Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Marcos da linguagem: falando no plural

Quando o plural de um substantivo é usado, indicamos que estamos falando de mais de uma pessoa ou objeto. Na maioria das vezes, a forma plural dos substantivos é formada pela adição de um “s” no final. Este é o plural regular. Muitas crianças dominam essa regra entre 27 e 36 meses de idade. Quando começam a usar plurais, muitas crianças os usam em palavras que utilizam com frequência. Com o passar do tempo, elas extrapolam a regra para outros substantivos. Isso pode levar ao uso incorreto do plural, como quando dizem “mamãos” ao invés de “mamões”.

X
banner kinedu desenvolvimento

Durante muito tempo, alguns pesquisadores se interessaram em entender como as crianças extrapolam as regras gramaticais para novas palavras. Em 1958, o psicólogo Jean Berko Gleason desenvolveu o famoso “Teste Wug”. Nele, um desenho de um pássaro na forma de uma chama foi mostrado para crianças, e foi dito a elas que aquele era um “wug”. Depois, mostraram outro “wug” e disseram: “Aqui tem outro. Agora são dois deles. São dois ___”. As crianças, como você e eu, responderam “wugs”. Este estudo mostrou claramente que as crianças não memorizam palavras plurais, mas aprendem e usam regras gramaticais. Elas não poderiam ter memorizado a palavra “wugs” porque ela não existe e eles nunca a tinham ouvido antes.

Pratiquem em casa e ajude o seu filho a aprender a usar a forma plural dos substantivos! Comece com frases de duas palavras. Mostre algo como uma maçã e diga “uma maçã”. Em seguida, mostre outra maçã e diga “duas maçãs”. Repita isso algumas vezes e, depois, deixe-o tentar. Faça o mesmo com outros objetos, enfatizando o som /s/ no final das palavras, para que ele possa ouvi-lo claramente. Você também pode apontar os plurais que aparecem nas histórias que vocês leem. Pergunte a ele “o que é isso?”, e veja se ele usa o plural da palavra. Se ele não fizer isso, basta dizê-lo e explicar por que é preciso usar o plural.

Artigos Relacionados