X
X

Meu bebê não está engatinhando, o que eu faço?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

No artigo anterior, mencionamos que a capacidade de engatinhar pode se desenvolver ao longo de vários meses e que seu bebê pode adotar diferentes estilos de engatinhar. Leve em conta que as crianças não estão programadas para engatinhar, e sim motivadas pelo fato de quererem explorar, experimentar diferentes maneiras de se movimentar e usar aquela que parece mais gratificante. Portanto, mesmo que não pareça uma posição clássica de engatinhar, deslizar sobre a barriga, rolar ou se mover sobre o bumbum ainda são métodos válidos. O importante é que o seu filho coordene ambos os lados do corpo e use cada braço e perna igualmente. Embora muitos bebês engatinhem, há aqueles que nunca o fazem. Se o seu filho é um deles, como você pode estimular os músculos e habilidades que se desenvolvem ao engatinhar?

Antes que o seu filho aprenda a andar, ele deve fazer duas coisas muito importantes: praticar o equilíbrio e fortalecer as pernas. Quando se arrasta, seu filho pratica o equilíbrio, a coordenação e fortalece os músculos dos braços, pernas e abdômen. Ele também aprende a mover seu peso de um lado para o outro. Se você acha que seu bebê será um daqueles que não engatinham, pratique estes exercícios para promover as habilidades mencionadas acima:

– Alcançar brinquedos chamativos e objetos barulhentos é um exercício importante, pois seu bebê vai praticar o equilíbrio e distribuir seu próprio peso. Certifique-se de dar a ele muitas oportunidades para fazer isso e continue desafiando-o deixando os brinquedos cada vez mais longe.

– Coloque uma almofada no chão e ajude seu filho a explorar colocando os brinquedos em cima. Ao alcançar os objetos, ele fortalecerá os músculos e estabilizará os quadris para suportar seu peso nas duas pernas. Este é, em essência, o movimento de engatinhar. Isso também irá prepará-lo para se levantar e ficar de pé.

– Quando seu bebê estiver sentado, coloque brinquedos atraentes de ambos os lados dele. Incentive-o a se virar para alcançar os objetos. Dessa forma, ele aprenderá que deve inclinar o peso para um lado para colocar as mãos no chão ou tocar no brinquedo.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Coloque-o de bruços em uma superfície macia. Isso vai motivá-lo a mover seu peso para trás e a apoiar-se em suas mãos e joelhos.

– Vista roupas confortáveis ou apenas a fralda e coloque-o de bruços no chão. Verifique se a sala não está muito fria e brinque com ele. O piso escorregadio permitirá que ele mova melhor as pernas e braços e os fortaleça. Não é obrigatório deslizar sobre a barriga, mas é um método que pode parecer bastante confortável. Muitas vezes, esse tipo de movimento é o precedente para a posição de quatro apoios (nas mãos e nos joelhos).

– Sente-se no chão ao lado do seu filho e coloque um brinquedo atraente do seu outro lado. Incentive seu filho a passar por você para alcançá-lo. Empurre as pernas e o tronco dele para ajudá-lo a pegar o objeto. Se estiver confortável, incentive-o a brincar enquanto apoia a barriga nas suas pernas. Enquanto você segura parte do peso dele, você o estimula a se apoiar em suas próprias mãos e joelhos. Dessa forma, ele irá praticar o equilíbrio e a distribuição de peso e fortalecer pernas, braços e abdômen.

– Deite-se no chão ao lado dele. Seu bebê vai sentir que você o apoia se você ver as coisas do ponto de vista dele. Sorria, faça contato visual e chame-o para incentivá-lo a se aproximar de você.

Continue assim! O importante é que seu bebê seja capaz de explorar o ambiente de forma independente e continuar a fortalecer seu corpo para aprender a andar e atingir muitos outros marcos do desenvolvimento. Se você acha que seu filho não se move normalmente, fale com seu pediatra.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

7 comentários em “Meu bebê não está engatinhando, o que eu faço?”

  1. Ariela Cristina Lacerda

    Meu bebe n quer gatinha ele quer q eu seguro nele para ele anda
    Fiquei feliz por vc posta está msg de como ajuda ele gatinhar

  2. Meu pequeno tem 10 meses e não vai de jeito nenhum… Quando vai pra frente ele vai com tudo e bate o rosto no chão.. tá tenso….

    1. Olá, Flavianne!
      Embora cada bebê se desenvolva no seu próprio ritmo, especialistas afirmam que eles devem conseguir ficar em pé com apoio ou engatinhar à sua maneira aos 12 meses de idade. Alguns bebês não engatinham na posição clássica de 4 apoios ou simplesmente não engatinham e passam direto a ficar em pé. Continue trabalhando essas habilidades em casa! Deixar seu bebê de bruços no chão ajuda bastante. Dessa forma, você pode ajudar os músculos do seu bebê a se fortalecerem a cada dia, e isso pode ajudá-lo a alcançar novos marcos.

  3. Pingback: Como ensinar o bebê a andar - perguntas e respostas - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *