Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Crianças pequenas conseguem aprender e se relacionar em chamadas de vídeo?

Pontos chave:

  1. Crianças menores de dois anos podem aprender com seus entes queridos e construir relacionamentos com eles por meio de vídeochamada.
  2. Pesquisas mostraram que interações individuais através de videochamadas podem ajudar as crianças a aprender informações sociais e cognitivas, como reconhecer e preferir pessoas com quem conversaram através de videochamada e aprender novas palavras e padrões.
  3. As crianças sabem a diferença entre videochamadas e vídeos pré-gravados, e só se beneficiam de interações ao vivo com pessoas reais.
  4. As videochamadas podem ser usadas ​​de maneiras apropriadas ao desenvolvimento para ajudar as crianças a se relacionarem com familiares e amigos que moram longe.

Em todo o mundo, as pessoas usam ferramentas como FaceTime e Skype para se conectarem com suas famílias e amigos. E os nossos filhos? Eles entendem e crescem a partir dessas interações virtuais com seus familiares?

Uma equipe de pesquisadores do Lafayette College, liderada pela professora doutora Lauren J. Myers, estudou crianças de 1 a 2 anos para descobrir os resultados das interações no FaceTime, buscando descobrir se elas criam relacionamentos e aprendem durante as videochamadas com outras pessoas. Neste estudo, 60 crianças com menos de 2 anos foram divididas em dois grupos. Cada grupo teve uma semana de interações por meio de videochamadas em tempo real ou vídeos pré-gravados de novas palavras, ações e padrões.

Os pesquisadores descobriram que as crianças prestavam atenção e respondiam às pessoas dos dois tipos de vídeo, mas só respondiam em sincronia com a pessoa no bate-papo por vídeo em tempo real (como bater palmas após a pessoa no vídeo fazer o mesmo). Da mesma forma, após uma semana de conversas por vídeo, as crianças que interagiam ao vivo aprenderam informações sociais e cognitivas. Por exemplo, elas reconheciam e demonstravam preferência pelas pessoas com quem conversavam nas chamadas em tempo real, e aprenderam novas palavras e padrões.

X
banner kinedu desenvolvimento

O aprendizado não ocorreu com o vídeo pré-gravado, em que não se podia ver ou ouvir a criança, e responder de acordo com suas reações. Os pesquisadores encontraram evidências de que as crianças podem perceber a diferença entre interações em tempo real e “interações falsas” pré-gravadas, que fazem pausas após as perguntas para que as crianças as respondam – como em muitos programas de TV infantis.

De acordo com o estudo, por volta dos 17 meses, as crianças começam a aprender a partir das interações de vídeo ao vivo com pessoas reais. “Eles começam a entender quem é essa pessoa na tela, e são capazes de obter resultados significativos a partir da interação em tempo real com ela”, diz Myers.

Assim, você pode ficar tranquilo, sabendo que seu filho pode – e vai! – aprender a criar laços com os membros da família, como a vovó e o vovô – mesmo que ele não os veja muito fisicamente. As ferramentas de bate-papo por vídeo irão ajudá-la a conectá-los.

Lafayette College. (ID: 2016 , 15 de julho). Novo estudo sobre crianças ressalta o valor do chat por vídeo do FaceTime como interação significativa. ScienceDaily. Consultado em 30 de agosto de 2016. Disponível em  www.sciencedaily.com/releases/2016/07/160715115023.htm

Lauren J. Myers, Rachel B. LeWitt, Renée E. Gallo, Nicole M. Maselli. Baby FaceTime: as crianças podem aprender com o bate-papo por vídeo on-line? Developmental Science, ID: 2016 ; DOI: 10. ID: 1111  / desc. ID: 1243 0

Artigos Relacionados