X
X

A importância de seu filho dizer “não” e expressar sua independência

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Como o psicólogo do desenvolvimento Erick Erickson disse há um século, durante os primeiros anos de vida, uma parte muito importante do desenvolvimento socioafetivo de uma criança é a luta para encontrar o equilíbrio entre a dependência e a autonomia. À medida que o seu filho deixa de ser um bebê e entra na idade pré-escolar, ele começará a explorar o conceito de “identidade”, e trabalhará arduamente para se tornar um indivíduo independente.

Além de saber o próprio nome e idade, do que ele gosta e do que não gosta, para que o seu filho desenvolva a autonomia, ele deve começar a expressar que é uma pessoa com direito a opiniões e sentimentos próprios. Estes podem não apenas ser diferentes dos seus, mas até conflitar com seus desejos. É quando você sentirá que está preso na “Terra do Não” com o seu filho.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como o desenvolvimento cognitivo das crianças está apenas em seus estágios iniciais, entre dois e quatro anos de idade, elas começam a classificar o mundo em categorias e conceitos, e é normal ver as coisas através do binário “sim ou não”. Além disso, embora as habilidades linguísticas do seu filho tenham se desenvolvido muito ultimamente, ainda é muito cedo para ele se comunicar efetivamente com você. Portanto, para uma criança em idade pré-escolar, é muito mais fácil dizer “não” do que explicar com frases longas e usando gramática complexa que aquelas meias que você insiste em colocar nela pinicam.

Ser capaz de expressar discordância é fundamental para a experiência humana, assim como notar as diferenças e semelhanças entre as coisas, pensar de maneira abstrata, generalizar, tirar conclusões, relacionar-se com os outros ou criar coisas novas. Quando o seu filho diz “não”, ele começa a questionar as coisas, afirma independência e individualidade por meio da linguagem e abre novas portas para o desenvolvimento.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

2 comentários em “A importância de seu filho dizer “não” e expressar sua independência”

  1. Pingback: Desenvolvimento cognitivo infantil: como são os primeiros anos? - Kinedu Blog

  2. Pingback: As primeiras palavras e o desenvolvimento linguístico do meu bebê - Kinedu Blog

Comentários encerrados.