Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desenvolvimento auditivo na primeira infância

Pontos chave:

  1. Os bebês têm um excelente senso de audição a partir da 16ª semana de gestação.
  2. Habilidades auditivas, como a localização, se desenvolvem cedo; os bebês reagem a ruídos familiares.
  3. Conversar, ler e fazer música com o bebê estimula seus sentidos auditivos.
  4. A audição é fundamental para o desenvolvimento linguístico, social e cognitivo; exames regulares são recomendados.

Este artigo discute o desenvolvimento auditivo infantil: um subdomínio da área física!

Seu bebê nasceu com uma excelente audição – quase tão boa quanto a de um adulto. Ele realmente tem escutado suas conversas desde a 20ª semana no útero! A partir do momento em que seu bebê nasce, ele não só pode ouvir sua voz claramente, mas também pode diferenciar entre os vários tons que você usa, mesmo que ele ainda não consiga entender o que você está falando. Ter ouvido você falar por todo esse tempo valeu a pena!

A audição será importante no desenvolvimento das habilidades linguísticas, sociais e cognitivas, por isso, é recomendável examinar seu bebê antes de sair do hospital. Se você não tiver essa chance, confira o reflexo de Moro (assustando-o com um barulho alto ou inesperado) antes de ele completar dois meses, quando o reflexo desaparecerá.

Uma das primeiras habilidades auditivas desenvolvidas pelo seu bebê será a de localização – ou a capacidade de identificar a origem de um som. Durante seu primeiro ano de vida, as habilidades relacionadas com a audição serão aperfeiçoadas. Você será capaz de notar isso ao perceber que a atenção do seu bebê se alterna entre o toque do telefone, o barulho de panelas, uma porta batendo ou apenas alguém falando.

X
banner kinedu desenvolvimento

Você pode trabalhar o desenvolvimento auditivo infantil tocando música para o seu bebê, lendo e conversando com ele no dia a dia. Tente, de forma gradual, estimular a fala do seu bebê, dando mais oportunidades para ele balbuciar e, futuramente, falar suas primeiras palavras. Entre um e dois anos, seu vocabulário será ampliado em um ritmo incrível, triplicando a cada seis meses. E, quando ele começar a ir à escola, seu filho entenderá quase tudo que for dito!

Toda criança possui um ritmo próprio de desenvolvimento. No entanto, existem coisas que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento dele.

Artigos Relacionados