Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mala da maternidade: o que levar quando chegar a hora do parto

mala da maternidade - casal arrumando a mala da maternidade

Seu bebê está prestes a chegar e, entre tantas emoções, é hora de separar um tempinho para uma tarefa deliciosa: arrumar a mala da maternidade!

Enquanto você dobra e coloca cada pequena roupa ali dentro, já começa a imaginar o rostinho do seu filho e ele usando as peças daqui a algumas semanas — ou dias!

Mas, para que esse momento seja maravilhoso como merece, vale a pena seguir algumas dicas para montar a mala maternidade sem levar coisas demais ou a menos. E não se esqueça de que ainda será preciso levar coisas para você e também para o papai — ou para outra pessoa que irá acompanhá-la. Então, vamos à leitura e mãos à obra!

Arrume a mala da maternidade com antecedência

Se a sua gravidez estiver correndo normalmente, é esperado que o seu bebê chegue a partir das 37 semanas de gestação — quando não será considerado prematuro. Logo, se você já chegou nessa fase, não espere mais para ajeitar as coisas, pois o seu filho pode chegar a qualquer momento.

Assim, a mala do pequenino já pode ficar prontinha nessas últimas semanas. Você pode tirar um tempo, com calma, para avaliar as roupinhas, as fraldas e alguns itens de higiene, organizar como achar as coisas mais facilmente e deixá-la fechada, só esperando a hora — uma lista pode ajudá-la a não se esquecer de nada.

Essa será uma preocupação a menos quando chegar a hora de ir para o hospital. Acredite: na hora H, muitas coisas passarão pela sua cabeça, e será bom não se preocupar com malas.

Fique de olho na estação do ano

A dúvida sobre o que levar é muito comum entre as mamães. Em primeiro lugar, é importante atentar-se à estação do ano em que o seu bebê vai nascer — e, claro, como é o clima na sua cidade.

Se for muito calor, no meio do verão, não vale a pena encher a mala com macacões quentes, cobertores, muitas toucas e luvas. Os recém-nascidos realmente sentem mais frio do que nós, adultos, mas exagerar e aquecê-los demais pode fazer mal.

A mesma dica serve para temperaturas baixas. Nesse caso, pode caprichar nas roupas mais quentinhas e peças que podem se sobrepor: bodies com manga longa, calças finas, macacões mais grossos, meias, luvas, gorros, casaquinhos e mantas.

X
banner kinedu prenatal pt

Para facilitar as trocas, lembre-se de levar peças que sejam mais fáceis de colocar e tirar, prezando sempre pelo conforto do bebê. Deixe as rendas, detalhes e tecidos menos confortáveis para depois. Já na meia-estação, bodies de manga longa, calças com pezinho, casaquinhos, toucas, meias, luvas e mantas leves são suficientes para deixar o seu pequeno aquecido e confortável.

E, independentemente da estação, não se esqueça das fraldinhas de boca, que serão úteis desde os primeiros minutos.

Não exagere na quantidade

É claro que é impossível prever o número de roupas que o seu bebê vai usar, afinal, é natural que ele se suje. Mas, em média, os recém-nascidos usam, no hospital, duas trocas de roupa por dia.

Portanto, mesmo que você esteja programada para ter o parto normal, que lhe permitirá voltar para casa no dia seguinte, leve cerca de 6 trocas para ter peças extras, se for preciso, ou mesmo se uma cesárea for necessária.

Além disso, veja se o hospital escolhido fornece itens de higiene, como fraldas, pomadas, álcool para a limpeza do umbigo, entre outros.

Para a mamãe:

  • 3 pijamas e 1 robe;
  • 3 sutiãs de amamentação;
  • 6 calcinhas grandes e absorventes (os pós-parto ou noturnos são mais indicados);
  • chinelos;
  • roupa para voltar para casa;
  • itens de higiene pessoal, prendedores de cabelo e maquiagem (se quiser);
  • documentação.

Para o acompanhante:

  • roupa para passar o dia e dormir;
  • chinelos;
  • itens de higiene pessoal.

Vale ressaltar que essas são apenas algumas orientações para ajudá-la a arrumar a sua mala da maternidade, mas não é uma regra. Cada mamãe tem as suas particularidades e necessidades, e é preciso respeitá-las. O essencial é ajeitar as coisas com tranquilidade para não se esquecer de nada e não deixar de aproveitar esse momento tão gostoso com calma.

E lembre-se: sempre é possível que o seu acompanhante vá buscar algo em casa enquanto você estiver no hospital com o seu bebê — a menos que o hospital seja muito, muito distante. Por isso, não precisa se preocupar tanto, ok?

Agora, que tal ajudar outras mamães a arrumar a mala da maternidade, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais?

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.