A idade corrigida é aplicada para acompanhar o desenvolvimento dos bebês prematuros. Entenda a diferença em relação à idade cronológica e como fazer essa conta!

Há diferentes motivos para um bebê vir ao mundo antes do esperado. É o bebê prematuro ou pré-termo, que nasce antes das 37 semanas de gestação. Essa antecipação demanda alguns cuidados a mais para acompanhar seu desenvolvimento da melhor maneira, considerando não apenas a sua idade cronológica, mas também a idade corrigida.

Isso quer dizer anotar duas datas? Exatamente! É que, durante toda a gestação, inclusive durante as semanas finais, o bebê passa por um desenvolvimento importante. Dessa forma, se ele nasce prematuro, a atenção a esse aspecto se torna fundamental.

Neste artigo, vamos esclarecer o que é a idade corrigida, como fazer esse cálculo e até que momento considerá-la para observar o desenvolvimento do seu filho. Acompanhe!

O que é a idade corrigida?

A idade corrigida é calculada nos casos de prematuridade, que é o nascimento antes da 37ª semana de gestação. É uma conta que considera a idade do bebê se ele tivesse nascido a termo.

Com isso, o olhar da família e do pediatra para o desenvolvimento do bebê se volta para a idade corrigida, e não para a idade cronológica. Assim, se ele nasceu um mês antes do esperado (das 40 semanas), cabe acrescentar um mês à idade cronológica para obter a idade corrigida.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

banner kinedu desenvolvimento

Dessa maneira, para saber, por exemplo, se o bebê está com o peso e a altura esperados, o pediatra acaba tendo como parâmetro a idade corrigida.

Como calcular a idade corrigida?

A idade corrigida é a idade cronológica menos as semanas que faltaram para completar as 40 semanas de gravidez. É simples de calcular: se o seu parto ocorreu com 32 semanas de gestação, seu bebê foi considerado prematuro de 8 semanas ou 2 meses.

Então, se ele tem agora 5 meses (20 semanas desde o nascimento), a idade corrigida é 3 meses. Nesse exemplo, é necessário acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do seu bebê levando em conta que ele tem 3 meses, e não 5 meses.

Aliás, ter esse entendimento é importante até para não criar expectativas irreais em relação ao desenvolvimento do seu filho, baseando-se na idade cronológica dele. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em conversar com o seu pediatra.

Até quando considerá-la no desenvolvimento do bebê?

Por quanto tempo você e o seu pediatra vão ter como base a idade corrigida para avaliarem o seu pequeno? O ideal é ter esse parâmetro até, pelo menos, 2 anos. Com isso, é possível acompanhar de forma mais precisa os marcos do desenvolvimento infantil.

A idade corrigida é utilizada quando um bebê nasce prematuro, para que seja possível acompanhar as habilidades que ele está adquirindo em cada fase sem que signifique um atraso no desenvolvimento (caso fosse considerada apenas a idade cronológica).

No Kinedu, nós levamos o desenvolvimento do seu filho a sério. Por isso, ao criar o seu perfil, perguntamos a você com quantas semanas o seu bebê nasceu, de modo que possamos criar um plano de atividades baseado na idade corrigida e no estágio de desenvolvimento físico, cognitivo, linguístico e socioafetivo do seu bebê. Baixe GRÁTIS o app agora mesmo e acompanhe o desenvolvimento do seu pequeno!