Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são os benefícios do método canguru para bebês prematuros?

Pontos chave:

  1. O método canguru envolve o contato pele a pele entre a mãe e seu bebê prematuro, promovendo um desenvolvimento saudável e potencialmente salvando vidas.
  2. Pesquisas demonstraram que o método canguru pode levar a um sono melhor, melhoria na função cerebral e habilidades de raciocínio superiores em bebês prematuros.
  3. Este método beneficia não apenas o bebê, mas também fortalece o vínculo entre a mãe e a criança.
  4. O cuidado canguru simula o ambiente de cuidado do útero, apoiando sistemas vitais como a frequência cardíaca e o desenvolvimento cerebral em bebês prematuros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 15 milhões de bebês prematuros nascem todos os anos. Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gestação. Este número tende a aumentar em países de baixa renda. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, os bebês que nascem prematuramente têm maior risco de sofrer de problemas respiratórios, deficiências intelectuais, entre outros problemas. Várias dessas vidas estão em risco devido à falta de intervenção, de recursos e de cuidados intensivos. No entanto, foi constatado que manter contato físico com os pais durante várias horas ao dia pode ajudar esses bebês.

O método “Canguru” consiste em carregar o bebê mantendo um contato direto com o corpo materno. As costas do bebê devem ser cobertas com uma manta ou cobertor para que ele permaneça aquecido. Este método possui o nome “Canguru” porque simula a forma como os cangurus carregam os filhotes em suas bolsas. Vários estudos comprovaram que esse método estimula o desenvolvimento saudável dos bebês prematuros, e pode até salvar as vidas dos que estão em risco.

X
banner kinedu desenvolvimento

Ruth Feldman, professora de psicologia da Universidade de Bar-Ilan, estudou os efeitos do método “Canguru” a longo prazo. O estudo comparou o desenvolvimento de crianças que tiveram contato com o método a crianças que apenas ficaram na incubadora. Aos 10 anos de idade, as crianças que usufruíram desse método dormiam melhor, tinham uma função cerebral mais eficiente e uma capacidade de raciocínio superior. Os resultados sugerem que o método “Canguru” impacta positivamente o controle do comportamento. Além disso, outros estudos descobriram que o método ajuda os bebês prematuros a estabilizarem seus sinais vitais, melhorando a qualidade de seu sono e provocando um aumento de peso. Ele também pode ajudá-los a permanecer por menos tempo na incubadora e a se recuperar mais rapidamente.

A prática do método “Canguru” beneficia não só o bebê, mas também a mãe. Em outro estudo, mulheres que utilizaram o método relataram uma relação mais próxima com seus filhos, em comparação com as mães que não o utilizaram.

Por que o método funciona? Os estudos demonstram que o desenvolvimento cerebral e de certos sistemas corporais, como a frequência cardíaca, são sensíveis à estimulação do contato materno. Quando os bebês nascem prematuramente, o desenvolvimento desses sistemas é interrompido. De certa forma, o método “Canguru” simula o ambiente do útero, proporcionando o calor e o contato materno que os bebês em desenvolvimento normalmente recebem neste ambiente.

Hoje nós sabemos que o contato físico com um bebê, especialmente um prematuro, é fundamental para um desenvolvimento físico e mental saudável. Inúmeros estudos mostram que o calor e o contato humano ajudam os bebês a se desenvolverem mais rapidamente, e podem até salvar suas vidas. Devido aos benefícios obtidos com o uso desse método, os especialistas recomendam sua prática para todos os bebês, independentemente de serem ou não prematuros.

Artigos Relacionados