Pontos chave:
1. Sabor do leite descongelado: O leite materno descongelado pode ter um sabor alterado devido à enzima lipase. Alguns bebês aceitam, enquanto outros podem rejeitá-lo.
2. Prevenção da alteração de sabor: Escalde o leite antes de armazená-lo para evitar a alteração do sabor. Armazene em porções, congele na parte inferior do freezer e descongele sem usar o micro-ondas.
Você pode ter notado que, após descongelar seu leite, ele apresenta um odor peculiar. Isso não significa que ele está estragado, porém, seu sabor pode ter mudado um pouco, tornando-se mais azedo. Isso não ocorre com todas as mães, mas, se acontecer com você, é possível que a responsável seja a enzima lipase. Alguns bebês não percebem ou parecem não se importar com essa mudança de sabor, enquanto outros rejeitam o leite completamente.
Se seu filho faz parte do grupo que rejeita o leite descongelado ou refrigerado, aqui estão algumas dicas para lhe ajudar a evitar essa mudança no sabor:
- Depois de extrair o leite, aqueça-o levemente em banho-maria até que pequenas bolhas surjam nos cantos da panela. Não ferva! Ao aquecer o leite, ele poderá perder algumas de suas propriedades, mas manterá seu sabor.
- Quando as bolhas surgirem, retire a panela do fogo, deixe o leite esfriar, e depois armazene-o em recipientes limpos, esterilizados e adequados para o congelamento, respeitando o tamanho das porções que o seu filho ingere.
- Se você for congelar o leite, guarde-o na parte inferior do congelador, e use-o dentro de, no máximo, 15 dias.
- Lembre-se de não descongelar o leite no micro-ondas. É melhor colocar os frascos em um recipiente com água quente.
2 respostas