X
X
criança aprendendo números

Habilidades matemáticas: 36 a 48 meses

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Neste ponto, seu filho já desenvolveu muitas habilidades matemáticas básicas! Ele passou de simplesmente reconhecer e antecipar rotinas, para entender que, quando conta, ele deve relacionar um objeto a um número. Chegou a hora de reforçar essas habilidades o máximo possível (e se divertir ao mesmo tempo)!

Você perceberá que o seu filho usa o cérebro dele para brincar com os conceitos das partes e do todo, e que usa suas habilidades para identificar conceitos matemáticos no dia a dia. Agora é o momento de reforçar sua habilidade para contar.

O pensamento matemático é uma habilidade importante que será necessária para o seu filho na escola e na vida cotidiana. É também uma forma de aprender habilidades numéricas e resolver problemas no futuro. Por quê? Porque a capacidade para localizar padrões e o desenvolvimento de pensamento lógico terão um impacto direto na flexibilidade cognitiva e nas habilidades de resolução de problemas do seu filho.

X
banner kinedu desenvolvimento

Vamos contar um pouco mais sobre os conceitos que o seu filho irá aprender durante essa fase:

  • Ele irá começar a classificar usando mais informações. A esta altura, ele provavelmente saberá o nome das formas e das cores. Isso o ajudará a classificar os objetos em diferentes categorias de uma forma mais sofisticada.
  • Ele poderá brincar de formar pares. Seu filho conseguirá não só reconhecer as diferenças entre os objetos, mas também suas semelhanças. Ele será capaz de entender como formar pares com as coisas.
  • Ele fará coleções. Seu filho poderá começar a colecionar pedras, folhas ou o que achar interessante. Ele irá contá-los e dizer a você quantos ele tem.

Como ajudar o seu filho nessa fase?

  • Façam um passeio. Seu filho poderá começar a usar suas habilidades em todo lugar! Ele poderá contar as pétalas de uma flor ou os insetos que vê no chão.
  • Use rimas matemáticas ou criem sua própria música com números. Dessa forma, você poderá ajudar o seu filho a aprender a ordem correta dos números enquanto se diverte e pratica habilidades linguísticas.

Uma das melhores formas de aprender novos conceitos é relacioná-los com as experiências do dia a dia. Isso manterá o seu filho interessado, enquanto o ajuda a guardar as informações em um lugar que ele poderá acessar com mais facilidade no futuro. Fazer conexões com conceitos pré-existentes ou emoções o ajudará a alcançar um aprendizado significativo. Portanto, faça com que a matemática seja divertida e familiar! Isso irá aumentar o desejo de aprender do seu filho e o manterá curioso!

Para mais informações, confira estes artigos:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *