Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê já consegue ficar de pé sozinho!

ficar-de-pe-sozinho

Certamente, quando seu bebê tentou se levantar pela primeira vez, você estava lá para ajudá-lo e apoiá-lo um pouco. A cada tentativa, ele ganhou mais força muscular e coordenação. Agora que os meses se passaram, ele provavelmente está tentando ficar de pé sozinho, sem a sua ajuda, talvez cambaleando um pouco no começo, mas se esforçando muito mais.

Depois de praticar muitas vezes apoiando-se nos móveis ou segurando as suas mãos, seu bebê reforçou o equilíbrio para ficar em pé sozinho. No entanto, às vezes – e apesar do fato de o seu filho já ter a força necessária nas pernas para sustentar o próprio corpo -, ele pode preferir que você lhe dê seu apoio para se sentir mais seguro e protegido. Isso é totalmente normal. Talvez ele só precise de um pouco mais de autoconfiança. Portanto, para incentivar seu bebê, você pode fazer o seguinte exercício, e repeti-lo várias vezes:

X
banner kinedu desenvolvimento
  1. Sente-se de pernas cruzadas, e coloque seu bebê sentado sobre os seus joelhos, com os pés no chão.
  2. Depois, coloque as mãos em volta dos quadris dele e ajude-o a ficar de pé.
  3. Observe se ele tem equilíbrio suficiente para que você o solte por alguns segundos.

Sentar-se dessa maneira garante que você esteja perto do seu bebê caso ele caia. No entanto, lembre-se de que quedas farão parte do processo de aprendizagem; portanto, não se preocupe se isso acontecer com frequência. Sempre incentive seu bebê a tentar novamente.

Para tornar esses exercícios de ficar de pé mais divertidos, você pode organizar um encontro de brincadeiras com outras crianças! Os pequenos aprendem por imitação e, dessa maneira, seu bebê poderá observar e copiar as habilidades de seus amiguinhos.

Geralmente, os bebês conseguem desenvolver essa habilidade quando têm entre 7 e 12 meses, ou seja, são necessários vários meses para consolidá-la. Recomendamos que você seja paciente e transmita a segurança de que seu bebê precisa para ajudá-lo a alcançar esse marco do desenvolvimento. Pode levar tempo para ele conseguir ficar em pé sem cambalear ou cair. Não se preocupe, o aprendizado de cada criança é diferente e único. O mais importante é estar presente para comemorar essa conquista quando ela acontecer!

Artigos Relacionados

21 respostas

  1. Nossa! parece ate que vocês estão vendo minha bebe! rsss!!! (assustador) muito obg pelo conteúdo! é sempre muito bom e de grande proveito… minha bebe esta com 1 ano e agora que ela esta ficando de pé! só fico triste por que não posso passar mais tempo com ela p ajuda la nessa parte!mais agradeço muito a vocês por ajudarem nessa parte!

    1. Olá!
      Nossa equipe fica muito feliz de poder ajudar em um momento tão único quanto esse que sua filha e você estão vivendo 💕🌷 Esperamos que possamos ajudar sempre mais!

    2. Boa tarde! Cada vez que recebo de vocês essas informações vejo como minha bebê Lívia está se desenvolvendo muito bem. Realmente é como se estivessem falando diretamente dela. Obrigada pela ajuda e por trazer para nós mães tanta informação importante.

      1. Olá, Rosicléia!
        Ficamos felizes de saber que estamos ajudando e participando no crescimento da Lívia 💕✨ Esperamos poder continuar fazendo parte disso!

    1. Olá, Viviane!
      Que bom saber que vocês estão gostando, esperamos que vocês continuem se divertindo e aprendendo com a gente 💖✨

  2. Show de bola, segue realmente como o bebê está, meu filho está sempre na fase que vocês falam, parabéns

    1. Olá, Duarte!
      Agradecemos e ficamos muito felizes com seu comentário! Esperamos que seu bebê continue se desenvolvendo com muita diversão 😊💙

  3. Amei, meu filho está com 11 meses mas ainda não fica em pé sozinho, nem tenta ficar,vou começa a fazer exercícios com ele pra estimular, obrigada!

    1. Olá, Ana Paula!
      Que legal! 💕✨ Temos certeza que com os exercícios e com o estímulo certo em breve seu bebê ficará de pé sozinho 🙂

  4. Tenho apreciado os artigos que tenho lido. São muito pedagógicos. E também quando são lidos na altura certa, são muito tranquilizadores! Porque determinadas balizas são importantes respeitar. Tenho ignorado alguns reparos ” aí ele ainda não aquilo ou não aqueloutro”. Porque nem tenho inveja de nada que o Martim não faça, porque está muito adiantado na linguagem, com 11 meses já tem 9 peças dentárias – 4 em crescimento total e outros 4 ainda em metade do seu desenvolvimento e um a querer romper; na interação com os outros portanto os sistemas biológicos têm de amadurecer, para a sua total utilização.

    1. Olá, Cristiana!
      Que bom que nossos artigos te ajudam! E realmente, é importante entender que cada bebê se desenvolve em seu ritmo. 💕✨

  5. Minhe bb tem 7m + 2s. Engatinha, senta-se sem ajuda ou apoios e se põe em pé de forma independente, mas tem dificuldade para sentar-se novamente, tem algum conteúdo que possa me ajudar nesse sentido? Obrigade!

    1. Olá, Kaju!

      Você pode colocar seu bebê na frente de um degrau para que ele possa ver onde se sentará. Em seguida, com cuidado, ajude-o a se virar e sentar no degrau. Experimente algumas vezes, e deixe que ele fique nessa posição por um tempo! Isso o ajudará a aprender a sentar-se novamente e melhorará a coordenação motora do seu bebê. 😉💖

  6. A e bom ler esses textos pra nos tranquilizar .. Eu vejo alguns bebês com 6 meses já de pezinho .. o meu nem vontade tem, eu fico tão desanimada porque eu não quero comparar ele, mas já estou fazendo isso 😢😢 aí vem o medo de poder ter algo .. difícil
    Lidar com esses sentimentos de mamãe !!

    1. Olá, Izabela!
      É normal ficar ansiosa e querer que nossos pequenos se desenvolvam rápido, mas é importante lembrar que cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo e aprenderá as coisas quando estiver pronto. Enquanto isso, brinque bastante, aproveite cada momento, pois passa rapidinho 🌻💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.