Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saiba como acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro

desenvolvimento bebe prematuro

Para acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro, os pais devem considerar sua idade corrigida a fim de poder realizar os cuidados e os estímulos adequados.

Acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro traz muitas dúvidas, principalmente para a mãe de primeira viagem.

É considerado prematuro ou pré-termo o bebê que nasce antes das 37 semanas de gestação. Para que ele receba os cuidados adequados, é necessário levar em conta a sua idade corrigida.

Neste post, vamos explicar melhor o que é a idade cronológica e a corrigida, além de apresentar dicas para acompanhar e estimular o desenvolvimento do pequeno que nasceu antes do tempo indicado.

Idade cronológica e idade corrigida

Para acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro, é fundamental considerar sua idade corrigida, que difere da cronológica. Parece confuso, mas é simples.

Baixe GRÁTIS o app Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Por exemplo, um bebê que nasceu no dia 2 de março, com 36 semanas de gestação, terá 2 meses de idade cronológica, ou seja, a idade contada a partir do nascimento, no dia 2 de maio.

Porém, sua idade corrigida é diferente. Ela é baseada na idade do bebê se ele tivesse nascido de 40 semanas. Então, utilizando o mesmo exemplo, saberíamos que, no dia 2 de maio, ele teria 1 mês de idade corrigida.

Como ele nasceu pré-termo, não dá para exigir que alcance os marcos do desenvolvimento da mesma forma que uma criança que nasceu a termo. Por isso, é essencial ter como base sua idade corrigida, pelo menos até os 2 anos.

X
banner kinedu desenvolvimento

Dicas de como acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro

Confira, a seguir, os principais cuidados com o bebê prematuro.

Utilize um app de desenvolvimento infantil

A tecnologia é uma grande aliada para ajudar os pais a acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro. Aplicativos como o Kinedu apontam os principais marcos do desenvolvimento para cada idade, com sugestões de atividades para estimular os pequenos personalizadas de acordo com o estágio do desenvolvimento de cada um. Baixe GRÁTIS o app AQUI!

Adote o método canguru

Você conhece o método canguru para o desenvolvimento de bebês prematuros? É uma técnica que permite estreitar os laços afetivos entre o bebê e os pais no período em que ele fica internado na UTI neonatal.

O bebê é posicionado de maneira que sua barriga fique em contato com a barriga da mãe ou do pai. É um momento em que ele pode sentir o calor da pele, as batidas do coração e o cheiro dos pais. Isso faz com que ele se sinta mais seguro, favorecendo o seu desenvolvimento fora da barriga.

Tenha atenção às vacinas

O bebê prematuro tem o sistema imunológico mais enfraquecido, visto que é nas últimas semanas de gestação que ele recebe anticorpos importantes da mãe. Assim, é essencial que ele tome todas as vacinas, especialmente no primeiro ano de vida, seguindo sua idade cronológica.

A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que os bebês pré-termo também recebam a vacina palivizumabe (VSR), uma proteção contra infecções respiratórias.

Realize as consultas periódicas no pediatra

Por último, não deixe de realizar as consultas periódicas com o pediatra para que ele possa acompanhar o bebê e orientar os pais quanto aos cuidados necessários, principalmente nos 12 primeiros meses de vida.

Sabemos das preocupações de toda a família quando o assunto é o desenvolvimento do bebê prematuro. Entretanto, com as orientações médicas, vacinas, o uso do método canguru e de apps como o Kinedu, é possível promover um crescimento saudável e os estímulos adequados.

Agora que você sabe como acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro, aproveite para baixar o Kinedu gratuitamente e acessar +1.800 atividades personalizadas de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu bebê!

Artigos Relacionados