Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que eu como provoca gases no meu bebê?

gases bebê

Por muito tempo, acreditou-se que alguns dos alimentos que a mãe ingere provocariam gases em seu bebê. No entanto, não há evidências suficientes para confirmar se isso é verdadeiro.

O fato de um alimento provocar gases não significa necessariamente que seu bebê também os terá. Isso ocorre porque nem todos os alimentos passam pelo leite materno. Portanto, não existe uma lista de alimentos que você não deve ingerir durante a amamentação. O mais importante é entender que cada bebê é diferente e que você deve descobrir quais alimentos afetam seu bebê para evitá-los. Talvez o que afeta outro bebê não necessariamente afetará o seu.

Uma maneira fácil de identificar substâncias irritantes é prestar atenção à correlação entre os gases do seu bebê e os alimentos que você comeu. Se você notar uma relação, tente evitá-los. Você também não precisará diminuir drasticamente a variedade de suas refeições. Lembre-se de que é muito importante estar em sintonia com o seu bebê e observar cuidadosamente o que pode estar causando os gases.

X
Nestlé banner webp
X
banner kinedu saúde

Por outro lado, sua dieta não é necessariamente a causa dos gases do seu bebê. Como o sistema digestório dele ainda é muito jovem e está amadurecendo, podem existir outras causas por trás disso.

As causas mais comuns dos gases em bebês são:

  • Ingestão de grandes quantidades de leite em pouco tempo: os gases são causados ​​porque o sistema digestório do seu filho ainda não está totalmente desenvolvido.
  • Inalação do ar: engolir grandes quantidades de ar pode provocar gases nos bebês. O exemplo mais comum é chorar. Quando seu filho chora, ele engole muito ar, e isso pode causar gases.
  • Constipação: Isso não é algo tão comum em bebês pequenos, mas pode acontecer quando eles começam a comer alimentos sólidos. Os bebês que alimentados com fórmula geralmente evacuam quase todos os dias, mas podem ficar 1 ou 2 dias sem evacuar. No caso de bebês que mamam no peito, depende da idade e pode levar alguns dias ou até uma semana para evacuarem. Se você estiver preocupado com a constipação do seu filho, o melhor é consultar o pediatra.
  • Sensibilidade a um alimento ingerido pela mãe: seu bebê pode ser sensível a algo que você esteja comendo. Quando isso acontece, ocorrem sintomas como vômito, cólica, diarreia, erupções cutâneas, coriza e/ou prisão de ventre prolongada.
  • Qualquer coisa que o bebê ingere: qualquer coisa que o bebê esteja bebendo ou comendo além do leite materno pode estar causando gases. Isso inclui vitaminas, fórmula, chá, alimentos sólidos, suco, etc.

Se você perceber que seu bebê está com gases, pode fazer várias coisas para ajudá-lo a liberá-los. Por exemplo, deite-o e segure-o pelas pernas, movendo-as como se ele estivesse pedalando. Você também pode massageá-lo ou colocá-lo de bruços.

Os gases podem ser um pouco desconfortáveis ​​para você e o seu bebê, mas lembre-se de que ele ainda está se acostumando com este mundo e que levará tempo para ele se adaptar à vida fora do útero. Como os gases podem ser causados ​​por um sistema digestório imaturo, é necessário dar tempo ao seu bebê para que eles diminuam.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.