolução de problemas. Dependendo do ambiente, seu filho irá trabalhar diferentes formas de pensar. Está vendo? Ele usa mais a matemática do que você imaginava!

Como ajudar o seu filho durante este estágio?

  • Façam brincadeiras com sequências e reconhecimento de padrões, como bater palmas e repetir o mesmo ritmo.
  • Você também pode cantar algumas músicas para trabalhar a memória sequencial e a atenção. Se usarem músicas que mencionem os números, melhor ainda!
  • Use a linguagem numérica para contar os dedos dos pés e das mãos ou até quantos beijos vocês dão durante o dia!
  • Durante a refeição, vocês podem contar a comida juntos. Por exemplo, “Você tem um biscoito e duas fatias de queijo”.
  • Incorpore os números nas brincadeiras. Se vocês estiverem brincando com blocos, carrinhos ou peças de LEGO, contem o máximo possível.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.