Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brinquedos Waldorf

Os brinquedos Waldorf são feitos de materiais naturais, como madeira e algodão, e têm como objetivo incentivar o desenvolvimento da criança por meio da exploração livre.

As crianças possuem um potencial inato cheio de capacidades infinitas durante as diferentes etapas da infância. O objetivo dos brinquedos Waldorf é utilizar esse potencial para desenvolver seres que utilizam sua criatividade e liberdade a serviço da evolução da humanidade.

Esses elementos recreativos infantis refletem os ideais da educação Waldorf, criada pelo pensador e cientista austríaco Rudolf Steiner em 1919. Sua filosofia educativa baseia-se na exploração de três aspectos essenciais: o corpo, a alma e o espírito. Estes, por sua vez, se manifestam em três etapas de desenvolvimento fundamentais: a primeira infância, a segunda infância (ou infância intermediária) e a adolescência.

É aqui que entra em ação a importância dos brinquedos Waldorf, que possuem características únicas e especiais que os caracterizam como naturais, ecológicos, não-estruturados e com a finalidade de proporcionar uma experiência única às crianças. Neste artigo, falaremos sobre estes brinquedos, sua importância e como utilizá-los nas brincadeiras.

O que são os brinquedos Waldorf?

Os brinquedos Waldorf são aqueles que têm como objetivo permitir à criança explorar seus sentidos por meio da imaginação e da liberdade, tendo em suas mãos objetos que, embora inanimados, possuem características muito atraentes que buscam ativar seus sentidos por meio de texturas, cores, cheiros e sensações.

Então, podemos afirmar que os brinquedos Waldorf são criados com fins educativos e estimulantes, porque são peças que introduzem as crianças a um universo de possibilidades no qual elas possuem o poder de decisão.

Além de serem fabricados em material ecológico e atóxico, os brinquedos são muito chamativos, estimulando a visão e cativando as crianças.

Em relação ao tato, as texturas de madeira, lã, algodão e os acabamentos estéticos permitem que os pequenos deem asas à imaginação, permitindo que manipulem os brinquedos da forma que imaginarem, sem limitações.

O mesmo acontece com as histórias: os pequenos podem imaginar qualquer experiência multissensorial, porque os brinquedos Waldorf não são estruturados. Isso significa que sua finalidade não foi proposta antecipadamente.

Qual é a diferença entre os brinquedos Waldorf e outros brinquedos?

Um dos principais diferenciais dos brinquedos Waldorf em relação a outros brinquedos convencionais é o material de fabricação: enquanto os brinquedos Waldorf são neutros e suaves ao toque, a maioria dos brinquedos comercializados no mercado são feitos de plástico duro ou borracha rígida.

A estética dos brinquedos Waldorf também é diferente e muito bem marcada, pois são brinquedos visualmente harmoniosos, não possuem traços extremamente marcados ou definidos e são suaves quando segurados, apertados ou manipulados.

X
banner kinedu desenvolvimento

Suas cores são atraentes e muito vivas, o que permite que as crianças os diferenciem facilmente de qualquer outro. O mesmo acontece com a forma de fabricação, pois, por serem artesanais, os brinquedos Waldorf tendem a gerar maior conexão com as crianças em relação a brinquedos de plástico.

O mercado atual de brinquedos infantis se caracteriza por oferecer figuras de ação, carros ou bonecos fantásticos, especialmente pertencentes a franquias de séries de televisão animadas.

O mesmo acontece com bonecas que recriam as feições da figura feminina a partir de uma perspectiva setorial. Para crianças na primeira infância, são oferecidos objetos barulhentos e animados com funcionalidades tecnológicas como música, vozes, luzes extravagantes e movimentos mecânicos.

Os brinquedos Waldorf se afastam desses princípios e se baseiam na naturalidade de materiais como a madeira, que pode adquirir a temperatura do corpo da criança que a manipula.

Como saber se um brinquedo é Waldorf?

Os brinquedos Waldorf são identificados por tudo o que foi mencionado anteriormente em relação ao material de fabricação, que possui texturas suaves ao toque, como lã e algodão, entre outras; e traços suaves não completamente definidos, como, por exemplo, as bonecas, que possuem características faciais e corporais muito sutis com a finalidade de incentivar a criança a criar sua própria história e experimentar sua própria aventura.

O objetivo dos brinquedos Waldorf é incentivar as crianças a aprenderem sobre o mundo que as rodeia por meio da exploração livre de sua imaginação e sentidos, sem limitações, com o tato, a visão e o intelecto.

Isso também oferece outra grande vantagem de desenvolvimento em todos os níveis: as crianças aprendem a distinguir, precisar e diferenciar formas e figuras do mundo real, assim como sua função específica no tempo e no espaço. É isso que acontece, por exemplo, ao deixar girar uma roda, demonstrando o deslocamento por efeito da gravidade.

Os brinquedos Waldorf são recomendados para que idade?

Por serem suaves ao toque, visualmente atrativos, sem figuras completamente definidas e com cores muito vivas e distintas, os brinquedos Waldorf são apropriados para crianças de todas as idades, pelo menos até os sete anos de idade.

O arco-íris Waldorf, por exemplo, é um dos mais populares brinquedos de madeira porque se adapta a crianças de qualquer estágio da infância. Possui infinitas possibilidades de exploração que permitem que meninos e meninas inventem e explorem seu intelecto sem limitações.

Ao procurar entre a grande variedade de opções de brinquedos Waldorf disponíveis, você pode escolher qualquer um que considere adequado para a atual fase de desenvolvimento do seu pequeno.

Agora que você já sabe como é um brinquedo Waldorf e quais são seus objetivos, aproveite para baixar o app do Kinedu e participar de sessões interativas de brincadeiras com o seu pequeno!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.