Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que meu filho diz “não” o tempo todo?

Pontos chave:

  1. As crianças pequenas estão explorando o conceito de “personalidade” e se esforçando para se estabelecerem como indivíduos independentes.
  2. O desenvolvimento da autonomia exige que as crianças afirmem o seu direito a sentimentos e opiniões que podem diferir dos dos seus pais, e isso exige que se aventurem na “terra do não”.
  3. Entre os 2 e os 4 anos, as crianças veem o mundo através do binário “sim-não” e podem ter dificuldade para se comunicar com uma linguagem que ainda se encontra nas fases iniciais de desenvolvimento.
  4. Dizer “não” é uma parte essencial do processo de desenvolvimento da criança, que lhe permite expressar discórdia, afirmar a sua independência e individualidade por meio da linguagem e problematizar as coisas.

Como o psicólogo do desenvolvimento Erick Erickson disse há um século, durante os primeiros anos de vida, uma parte muito importante do desenvolvimento socioafetivo de uma criança é a luta para encontrar o equilíbrio entre a dependência e a autonomia. À medida que o seu filho deixa de ser um bebê e entra na idade pré-escolar, ele começará a explorar o conceito de “identidade”, e trabalhará arduamente para se tornar um indivíduo independente.

Além de saber o próprio nome e idade, do que ele gosta e do que não gosta, para que o seu filho desenvolva a autonomia, ele deve começar a expressar que é uma pessoa com direito a opiniões e sentimentos próprios. Estes podem não apenas ser diferentes dos seus, mas até conflitar com seus desejos. É quando você sentirá que está preso na “Terra do Não” com o seu filho.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como o desenvolvimento cognitivo das crianças está apenas em seus estágios iniciais, entre dois e quatro anos de idade, elas começam a classificar o mundo em categorias e conceitos, e é normal ver as coisas através do binário “sim ou não”. Além disso, embora as habilidades linguísticas do seu filho tenham se desenvolvido muito ultimamente, ainda é muito cedo para ele se comunicar efetivamente com você. Portanto, para uma criança em idade pré-escolar, é muito mais fácil dizer “não” do que explicar com frases longas e usando gramática complexa que aquelas meias que você insiste em colocar nela pinicam.

Ser capaz de expressar discordância é fundamental para a experiência humana, assim como notar as diferenças e semelhanças entre as coisas, pensar de maneira abstrata, generalizar, tirar conclusões, relacionar-se com os outros ou criar coisas novas. Quando o seu filho diz “não”, ele começa a questionar as coisas, afirma independência e individualidade por meio da linguagem e abre novas portas para o desenvolvimento.

Artigos Relacionados