Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

7 atividades com formas geométricas para educação infantil

7 atividades com formas geométricas para educação infantil

Por meio de atividades lúdicas, os pequenos aprendem e se desenvolvem em diversos campos. Por isso, separamos 7 brincadeiras sobre formas geométricas para educação infantil.

As crianças aprendem brincando. E, por meio de atividades lúdicas direcionadas para objetivos de aprendizagem específicos, o desenvolvimento do seu filho é ainda mais estimulado.

O conhecimento das formas geométricas, por exemplo, é importante para trabalhar as habilidades matemáticas e para a compreensão do mundo.

Por isso, separamos 7 brincadeiras sobre formas geométricas para educação infantil, todas do catálogo do app Kinedu.

Por lá, você confere +1.800 atividades criadas por especialistas para cada fase do desenvolvimento infantil. Ainda, o Kinedu tem uma página exclusiva para educadores!

Formas geométricas na educação infantil: como desenvolver

Está sem ideias e quer saber quais atividades agradam mais as crianças? Então, continue a leitura!

1. Três formas geométricas

A partir dos 13 meses, já é possível mostrar as figuras geométricas para seu filho. Você pode utilizar brinquedos que tenham as formas básicas — círculo, quadrado e triângulo — ou desenhá-las no papel e recortá-las.

Basta mostrar cada figura para seu pequeno e dizer o nome em voz alta. Se ele já sabe falar, estimule-o a repetir — assim, você também estimulará o desenvolvimento linguístico dele. Mostre objetos da casa que têm essas formas, dizendo, por exemplo: “Olhe, a mesa é quadrada”.

Em seguida, utilize uma fita adesiva para criar essas formas no chão e peça para ele andar sobre a fita, lembrando o nome de cada uma, ao dizer “Você está andando sobre o círculo”, e assim por diante.

2. Agrupando formas geométricas

Nessa atividade, você treinará as habilidades linguísticas do seu filho, além de estimular a capacidade dele de compreender as formas e classificá-las. Providencie peças de brinquedo nos formatos geométricos ou faça algumas utilizando cartolina.

Entregue as peças para seu filho e peça para ele agrupá-las de acordo com a sua forma. Não se esqueça de repetir constantemente o nome das figuras e de parabenizá-lo a cada acerto. Ainda, você pode estimular as habilidades matemáticas, pedindo que ele conte quantas peças há de cada forma.

3. Traçando formas geométricas

Além de exercitar a coordenação motora fina, essa atividade estimula o lóbulo frontal do cérebro do seu pequeno, responsável pelos processos cognitivos como a identificação de formas geométricas. Você só precisará de papel, lápis e giz de cera.

Faça o desenho de formas geométricas usando o lápis e, em seguida, peça para seu filho traçar a mesma figura por cima da sua usando o giz de cera. Durante o processo, nomeie cada forma e estimule-o a repetir. Você também pode pedir que ele procure objetos com aquele formato, ajudando-o a identificá-los.

4. Saltando em formas geométricas

Nessa brincadeira, você ajudará a estimular a habilidade de pular ao mesmo tempo em que reforça o conhecimento sobre as formas geométricas.

Imprima ou desenhe em cartolinas coloridas imagens de um quadrado, um retângulo e um círculo. Elas devem ser grandes o suficiente para que seu filho pise nelas com os dois pés.

X
banner kinedu desenvolvimento

Depois, use uma fita adesiva para colá-las no chão com cerca de 30 centímetros de distância entre cada uma. Peça para seu filho pular na primeira forma e diga a ele o nome e a cor dela. Em seguida, diga para ele pular para as próximas, sempre reforçando os nomes.

Para deixar ainda mais divertido, você pode providenciar uma bola, posicioná-la na frente do seu filho e desafiá-lo a chutar cada vez que pular sobre uma forma. Observe se ele consegue manter o equilíbrio sobre um pé só para chutar a bola.

5. Carimbos geométricos

Ainda para os pequenos de 1,5 a 2 anos, essa atividade ajuda a reforçar o conhecimento sobre formas geométricas enquanto estimula a coordenação motora fina. Você precisará de:

  • cartolina;
  • esponjas;
  • tesoura;
  • tintas para pintura a dedo.

Primeiro, desenhe as formas básicas nas esponjas e ajude seu filho a cortar as figuras, mostrando como usar a tesoura. Vocês vão criar carimbos divertidos de figuras geométricas!

Mostre a ele que, quando vocês mergulham a esponja em uma tinta e depois a pressionam na cartolina, ela imprime a imagem na folha. Durante a brincadeira, não se esqueça de nomear cada figura para que seu filho associe a imagem ao seu respectivo nome.

6. Sra. Lagarta

Para essa atividade, providencie papéis coloridos, tesoura e fita adesiva. Primeiro, recorte alguns círculos grandes de cores diferentes. Desenhe e recorte também olhos e antenas pretas para a lagarta.

Chame seu pequeno para brincar e comece colando a lagarta na parede, montando o seu corpo com os círculos e colocando os olhos e as antenas na cabeça.

Depois, use as sobras de papel para recortar pequenos círculos, triângulos e quadrados coloridos. Explique ao seu filho que a Sra. Lagarta precisa de ajuda para colar as formas geométricas em suas cores correspondentes no corpo dela.

Entregue cada forma com a fita adesiva e peça para que ele cole na lagarta. Parabenize-o sempre que acertar a correspondência das cores, além de reforçar o nome das figuras para que ele continue se familiarizando com elas.

No final, tirem uma foto com a Sra. Lagarta para que possam se lembrar depois do dia em que a ajudaram.

7. Twister do calcanhar à ponta do pé

Para crianças maiores, por volta de seus 3 anos, a famosa brincadeira de twister é diversão garantida. Nela, o tapete de formas funciona como um jogo de tabuleiro: é preciso seguir os comandos e posicionar os pés nas figuras sem cair.

É possível criar o seu tapete de twister caseiro utilizando cartolina: basta providenciar marcadores de cores diferentes e desenhar formas geométricas coloridas. Faça triângulos, círculos e quadrados em tamanho adequado para que seu filho posicione os pés sobre eles.

Depois, chame-o e mostre o movimento de pisar primeiro com o calcanhar, depois com os dedos, além de explicar qual é o pé direito e o esquerdo. Em seguida, comece as instruções, como “pé direito no triângulo amarelo”. O objetivo é fortalecer os músculos dos pés, além de revisar as formas e as cores. Com amigos, a brincadeira pode ser ainda mais divertida.

Vale lembrar que além do enfoque no uso de formas geométricas na educação infantil, o Twister também desenvolve coordenação motora, equilíbrio, controle da musculatura do corpo e raciocínio lógico! Gostou das dicas? Essas atividades sobre formas geométricas na educação infantil são excelentes para ajudar seu pequeno a fortalecer esse conhecimento.

As brincadeiras educativas favorecem o desenvolvimento infantil com afeto e diversão. Então, faça o download do app Kinedu e confira todas as atividades para o desenvolvimento do seu pequeno!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.