X
X

Marcos da linguagem: falando no plural

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Quando o plural de um substantivo é usado, indicamos que estamos falando de mais de uma pessoa ou objeto. Na maioria das vezes, a forma plural dos substantivos é formada pela adição de um “s” no final. Este é o plural regular. Muitas crianças dominam essa regra entre 27 e 36 meses de idade. Quando começam a usar plurais, muitas crianças os usam em palavras que utilizam com frequência. Com o passar do tempo, elas extrapolam a regra para outros substantivos. Isso pode levar ao uso incorreto do plural, como quando dizem “mamãos” ao invés de “mamões”.

X
banner kinedu desenvolvimento

Durante muito tempo, alguns pesquisadores se interessaram em entender como as crianças extrapolam as regras gramaticais para novas palavras. Em 1958, o psicólogo Jean Berko Gleason desenvolveu o famoso “Teste Wug”. Nele, um desenho de um pássaro na forma de uma chama foi mostrado para crianças, e foi dito a elas que aquele era um “wug”. Depois, mostraram outro “wug” e disseram: “Aqui tem outro. Agora são dois deles. São dois ___”. As crianças, como você e eu, responderam “wugs”. Este estudo mostrou claramente que as crianças não memorizam palavras plurais, mas aprendem e usam regras gramaticais. Elas não poderiam ter memorizado a palavra “wugs” porque ela não existe e eles nunca a tinham ouvido antes.

Pratiquem em casa e ajude o seu filho a aprender a usar a forma plural dos substantivos! Comece com frases de duas palavras. Mostre algo como uma maçã e diga “uma maçã”. Em seguida, mostre outra maçã e diga “duas maçãs”. Repita isso algumas vezes e, depois, deixe-o tentar. Faça o mesmo com outros objetos, enfatizando o som /s/ no final das palavras, para que ele possa ouvi-lo claramente. Você também pode apontar os plurais que aparecem nas histórias que vocês leem. Pergunte a ele “o que é isso?”, e veja se ele usa o plural da palavra. Se ele não fizer isso, basta dizê-lo e explicar por que é preciso usar o plural.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Marcos da linguagem: falando no plural”

  1. Pingback: Habilidades linguísticas: Gramática - Kinedu Blog

  2. Pingback: Erros gramaticais que o seu filho provavelmente irá cometer - Kinedu Blog

Comentários encerrados.