Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Receitas para bebês de 6 a 12 meses

receitas bebês

Comida é muito mais que nutrição. Comer e compartilhar uma refeição incluem uma ampla variedade de conexões físicas, emocionais e sociais. Nunca é cedo para ensinar bons hábitos alimentares ao seu filho.

Nos primeiros meses de vida, a dieta do seu bebê consistirá principalmente em leite materno e/ou fórmula, com algumas variedades de líquidos em alguns casos. Mas a diversão começa assim que o seu bebê começa a comer alimentos sólidos.

Os médicos sugerem começar a introdução alimentar a partir dos 6 meses de vida, embora alguns bebês possam mostrar sinais de estar prontos a partir dos 4 meses. Se o seu bebê demonstrar interesse precoce por alimentos sólidos, é aconselhável consultar o seu pediatra antes de começar a introdução alimentar.

Quando seu bebê alcançar esse tão esperado salto no vasto e incrível mundo da comida, você poderá começar a perceber algumas coisas como:

  • Seu bebê ficará com a coluna ereta e conseguirá sentar-se em uma cadeira alta ou um cadeirão de alimentação. Isso mostra que as costas e o pescoço dele estão fortes o suficiente para manter a cabeça erguida e permanecer sentado.
  • Seu bebê será capaz de levar comida para o fundo da boca para engolir.
  • Ele demonstrará sinais de fome após a alimentação com leite materno ou fórmula. Se seu bebê tiver apetite mesmo após a amamentação ou mamadeira, isso pode indicar que o corpo dele está pronto para novas fontes de nutrientes.
  • Você perceberá que seu filho começará a demonstrar interesse pela comida. Alguns bebês até abrem a boca ou estalam os lábios quando veem você ou outras pessoas comendo.
  • Se seu bebê dobrou o peso que tinha ao nascer, provavelmente está pronto para começar a introdução alimentar.
  • Apesar de ele estar preparado para experimentar novos alimentos, os especialistas recomendam que você continue a alimentar seu bebê com leite materno ou fórmula durante os primeiros meses após a introdução de alimentos sólidos.

Como começar?

Uma boa maneira de começar é com cereais macios e purês em pequenas porções. Essas misturas macias e sedosas não apenas farão com que seja mais fácil a transição de líquidos para sólidos, mas também facilitarão a deglutição. Comer alimentos sólidos é uma experiência nova; portanto, muitos dos alimentos que você colocar na boca do seu filho podem acabar no rosto ou no babador. Quando seu bebê já estiver comendo e engolindo esses tipos de alimentos com facilidade, talvez seja o momento de experimentar ingredientes mais firmes, como legumes cozidos, arroz, cuscuz, macarrão e pequenos pedaços de frutas cozidas ou amassadas.

Não há regras rígidas no que diz respeito à introdução de alimentos sólidos; portanto, siga o conselho do pediatra do seu bebê, pois ele conhece melhor a condição física dele. A ordem em que os alimentos são introduzidos não é tão importante. Se você alimentou seu bebê exclusivamente com leite materno ou fórmula, a comida para bebê preparada com carne pode ser benéfica, pois contém minerais como zinco e ferro, que são fáceis de absorver.

A maioria dos especialistas recomenda começar com alimentos caseiros. No entanto, você certamente encontrará uma seleção de alimentos preparados e fortificados para bebês nos supermercados e nas lojas de produtos naturais. Independentemente disso, é aconselhável que você consulte o pediatra do seu bebê sobre suas escolhas.

À medida que o seu bebê crescer, você vai poder variar as escolhas alimentares e introduzir novos alimentos a cada duas semanas. A maioria das famílias descobre que, com 12 meses de idade, seus bebês estão prontos para aproveitar praticamente tudo o que há no repertório de refeições da família. Lembre-se de que será melhor alimentar seu filho com produtos frescos, nutritivos e sem conservantes.

Dicas para fazer das refeições um prazer compartilhado

Comer é um ritual familiar divertido e inclusivo, e é provável que todos estejam ansiosos para que seu bebê participe das refeições em família. Veja algumas dicas para fazer essa transição sem problemas:

  • Torne as refeições especiais. Tente garantir uma atmosfera feliz e descontraída ao redor da mesa.
  • Se possível, convide todos os familiares para participar de suas refeições. Dessa forma, seu filho começará a associar as refeições a experiências sociais agradáveis.
  • Torne-se o melhor exemplo do seu filho. Seu bebê será mais incentivado a comer alimentos diferentes se observar você comer vários alimentos saudáveis ​​de maneira ordenada.
  • Tente oferecer alimentos sólidos depois do leite ou fórmula. Comer alimentos sólidos é um processo lento e difícil no começo. Se o seu filho estiver com muita fome, ele terá dificuldade com a comida sólida e poderá ficar desanimado e agitado.
  • Confie no apetite do seu bebê. Forçá-lo a comer além de suas necessidades pode levar a comportamentos nutricionais prejudiciais. Ele informará quando estiver satisfeito recusando a comida, devolvendo-a ou se distraindo.
  • Se o seu bebê se recusar a comer certos alimentos, não se desespere. Pode levar várias tentativas para ele aceitar certos sabores e texturas. Como em tudo, a recomendação é ser paciente e observar o que o comportamento do seu filho diz sobre suas preferências e necessidades.

Receitas para começar

Veja algumas ideias para tornar a introdução alimentar mais saborosa, saudável e variada.

X
Nestlé banner webp

Receitas de purês para bebês de 4 a 6 meses de idade

Purê de Cenoura

Escolha cenouras grandes e mais maduros – elas são mais ricas em nutrientes. Apenas apare as pontas e corte. Em seguida, cozinhe no vapor, deixe ferver (ou cozinhe no micro-ondas) e processe.

Abóbora

Preaqueça o forno a 200° C.
Corte a abóbora ao meio e retire as sementes.
Coloque a abóbora em uma assadeira, com a face para baixo, e cerca de 2,5 cm de água.
Asse por cerca de 40 minutos. Fique de olho na água – adicione um pouco mais, se necessário.
A abóbora está cozida quando estiver macia.
Retire a pele e faça um purê ou amasse levemente com um garfo.

Abobrinha saborosa

Simplesmente lave a abobrinha, remova as duas extremidades e corte em fatias. Você pode ferver em um pouquinho de água, no vapor ou no micro-ondas até que esteja macia. Em seguida, faça um purê.

Aspargos luxuosos

Depois de lavar bem as pontas, amarre os aspargos e cozinhe-os no vapor ou em água por 5 a 7 minutos. Depois de cozidos, você pode fazer o purê ou prepará-los como desejar.
DICA: Não cozinhe os aspargos em uma panela de ferro, pois eles contêm tanino e, ao reagir com o ferro, os caules perdem a cor.

Exemplo de cardápio para bebês de 8 a 12 meses

Café da manhã

1/2 xícara de cereal ou 1 ovo mexido
1/2 xícara de cereal ou frutas picadas ou amassadas (dependendendo se o seu bebê já se alimentar ou não sozinho)
120 a 180 ml de leite materno ou fórmula

Lanche da manhã

120 a 180 ml de leite materno, fórmula ou água
1/2 xícara de cubos de queijo ou legumes cozidos

Almoço

1/4 a 1/2 xícara de iogurte ou queijo cottage
1/4 a 1/2 xícara de legumes alaranjados (como cenoura ou abóbora)
120 a 180 ml de leite materno ou fórmula

Lanche da tarde

1 biscoito macio
1/4 xícara de iogurte ou frutas cortadas

Jantar

1/4 xícara de carne, frango ou tofu
1/4 a 1/2 xícara de verduras
1/4 xícara de macarrão, arroz ou batata
1/4 xícara de fruta
120 a 180 ml de leite ou fórmula

Agora que você tem algumas receitas e cardápios, continue explorando novas opções e aproveite esta fase com o seu bebê!

Artigos Relacionados

3 respostas

  1. Gostei muito, achei as dicas super valiosas, tenha uma bebê de 3 meses e meio e quero começar com a alimentação pastosa.

    1. Olá, Valéria. Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas! Sobre a introdução alimentar da sua bebê, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica que essa fase comece apenas após os 6 meses de idade, quando o desenvolvimento neuropsicomotor e os sistemas digestivo e renal estão prontos para receber alimentos diferentes dos líquidos. Qualquer dúvida, fique à vontade para falar com a gente no ola@kinedu.com! 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.