Os brinquedos Waldorf são feitos de materiais naturais, como madeira e algodão, e têm como objetivo incentivar o desenvolvimento da criança por meio da exploração livre.
As crianças possuem um potencial inato cheio de capacidades infinitas durante as diferentes etapas da infância. O objetivo dos brinquedos Waldorf é utilizar esse potencial para desenvolver seres que utilizam sua criatividade e liberdade a serviço da evolução da humanidade.
Esses elementos recreativos infantis refletem os ideais da educação Waldorf, criada pelo pensador e cientista austríaco Rudolf Steiner em 1919. Sua filosofia educativa baseia-se na exploração de três aspectos essenciais: o corpo, a alma e o espírito. Estes, por sua vez, se manifestam em três etapas de desenvolvimento fundamentais: a primeira infância, a segunda infância (ou infância intermediária) e a adolescência.
É aqui que entra em ação a importância dos brinquedos Waldorf, que possuem características únicas e especiais que os caracterizam como naturais, ecológicos, não-estruturados e com a finalidade de proporcionar uma experiência única às crianças. Neste artigo, falaremos sobre estes brinquedos, sua importância e como utilizá-los nas brincadeiras.
O que são os brinquedos Waldorf?
Os brinquedos Waldorf são aqueles que têm como objetivo permitir à criança explorar seus sentidos por meio da imaginação e da liberdade, tendo em suas mãos objetos que, embora inanimados, possuem características muito atraentes que buscam ativar seus sentidos por meio de texturas, cores, cheiros e sensações.
Então, podemos afirmar que os brinquedos Waldorf são criados com fins educativos e estimulantes, porque são peças que introduzem as crianças a um universo de possibilidades no qual elas possuem o poder de decisão.
Além de serem fabricados em material ecológico e atóxico, os brinquedos são muito chamativos, estimulando a visão e cativando as crianças.
Em relação ao tato, as texturas de madeira, lã, algodão e os acabamentos estéticos permitem que os pequenos deem asas à imaginação, permitindo que manipulem os brinquedos da forma que imaginarem, sem limitações.
O mesmo acontece com as histórias: os pequenos podem imaginar qualquer experiência multissensorial, porque os brinquedos Waldorf não são estruturados. Isso significa que sua finalidade não foi proposta antecipadamente.
Qual é a diferença entre os brinquedos Waldorf e outros brinquedos?
Um dos principais diferenciais dos brinquedos Waldorf em relação a outros brinquedos convencionais é o material de fabricação: enquanto os brinquedos Waldorf são neutros e suaves ao toque, a maioria dos brinquedos comercializados no mercado são feitos de plástico duro ou borracha rígida.
A estética dos brinquedos Waldorf também é diferente e muito bem marcada, pois são brinquedos visualmente harmoniosos, não possuem traços extremamente marcados ou definidos e são suaves quando segurados, apertados ou manipulados.
Suas cores são atraentes e muito vivas, o que permite que as crianças os diferenciem facilmente de qualquer outro. O mesmo acontece com a forma de fabricação, pois, por serem artesanais, os brinquedos Waldorf tendem a gerar maior conexão com as crianças em relação a brinquedos de plástico.
O mercado atual de brinquedos infantis se caracteriza por oferecer figuras de ação, carros ou bonecos fantásticos, especialmente pertencentes a franquias de séries de televisão animadas.
O mesmo acontece com bonecas que recriam as feições da figura feminina a partir de uma perspectiva setorial. Para crianças na primeira infância, são oferecidos objetos barulhentos e animados com funcionalidades tecnológicas como música, vozes, luzes extravagantes e movimentos mecânicos.
Os brinquedos Waldorf se afastam desses princípios e se baseiam na naturalidade de materiais como a madeira, que pode adquirir a temperatura do corpo da criança que a manipula.
Como saber se um brinquedo é Waldorf?
Os brinquedos Waldorf são identificados por tudo o que foi mencionado anteriormente em relação ao material de fabricação, que possui texturas suaves ao toque, como lã e algodão, entre outras; e traços suaves não completamente definidos, como, por exemplo, as bonecas, que possuem características faciais e corporais muito sutis com a finalidade de incentivar a criança a criar sua própria história e experimentar sua própria aventura.
O objetivo dos brinquedos Waldorf é incentivar as crianças a aprenderem sobre o mundo que as rodeia por meio da exploração livre de sua imaginação e sentidos, sem limitações, com o tato, a visão e o intelecto.
Isso também oferece outra grande vantagem de desenvolvimento em todos os níveis: as crianças aprendem a distinguir, precisar e diferenciar formas e figuras do mundo real, assim como sua função específica no tempo e no espaço. É isso que acontece, por exemplo, ao deixar girar uma roda, demonstrando o deslocamento por efeito da gravidade.
Os brinquedos Waldorf são recomendados para que idade?
Por serem suaves ao toque, visualmente atrativos, sem figuras completamente definidas e com cores muito vivas e distintas, os brinquedos Waldorf são apropriados para crianças de todas as idades, pelo menos até os sete anos de idade.
O arco-íris Waldorf, por exemplo, é um dos mais populares brinquedos de madeira porque se adapta a crianças de qualquer estágio da infância. Possui infinitas possibilidades de exploração que permitem que meninos e meninas inventem e explorem seu intelecto sem limitações.
Ao procurar entre a grande variedade de opções de brinquedos Waldorf disponíveis, você pode escolher qualquer um que considere adequado para a atual fase de desenvolvimento do seu pequeno.
Agora que você já sabe como é um brinquedo Waldorf e quais são seus objetivos, aproveite para baixar o app do Kinedu e participar de sessões interativas de brincadeiras com o seu pequeno!