A patologista e terapeuta Molly Dresner possui ideias novas e divertidas para ajudar nossos filhos a desenvolver suas habilidades de seguir instruções.

Por serem muito jovens, as crianças precisam de orientações e pausas para fazer as coisas que pedimos que façam. Ao invés de dar uma série de instruções de uma vez, vá devagar, seja claro, e dê o exemplo para que seu filho possa fazer uma determinada tarefa. Aproveite músicas, ritmos, caças ao tesouro e jogos de imitação para treinar seu bebê e ajude-o a se concentrar e concluir uma tarefa com várias etapas.

1. Use música

A música é uma excelente ferramenta para motivar as crianças a seguirem instruções! Existem muitas canções infantis que foram compostas com essa intencão. A Xuxa em “Xuxa Só para Baixinhos” fez um trabalho incrível ao incluir instruções em algumas das suas músicas mais cativantes (por exemplo, Cabeça, Ombro, Joelho e Pé). Eu também adoro as músicas da Vila Sésamo (muitas disponíveis no YouTube). Há muitos outros clássicos que eu amo porque combina conceitos espaciais com as direções (embaixo, em cima, atrás).

2. Movimente-se

Você pode criar um circuito de obstáculos com praticamente qualquer coisa em sua casa! “Pistas” de obstáculo são ótimas para crianças menores, porque elas têm a orientação visual de direção. Talvez você crie um circuito com a mobília da sala: passe debaixo da cadeira, suba no sofá, escorregue pelo sofá, rasteje no carpete, etc. Vocês também podem ir para o quintal se o seu filho precisar de mais espaço ao seguir as instruções: desça as escadas, corra ao redor da árvore, rasteje pela grama, etc.

3. Siga o Mestre

A brincadeira “Siga o Mestre” tem atravessado gerações porque é motivadora, divertida e uma excelente maneira de seguir instruções. A melhor parte é que você não precisa de nenhum material! Você pode brincar disso em qualquer lugar: em casa, esperando na fila do supermercado ou quando estiver no carro. Quanto mais jovem o seu filho for, mais necessário será dar a ele instruções visuais. Isto é, talvez você deva mostrar a ele o que ele deve fazer para cada instrução. No entanto, com a prática, pouco a pouco, o seu filho aprenderá a seguir instruções apenas verbais.

4. Caça ao tesouro

“Caça ao tesouro” é outra brincadeira fácil e prática para seguir instruções. Você pode criá-la com materiais específicos ou simplesmente usar objetos do cotidiano. Eu gosto de fazer caça ao tesouro utilizando coisas que já estão distribuídas pela casa. Por exemplo: encontre 3 chapéus, busque 2 dinossauros, pegue 1 banana, etc. Você também pode incluir algumas rotinas de limpeza durante a atividade (por exemplo, pegue todos os carrinhos e guarde-os na caixa).

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

5. Hora de jogar

Existem excelentes jogos de tabuleiro que foram projetados para seguir instruções. Um dos meus favoritos é o Twister. Se seu filho preferir jogos estruturados, essas serão suas melhores opções!


 

Molly Dresner é patologista e terapeuta da linguagem com base em Nova York. Ela recentemente publicou seu livro The Speech Teacher’s Handbook, um guia interessante com dicas práticas e atividades simples para os pais ajudarem seus filhos.

Instagram @thespeechteacher, página web o Facebook.