X
X

Os primeiros anos: desenvolvimento auditivo infantil

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Este artigo discute o desenvolvimento auditivo infantil: um subdomínio da área física!

Seu bebê nasceu com uma excelente audição – quase tão boa quanto a de um adulto. Ele realmente tem escutado suas conversas desde a 20ª semana no útero! A partir do momento em que seu bebê nasce, ele não só pode ouvir sua voz claramente, mas também pode diferenciar entre os vários tons que você usa, mesmo que ele ainda não consiga entender o que você está falando. Ter ouvido você falar por todo esse tempo valeu a pena!

A audição será importante no desenvolvimento das habilidades linguísticas, sociais e cognitivas, por isso, é recomendável examinar seu bebê antes de sair do hospital. Se você não tiver essa chance, confira o reflexo de Moro (assustando-o com um barulho alto ou inesperado) antes de ele completar dois meses, quando o reflexo desaparecerá.

Uma das primeiras habilidades auditivas desenvolvidas pelo seu bebê será a de localização – ou a capacidade de identificar a origem de um som. Durante seu primeiro ano de vida, as habilidades relacionadas com a audição serão aperfeiçoadas. Você será capaz de notar isso ao perceber que a atenção do seu bebê se alterna entre o toque do telefone, o barulho de panelas, uma porta batendo ou apenas alguém falando.

X
banner kinedu desenvolvimento

Você pode trabalhar o desenvolvimento auditivo infantil tocando música para o seu bebê, lendo e conversando com ele no dia a dia. Tente, de forma gradual, estimular a fala do seu bebê, dando mais oportunidades para ele balbuciar e, futuramente, falar suas primeiras palavras. Entre um e dois anos, seu vocabulário será ampliado em um ritmo incrível, triplicando a cada seis meses. E, quando ele começar a ir à escola, seu filho entenderá quase tudo que for dito!

Toda criança possui um ritmo próprio de desenvolvimento. No entanto, existem coisas que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento dele. Aqui está uma atividade do Kinedu para melhorar a audição!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Os primeiros anos: desenvolvimento auditivo infantil”

  1. Pingback: O que é permanência do objeto e por que esse é um marco importante? - Kinedu Blog

Comentários encerrados.