Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Habilidades matemáticas: 24 a 36 meses

criança de 2 anos com habilidades matemáticas

Pontos chave:

  1. As crianças desenvolvem consciência numérica ao reconhecer os números, compreender como funciona a contagem e aprender a correspondência um a um.
  2. Classificar objetos é uma parte importante do desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas, pois ajuda as crianças a identificar e descrever relações entre objetos.
  3. As crianças nesta fase conseguem identificar quando existe um objeto ou mais do que um, mas podem ainda não ser capazes de identificar quantos objetos existem quando existe mais do que um.
  4. Os pais podem apoiar o desenvolvimento matemático dos seus filhos participando de atividades que envolvam gincanas, classificação de objetos e reforço da correspondência um a um durante a contagem.

As habilidades matemáticas do seu filho continuam se desenvolvendo e, à medida que ele cresce, também passa a trabalhar conceitos mais complexos. Já falamos sobre a base sólida que você o ajudou a construir quando ele era bebê, e como você o apoiou quando ele começou a adquirir habilidades numéricas, como aprender a contar. Agora vamos explicar o que está por vir.

Consciência numérica

Durante esta fase, as habilidades matemáticas do seu filho estão se desenvolvendo ainda mais. Com a sua ajuda, ele começará a trilhar seu caminho em direção à aquisição da consciência numérica. O que é isso? A consciência matemática e numérica se refere à habilidade do seu filho para reconhecer os números. Agora, ele será capaz de identificar que o número “2” está relacionado com a palavra “dois”. Ele também poderá entender como funciona a ação de contar, e compreenderá o conceito de correspondência um a um.

Isso significa que ele contará um objeto mencionando um número – mesmo que não seja o correto, ele agora vai saber que o objeto corresponde a um conceito. É importante que seu filho possa tocar os objetos enquanto os conta, de modo que cada objeto represente um número. As crianças aprendem habilidades matemáticas com as brincadeiras e com o uso de exemplos concretos, como blocos, brinquedos ou outros itens domésticos.

Todo esse tempo, seu filho provavelmente tem identificado padrões em suas rotinas, mas agora ele poderá transferir esse conhecimento para algumas habilidades novas e mais complexas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Classificar

A consciência matemática e numérica é a base para aprender conceitos matemáticos mais complexos. Neste ponto, seu filho poderá começar a desenvolver alguns desses conceitos ao participar de brincadeiras que envolvam organizar e classificar.

Você perceberá que o seu filho irá começar a juntar coisas semelhantes. Isso pode ser o resultado de dois tipos de pensamento. Um deles é que o seu filho agora consegue perceber as diferenças entre dois ou mais objetos. Ele desenvolveu curiosidade e pensamento abstrato suficientes para reconhecer o que o objeto faz ou como ele é usado.

O outro tipo de pensamento está relacionado à imitação. Ao ver você classificando objetos, ele seguirá o seu exemplo. A classificação de objetos é uma parte importante do desenvolvimento das primeiras habilidades matemáticas, pois ajudará o seu filho a identificar e descrever as relações entre os objetos. Enquanto brinca, ele também está trabalhando suas habilidades matemáticas, como a compreensão da correspondência um a um.

Quantidades

Seu filho nasceu com uma habilidade natural para reconhecer a existência de quantidades. Mas agora ele irá desenvolvê-la ainda mais. Durante esse estágio, ele conseguirá identificar quando há um ou mais objetos. Ele também compreenderá que há mais de um objeto, sabendo que há vários objetos, mas ainda não será capaz de identificar quantos são.

Contar

Ao tentar estabelecer quantidades, seu filho poderá contar até três ou talvez um pouco mais, cometendo alguns erros em relação à ordem dos números. Isso acontece porque ele entende que pode atribuir apenas um número a cada objeto; no entanto, ele ainda não entende que o número atribuído se refere a uma quantidade e, portanto, começa a atribuir números aleatórios às coisas.

Como você pode ajudar o seu filho nessa fase?

  • Façam uma caça ao tesouro. Vocês podem ir ao parque e coletar folhas do chão. Depois que tiverem coletado folhas suficientes, comecem a classificá-las de acordo com os critérios que vocês escolherem. Pode ser por cores, formas, tamanhos, etc. Seu filho irá precisar de ajuda para realizar esta atividade. Será uma boa oportunidade para passar um tempo de qualidade juntos e aproveitar o ar fresco.
  • Classifique as coisas usando palavras para explicar o seu raciocínio ao classificá-las. Isso é algo que você também pode fazer enquanto arruma a casa. Por exemplo, você pode fazer isso enquanto dobra as roupas ou separa as brancas das coloridas. Essa pode ser uma ótima oportunidade para pedir ajuda para o seu filho! Com isso, você também estará estimulando a empatia, a independência, o autocuidado, a coordenação motora fina e a imitação. Esta é uma atividade muito útil!
  • Ajude o seu filho quando ele estiver contando; se você perceber que ele está contando as coisas usando a correspondência um a um, incentive-o a usar o sentido do tato. Isso reforçará que, quando ele pegar um objeto, deverá dizer um número.
  • Na maioria dessas atividades, seu filho estará trabalhando a compreensão das relações numéricas e a função dos números na contagem. Aprender isso pode levá-lo a reconhecer padrões em materiais e objetos ao seu redor no futuro. O mais importante é que essa maneira divertida de aprender trará muitas oportunidades para passar um tempo de qualidade com o seu pequeno!

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.