Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Habilidades matemáticas: 0 a 12 meses

bebê presente

Pontos chave:
1. Os bebês começam a desenvolver habilidades matemáticas desde o nascimento, reconhecendo quantidades e padrões.
2. Conceitos matemáticos básicos, como “mais” e “suficiente”, começam a fazer sentido por volta dos 11 meses.
3. Os bebês entendem e antecipam padrões e sequências nas tarefas diárias da rotina.
4. As bases para a geometria são estabelecidas quando eles aprendem a classificar, ordenar e encaixar objetos em recipientes.

Desde o primeiro dia, seu bebê começou a interagir com seu ambiente. Ao fazer isso, ele usará conceitos da matemática para entender o mundo ao seu redor. A matemática pode parecer muito complicada para o seu filho, mas é justamente o contrário: ele é um matemático natural, e suas habilidades matemáticas começarão a se desenvolver durante o primeiro ano de vida. Como? Desde que ele nasceu, seu bebê entende os conceitos matemáticos. Vamos lhe mostrar quais.

Quantidades

Seu bebê reconhece quantidades. Por exemplo, quando ele chora porque quer mais comida ou porque quer passar mais tempo com você. Isso acontece nos primeiros meses. Mais tarde, quando tiver cerca de 11 meses de idade, ele aprenderá os significados de “mais” e “suficiente”, que são dois dos primeiros conceitos que as crianças desenvolvem.

Padrões

Outra maneira pela qual seu filho usa habilidades matemáticas desde cedo é por meio de padrões. Ele realiza experimento com os padrões e as rotinas todos os dias, o que lhe permite se tornar um pensador lógico que analisa como seu ambiente funciona de maneira previsível. Você já reparou que, quando você faz algo, seu bebê começa a reconhecer e antecipar o que vem a seguir? Talvez você apenas o tenha colocado onde costuma colocá-lo enquanto prepara o banho e perceba que ele já sabe o que virá a seguir. Ele começará a reconhecer e antecipar padrões de atividades sequenciais que demonstrem como você cuida dele diariamente.

X
banner kinedu desenvolvimento

Sequenciamento

Depois de reconhecer padrões, seu bebê também começará a entender as sequências: a ordem específica dos objetos ou dos eventos relacionados entre si. Quando seu filho começa a reconhecer sequências, ele desenvolve um senso de ordem, lógica e raciocínio. Ele vê a sequência de atividades em seu dia e é capaz de prever o que pode acontecer a seguir. Quando tiver um ano de idade, seu filho se envolverá mais em atividades que seguem certas etapas, como andar, tomar café da manhã, lavar a louça e escovar os dentes. Cada uma dessas atividades representa uma sequência de eventos para o seu bebê.

Organizar e classificar

Seu filho se tornará ciente das semelhanças e diferenças entre os objetos. Isso permitirá que ele os organize e classifique, duas ações e conceitos matemáticos que geralmente são aprendidos quando as crianças estão perto de completar um ano. A compreensão desses conceitos virá acompanhada pelas primeiras tentativas de encaixar objetos em recipientes de vários tamanhos, as quais construirão a base para o aprendizado de geometria.

Como você pode ajudar o seu filho?

Depois de saber que o seu bebê está em contato com os conceitos matemáticos, você pode ajudá-lo a desenvolvê-los intencionalmente, e não apenas de forma espontânea. Confira algumas atividades que você pode fazer em casa!

  • De 1 a 4 meses: você pode ler livros que incorporem conceitos matemáticos; você provavelmente já tem alguns desses em casa. Mesmo que possa parecer que o seu filho não esteja entendendo muita coisa, ele está absorvendo habilidades matemáticas e linguísticas! Além disso, se você incorporar essa leitura na rotina do seu bebê, ela pode ser ainda mais benéfica. Você também pode brincar de pular com o seu filho enquanto o seu parceiro bate palmas. Uma palma por pulo ajudará o seu filho a desenvolver a noção de um a um, que está relacionada à sua futura consciência numérica.
  • De 4 a 8 meses: você pode usar materiais com diferentes texturas. Esfregue-os nas pernas e braços do seu bebê e fale sobre a sensação deles na pele. Você também pode encher garrafas de água vazias com talco, bolas de algodão, clipes de papel, etc. Feche a tampa e deixe seu filho explorar seu novo brinquedo e começar a experimentar seu som e peso. Isso irá despertar sua curiosidade e ele vai querer fazer muitas experiências! Você também pode brincar de esconde-esconde, escondendo e revelando o seu rosto, e usar conceitos matemáticos com frases como “Eu tenho dois olhos, duas orelhas, um nariz”.
  • De 8 a 12 meses: você pode amarrar dois lenços coloridos e inseri-los em um tubo de papel toalha, deixando uma ponta para fora. Quando seu filho estiver segurando o tubo, deixe-o puxar os lenços. Isso terá impacto em suas habilidades matemáticas, habilidades de resolução de problemas e raciocínio de causa e efeito. Você também pode colocar caixas no chão para que o seu bebê engatinhe entre elas, e até descrever o que ele está fazendo. Assim, você também irá expô-lo à linguagem!

Durante o dia, seu bebê terá muitas oportunidades para descobrir conceitos matemáticos brincando e ouvindo novas palavras matemáticas. A matemática está em todo lugar! Quanto mais você se envolver com o seu filho em brincadeiras e conversas com conceitos matemáticos, mais chances ele terá de desenvolver a base necessária para aprender matemática no futuro.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.