Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê não responde pelo nome, o que fazer?

socorro, meu bebê não responde pelo nome!

“Estou preocupada! Meu bebê não responde pelo nome!”. Você tem esse receio? Continue lendo para descobrir por que isso pode estar acontecendo e como ajudar seu pequeno com a linguagem receptiva.

Como mãe ou pai, pode ser desconcertante chamar seu bebê pelo nome e não obter resposta. Se preocupar que algo possa estar errado é normal, mas os bebês podem não responder quando os pais os chamam por várias razões diferentes, e a maioria delas não é motivo de preocupação.

A capacidade de reconhecer e responder ao próprio nome é um marco importante no desenvolvimento de um bebê. Geralmente, é um dos primeiros sinais de que ele está começando a entender a linguagem. Pode ser frustrante para os pais que seus bebês pareçam não responder. Felizmente, há maneiras de ajudar seu pequeno a desenvolver habilidades de linguagem receptiva para que ele eventualmente possa reconhecer seu próprio nome.

Neste artigo, discutiremos por que os bebês nem sempre respondem quando chamados pelo nome, e daremos algumas dicas para ajudar seu bebê a fazer isso.

Como a linguagem receptiva se desenvolve

A linguagem receptiva é um conjunto de habilidades que nos permite entender as coisas que ouvimos. Isso inclui reconhecer e responder ao próprio nome, além de entender outras palavras e instruções. As habilidades de linguagem receptiva começam a se desenvolver no início da infância e continuam se desenvolvendo mais tarde.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Alguns marcos relacionados a habilidades de linguagem receptiva no primeiro ano do bebê são:

  • Até 3 meses: aprender a reconhecer as vozes dos pais e cuidadores e começar a entender que chorar é uma forma de comunicação;
  • Até 6 meses: começar a reconhecer o próprio nome e mudanças no tom de voz;
  • Até 9 meses: entender palavras simples e cotidianas, incluindo o próprio nome, e responder virando a cabeça ao ouvi-lo;
  • Com um ano de idade: reconhecer o próprio nome quando dito por vozes familiares, além de entender comandos simples como “sente-se” ou “bata palmas”, e identificar objetos básicos, como uma bola ou mamadeira, quando apontados.

À medida que cresce, o bebê aprende habilidades de linguagem receptiva mais complexas, como entender perguntas, seguir instruções com várias etapas e usar pronomes corretamente. Embora alguns bebês possam entender esses conceitos rapidamente, outros podem levar mais tempo.

X
banner kinedu desenvolvimento

Por que meu bebê não responde pelo nome?

Existem várias razões possíveis, e uma possibilidade é que ele esteja distraído por outros estímulos e não te ouça chamando. Seu bebê também pode ser muito jovem para reconhecer o som de seu próprio nome, especialmente se for um nome menos comum. Além disso, se o seu bebê tiver perda auditiva, ele pode ter dificuldade em reconhecer a fala em geral e, portanto, ter dificuldade em reconhecer o próprio nome.

Por fim, as crianças às vezes podem passar por fases em que parecem ignorar os chamados dos pais apenas porque querem – principalmente como forma de afirmar independência e controle sobre como interagem com outras pessoas.

5 dicas para ajudar seu bebê a responder ao ouvir seu nome

Se o seu bebê não responde pelo nome, há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a aprender a fazer isso:

Baixe o Kinedu e acesse um plano personalizado de atividades para a idade e fase do seu bebê!

  1. Primeiro, certifique-se de que o ambiente está calmo e tranquilo para que haja menos possibilidades de seu bebê se distrair;
  2. Em seguida, tente usar o nome dele em um tom de voz alegre e com frequência enquanto fala ou brinca com ele;
  3. Você também pode apontar outras pessoas e objetos e nomeá-los, para que seu bebê se familiarize mais com os nomes das coisas;
  4. Além disso, tente fazer brincadeiras como “Cadê? Achou!” ou jogos de palmas em que seu filho precisa seguir as suas dicas para o jogo continuar. Isso ajudará seu bebê a se familiarizar mais com responder ao próprio nome;
  5. Por fim, você pode começar a usar comandos simples como “acene a mão” ou “me dê um abraço”, seguidos da respectiva ação, para que seu bebê aprenda a responder a instruções dadas em um certo tom de voz.

Meu bebê não responde pelo nome: o que posso fazer?

Se o seu bebê continuar não respondendo ao próprio nome após você tentar as estratégias descritas acima, é importante levá-lo a um pediatra ou fonoaudiólogo para que ele seja examinado, pois eles poderão identificar quaisquer problemas e ensinar outras estratégias para ajudar seu filho a aprender essa habilidade. Além disso, eles poderão recomendar uma avaliação formal para descartar quaisquer atrasos no desenvolvimento.

Se seu filho for diagnosticado com algum tipo de deficiência, é importante estar sempre em estreita colaboração com uma equipe de saúde e outros profissionais para garantir que seu pequeno receba a ajuda de que precisa para atingir seu potencial pleno. Serviços de intervenção precoce, como terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia, podem ser extremamente benéficos para ajudar bebês a aprenderem habilidades de linguagem receptiva, como responder ao próprio nome.

Ao proporcionar um ambiente de aprendizagem adequado, usar o nome do seu bebê com frequência e envolvê-lo em atividades que exijam que ele responda, você pode ajudá-lo a aprender essa habilidade importante. Se o seu bebê continuar não respondendo depois de tentar essas estratégias, certifique-se de levá-lo para uma avaliação por um profissional. Com a intervenção correta, seu bebê em breve estará respondendo ao próprio nome!

“Meu bebê não responde pelo nome” é uma preocupação comum entre os pais. No Kinedu, você aprende como observar cada marco do seu bebê, para garantir que o desenvolvimento dele esteja dentro do esperado. Baixe o app gratuitamente!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.