Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

4 atividades de colagem para educação infantil

atividades de colagem para educação infantil

A educação infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças, proporcionando experiências ricas e estimulantes. Entre as diversas atividades que podem ser exploradas nessa fase, as atividades de colagem se destacam como uma prática que combina diversão e aprendizado. 

Pensando nisso, separamos algumas atividades de colagem  para educação infantil, com o intuito de incentivar a criatividade e desenvolvimento motor dos pequenos! Todas essas atividades foram pensadas por especialistas em desenvolvimento na primeira infância e podem ser encontradas na plataforma do Kinedu para educadores, e também no app do Kinedu para pais. Confira!

Ideias de atividades de colagem para educação infantil

1. Colagem de alimentos nutritivos

Materiais

  • Imagens de alimentos saudáveis;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Folhas de papel.

Como fazer

Para começar essa atividade, traga imagens de alimentos saudáveis para a sala de aula (você pode imprimi-las ou procurá-las em revistas ou jornais). Peça aos alunos que observem as diferentes imagens e identifiquem os alimentos com base em sua cor, forma, etc. Elogie-os quando identificarem corretamente um alimento e corte a figura correspondente. Em seguida, ajude-os a colar cada alimento em uma folha de papel, criando uma colagem de alimentos saudáveis. Essa atividade permitirá que as crianças se familiarizem com diversos alimentos nutritivos sem a pressão de experimentá-los e fortalecerá a compreensão da linguagem para dar e receber instruções.

2. Colagem de Brinquedos

Materiais

  • Revistas com imagens de brinquedos;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Cartolina;
  • Materiais de decoração (lápis de cor, canetas coloridas, adesivos, etc.).

Como fazer

Para essa atividade de colagem, comece mostrando aos seus alunos revistas com imagens de brinquedos e permita que eles explorem livremente as imagens. Em seguida, peça que escolham três imagens dos brinquedos que mais gostam. Recorte as imagens e entregue para que colem em uma cartolina e decorem com diferentes materiais. Essa atividade permite que as crianças desenvolvam suas habilidades de escolha, coordenação motora fina e expressão artística, estimulando a criatividade e a imaginação.

X
banner kinedu desenvolvimento

3. Minha colagem de formas I

Materiais

  • Folhas de papel colorido;
  • Lápis de cor;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Cartolina.

Como fazer

Para começar essa atividade, explique aos seus alunos que eles irão criar uma colagem de formas geométricas. Pegue folhas de papel de diferentes cores e desenhe círculos, triângulos e quadrados de tamanhos diferentes. Incentive-os a desenhar círculos sozinhos, utilizando um dos desenhos como exemplo. Em seguida, recorte todas as formas e deixe que eles as colem livremente em uma cartolina, criando uma colagem grande e colorida. Durante o processo, revise o nome de cada forma e peça para os seus alunos repetirem. Essa atividade de colagem estimula a coordenação motora fina e ajuda a revisar os nomes das formas geométricas básicas.

4. Colagem de Cores

Materiais

  • Folhas de papel em branco;
  • Pedaços de papel colorido;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Imagens (opcional);
  • Materiais de decoração (lápis de cor, canetas coloridas, adesivos, etc.).

Como fazer

Sente-se com os alunos e explique que farão uma atividade de colagem, na qual poderão criar qualquer figura que desejarem. Apoie o interesse deles, deixando-os livres para escolherem o que desejam desenhar. Explique que a atividade consiste em colar diferentes pedaços de papel e imagens para formar uma figura. Você pode ajudá-los, guiando suas mãozinhas durante o processo até que possam fazer sozinhos. Se ficarem frustrados, ofereça ajuda e elogie seus esforços. Caso tenham dificuldade para começar ou continuar a atividade, sugira alguns materiais e pergunte se desejam usá-los em sua colagem. O objetivo dessa atividade de colagem é estimular a criatividade e a independência dos alunos na escolha dos materiais e na organização da colagem.

As atividades de colagem desempenham um papel fundamental no desenvolvimento global das crianças. Ao permitir que explorem diferentes materiais, cores, texturas e formas, essas atividades estimulam a coordenação motora fina, a criatividade, a expressão artística e as habilidades cognitivas. Além disso, promovem o desenvolvimento da concentração, atenção e percepção visual das crianças.

Para encontrar mais atividades de colagem e outras propostas para ajudar a estimular o desenvolvimento dos seus alunos, acesse a plataforma do Kinedu para educadores! Por lá, você poderá planejar suas aulas com atividades baseadas na idade e fase de desenvolvimento dos seus alunos.

Divirtam-se colando!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.