Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê não quer engatinhar, devo me preocupar?

Pontos chave:

  1. Entenda que os estilos de engatinhar podem variar, e seu bebê escolherá o que for mais gratificante para ele.
  2. Antes de andar, os bebês precisam praticar equilíbrio e força nas pernas, e o engatinhar ajuda a desenvolver essas habilidades.
  3. Incentive seu bebê a alcançar brinquedos colocados fora de seu alcance para promover o deslocamento de peso e equilíbrio.
  4. Use superfícies macias para o tempo de bruços e crie oportunidades para que seu bebê pratique movimentos semelhantes ao engatinhar.

No artigo anterior, mencionamos que a capacidade de engatinhar pode se desenvolver ao longo de vários meses e que seu bebê pode adotar diferentes estilos de engatinhar. Leve em conta que as crianças não estão programadas para engatinhar, e sim motivadas pelo fato de quererem explorar, experimentar diferentes maneiras de se movimentar e usar aquela que parece mais gratificante. Portanto, mesmo que não pareça uma posição clássica de engatinhar, deslizar sobre a barriga, rolar ou se mover sobre o bumbum ainda são métodos válidos. O importante é que o seu filho coordene ambos os lados do corpo e use cada braço e perna igualmente. Embora muitos bebês engatinhem, há aqueles que nunca o fazem. Se o seu filho é um deles, como você pode estimular os músculos e habilidades que se desenvolvem ao engatinhar?

Antes que o seu filho aprenda a andar, ele deve fazer duas coisas muito importantes: praticar o equilíbrio e fortalecer as pernas. Quando se arrasta, seu filho pratica o equilíbrio, a coordenação e fortalece os músculos dos braços, pernas e abdômen. Ele também aprende a mover seu peso de um lado para o outro. Se você acha que seu bebê será um daqueles que não engatinham, pratique estes exercícios para promover as habilidades mencionadas acima:

– Alcançar brinquedos chamativos e objetos barulhentos é um exercício importante, pois seu bebê vai praticar o equilíbrio e distribuir seu próprio peso. Certifique-se de dar a ele muitas oportunidades para fazer isso e continue desafiando-o deixando os brinquedos cada vez mais longe.

– Coloque uma almofada no chão e ajude seu filho a explorar colocando os brinquedos em cima. Ao alcançar os objetos, ele fortalecerá os músculos e estabilizará os quadris para suportar seu peso nas duas pernas. Este é, em essência, o movimento de engatinhar. Isso também irá prepará-lo para se levantar e ficar de pé.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Quando seu bebê estiver sentado, coloque brinquedos atraentes de ambos os lados dele. Incentive-o a se virar para alcançar os objetos. Dessa forma, ele aprenderá que deve inclinar o peso para um lado para colocar as mãos no chão ou tocar no brinquedo.

– Coloque-o de bruços em uma superfície macia. Isso vai motivá-lo a mover seu peso para trás e a apoiar-se em suas mãos e joelhos.

– Vista roupas confortáveis ou apenas a fralda e coloque-o de bruços no chão. Verifique se a sala não está muito fria e brinque com ele. O piso escorregadio permitirá que ele mova melhor as pernas e braços e os fortaleça. Não é obrigatório deslizar sobre a barriga, mas é um método que pode parecer bastante confortável. Muitas vezes, esse tipo de movimento é o precedente para a posição de quatro apoios (nas mãos e nos joelhos).

– Sente-se no chão ao lado do seu filho e coloque um brinquedo atraente do seu outro lado. Incentive seu filho a passar por você para alcançá-lo. Empurre as pernas e o tronco dele para ajudá-lo a pegar o objeto. Se estiver confortável, incentive-o a brincar enquanto apoia a barriga nas suas pernas. Enquanto você segura parte do peso dele, você o estimula a se apoiar em suas próprias mãos e joelhos. Dessa forma, ele irá praticar o equilíbrio e a distribuição de peso e fortalecer pernas, braços e abdômen.

– Deite-se no chão ao lado dele. Seu bebê vai sentir que você o apoia se você ver as coisas do ponto de vista dele. Sorria, faça contato visual e chame-o para incentivá-lo a se aproximar de você.

Continue assim! O importante é que seu bebê seja capaz de explorar o ambiente de forma independente e continuar a fortalecer seu corpo para aprender a andar e atingir muitos outros marcos do desenvolvimento. Se você acha que seu filho não se move normalmente, fale com seu pediatra.

Artigos Relacionados

7 respostas

  1. Meu bebe n quer gatinha ele quer q eu seguro nele para ele anda
    Fiquei feliz por vc posta está msg de como ajuda ele gatinhar

  2. Meu pequeno tem 10 meses e não vai de jeito nenhum… Quando vai pra frente ele vai com tudo e bate o rosto no chão.. tá tenso….

    1. Olá, Flavianne!
      Embora cada bebê se desenvolva no seu próprio ritmo, especialistas afirmam que eles devem conseguir ficar em pé com apoio ou engatinhar à sua maneira aos 12 meses de idade. Alguns bebês não engatinham na posição clássica de 4 apoios ou simplesmente não engatinham e passam direto a ficar em pé. Continue trabalhando essas habilidades em casa! Deixar seu bebê de bruços no chão ajuda bastante. Dessa forma, você pode ajudar os músculos do seu bebê a se fortalecerem a cada dia, e isso pode ajudá-lo a alcançar novos marcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.