A ansiedade é muito comum entre as gestantes devido às dúvidas e incertezas em relação à gravidez, às preocupações relacionadas com o futuro bebê e aos medos relacionados ao parto. Além disso, mudanças físicas e hormonais podem provocar alterações de humor e aumentar os níveis de estresse das grávidas.
Quais são os sintomas da ansiedade?
- Dificuldades respiratórias;
- Dor de estômago;
- Dor de cabeça;
- Hipertensão;
- Sudorese e aumento da frequência cardíaca.
Por que a ansiedade deve ser reduzida durante a gravidez?
O estresse pode ser prejudicial caso esteja presente por longos períodos, pois produz altos níveis de cortisol no corpo. Se o nível de cortisol ficar elevado por muito tempo, ele pode elevar a sua pressão arterial e prejudicar a sua memória e o seu sistema imunológico.
Ainda não há informações concretas sobre como o estresse prolongado afeta futuros bebês. No entanto, estudos mostraram que alguns problemas de desenvolvimento, como o parto prematuro, abortos espontâneos, distúrbios de atenção e atrasos na linguagem têm sido associados com o estresse durante a gravidez.
Como posso diminuir a ansiedade?
Existem alguns exercícios que você pode fazer para controlar os ataques de ansiedade durante a gravidez. Por exemplo, exercícios de respiração e Yoga pré-natal. Fazer esses exercícios trará muitos benefícios para a sua saúde e o seu bem-estar, além de melhorar a sua circulação sanguínea e eliminar as toxinas.
6 respostas