Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são as primeiras teorias de aprendizagem do seu bebê?

Pontos chave:

  1. Os bebês desenvolvem teorias avançadas e conhecimento desde muito jovens.
  2. Eles constroem teorias sobre objetos, números, seres vivos, a mente e relações.
  3. Essas teorias desempenham um papel crucial em suas vidas diárias e aprendizado futuro.
  4. Não subestime as habilidades cognitivas do seu bebê e explore o mundo com ele.

Você provavelmente já sabe disso, mas o cérebro do seu bebê está se desenvolvendo a tal velocidade, que o seu pequeno é capaz de inventar teorias e sistemas que consideramos avançados demais para a idade dele. Desde muito cedo, os bebês são competentes, ativos e muito intuitivos. Diferentes estudos sugerem que bebês não são observadores “passivos”, mas sim que gastam seu tempo formando teorias e conhecimentos que os ajudam a desbravar e entender o mundo ao seu redor.

Algumas das teorias explicativas que os bebês desenvolvem desde muito cedo são:

– Teoria dos objetos: Os bebês entendem os princípios fundamentais de que as coisas se movem no tempo e no espaço. Toda vez que seu bebê brinca com alguma coisa, ele está aperfeiçoando seu conhecimento sobre como mover ou manipular esse objeto.

– Teoria numérica: Os bebês inventam dois tipos de sistemas numéricos que servem como base para futuras aplicações matemáticas. Usam um deles para números pequenos e exatos e o outro para quantidades maiores.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Teoria sobre os seres vivos: Os bebês começam a entender os fundamentos dessa teoria quando se tornam aptos a distinguir entre seres vivos e objetos inanimados, ou quando entendem ideias como a de que uma ferida cura com o tempo.

– Teoria da mente: Eles têm a idéia básica de que, quando as pessoas olham para algo, isso é sinal de que elas estão prestando atenção naquilo, que as pessoas tendem a agir intencionalmente e que todos temos sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.

– Teoria das relações: Por meio das brincadeiras exploratórias, os bebês aprendem a reconhecer relações causais e aproveitam esse conhecimento para resolver problemas (por exemplo, como fazer um brinquedo funcionar).

Todas essas teorias não existem como conhecimentos isolados. Cada uma delas desempenha um papel muito importante no cotidiano do seu filho e em como ele desenvolverá seus conhecimentos futuros. A cada pesquisa que é publicada, estamos descobrindo exatamente o quanto os bebês conseguem entender desde muito cedo. No passado, as habilidades cognitivas dos bebês eram muito subestimadas e, como resultado, muitas pessoas perdiam a oportunidade de explorar e estimular a construção de teorias dos seus filhos.

Lembre-se de usar o Kinedu como seu guia de atividades divertidas que ajudarão você a desenvolver e aprender mais sobre as habilidades cognitivas e de raciocínio de seu bebê.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.