Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bebês com lábio leporino

bebê com lábio leporino

Saiba como são diagnosticados os bebês com lábio leporino, quais problemas essa condição pode ocasionar e quais são os tratamentos. 

Uma das deformidades mais comuns em recém-nascidos é a fissura labial, também conhecida como lábio leporino. Estima-se que cerca de um em cada 700 bebês no mundo nasce com essa anomalia física, que muitas vezes vem acompanhada de fenda palatina. Ambos aspectos costumam gerar frustração e preocupação nos pais, por desconhecerem as causas e possíveis consequências.

De fato, embora o lábio leporino não seja um defeito extremamente grave, é preciso ter muito cuidado e fornecer ao bebê atenção médica especializada em tratamento desses tipos casos. Isso é necessário devido aos tratamentos posteriores que serão decididos após um diagnóstico preciso que o pediatra ou especialista fará ao realizar uma avaliação detalhada, tanto na fase de gestação quanto no pós-parto, de acordo com as características do problema da criança.

Continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre as características que devem ser observadas em bebês com lábio leporino.

O que é o lábio leporino?

O lábio leporino se manifesta quando os pequenos nascem com uma fenda na parte superior do lábio. Essa abertura pode ser de dois tipos: unilateral (de um lado do lábio, com a abertura em direção a uma das narinas) ou bilateral (que se estende por duas vias, passando independentemente por cada narina, deixando um remanescente do lábio no centro, exatamente na base do meio do nariz).

Baixe GRÁTIS o app Kinedu e acesse atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê!

Este problema costuma ser categorizado como congênito ou hereditário – embora seja uma variável que ainda está em fase de pesquisa científica -, por isso aparece nas primeiras semanas de formação, durante o desenvolvimento facial do feto no útero da mãe. Quando esse processo de formação facial não é concluído naturalmente, o bebê nasce com lábio leporino.

Além do lábio leporino, é comum que as crianças também tenham fenda palatina, outro defeito que causa uma fenda pronunciada no palato, deixando um orifício entre o nariz e a boca que pode trazer outras consequências.

Quais são as causas do lábio leporino?

A formação normal do lábio superior e do palato de um bebê se desenvolve pela união dos ossos e pele de ambas as partes. Quando essa formação é interrompida ou ocorre de maneira defeituosa no feto, pode gerar lábio leporino.

Os três elementos do organismo que participam ou pressagiam essa formação são a parte superior da mandíbula, a boca e o nariz. No processo normal de desenvolvimento, todos eles devem se unificar e formar o palato e o lábio superior.

X
banner kinedu saúde

No entanto, não há total certeza sobre o que causa a formação do lábio leporino em um bebê, embora especialistas mencionem alguns fatores de risco que podem influenciar, entre eles diabetes e o estilo de vida da mãe durante a gravidez.

O consumo de álcool, drogas e tabaco, bem como uma série de medicamentos específicos, são prejudiciais para o desenvolvimento do feto, especialmente se a mãe os usa com frequência e durante as primeiras semanas de gestação.

Como os bebês com fissura labial são diagnosticados?

Os primeiros indícios de diagnóstico do lábio leporino em bebês podem ser identificados por um exame de ultrassom a partir de 20 semanas de gestação.

No entanto, embora seja possível saber com certeza que o bebê nascerá com fissura labial, é necessária e indispensável uma avaliação médica profissional de uma equipe de especialistas no estágio pós-parto, após a mãe ter dado à luz.

Consequências do lábio leporino

Bebês e crianças com lábio leporino apresentam problemas na formação de sua dentição, o que dificultará ao bebê falar ou realizar qualquer tipo de comunicação oral. Além disso, também causa dificuldades para ingerir alimentos devido à fenda no lábio e, em alguns casos, no palato.

Também é comum que desenvolvam doenças infecciosas do ouvido médio, como otite crônica e, nos casos mais graves, possível perda de audição em diferentes níveis. Por isso, é recomendável acompanhar constantemente o estado de saúde dos bebês com lábios leporinos.

Tratamento de lábio leporino em bebês e crianças

Uma das perguntas mais importantes para os pais é: Como tratar o lábio leporino? A resposta envolve a realização de uma cirurgia estética para corrigir a fenda labial, melhorando, com o tempo, a aparência física.

Esse procedimento é realizado com anestesia geral e é recomendado que seja feito entre os primeiros 3 a 6 meses de vida do bebê. Além disso, médicos especialistas também realizam uma operação para corrigir a deformidade do palato entre os 9 e 12 meses, o que promove uma melhor respiração, fala e audição, embora seja necessário realizá-la apenas em casos de lábio leporino com fenda palatina. Futuramente, a partir dos 3 e até os 5 anos, talvez seja preciso realizar outra série de intervenções cirúrgicas para melhorar a aparência física, moldando esteticamente o lábio superior afetado pela deformidade.

Outras recomendações importantes

Para casos de bebês com lábio leporino, é recomendável que os pais mantenham o pequeno sob acompanhamento médico especializado, já que, na maioria das vezes, são necessários tratamentos diversos; por exemplo, um otorrinolaringologista para tratar problemas nasais e de ouvido; um ortodontista para corrigir os problemas na dentição; um médico cirurgião para as possíveis intervenções cirúrgicas para melhorar a estética da criança.

Além de todos os elementos de saúde e estética, existe um fator muito importante, que muitas vezes não é tratado com atenção e cuidado: o apoio emocional, já que é completamente normal que muitas crianças apresentem problemas de autoestima por se sentirem diferentes devido a essa deformidade.

Agora que você já sabe o que é o lábio leporino, suas causas, consequências e tratamento, aproveite para baixar o app Kinedu e participar de aulas ao vivo, onde você poderá tirar todas as suas dúvidas com especialistas em desenvolvimento infantil!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.