X
X
com quantos meses o bebê reconhece o próprio nome

Com quantos meses o bebê reconhece o próprio nome?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Com quantos meses o bebê reconhece o próprio nome? Entenda, neste artigo, quando e como ajudar seu filho a desenvolver habilidades linguísticas receptivas. 

Desde o nascimento, seu filho começa a ouvir o próprio nome. Você pode estar se perguntando com quantos meses o bebê reconhece o nome e quando ele irá saber o próprio nome e reagir a ele.

Os bebês começam a ter contato com a linguagem oral desde o nascimento, e seus cérebros já estão desenvolvendo e processando a linguagem. Classificar as palavras que escutam e relacioná-las com seus significados é um dos primeiros grandes marcos do desenvolvimento do seu bebê.

Reconhecer o próprio nome é um indicador de que seu bebê alcançou uma parte muito importante de seu desenvolvimento linguístico, conhecida como linguagem receptiva.

O que é linguagem receptiva?

Desde o nascimento, seu bebê começa a desenvolver habilidades de linguagem receptiva. As habilidades de linguagem expressiva se desenvolvem mais tarde, quando seu pequeno diz sua primeira palavra e aprende a usar a linguagem para se comunicar com os outros.

A linguagem receptiva é a compreensão e reconhecimento de palavras que têm significado. As habilidades de linguagem receptiva são necessárias para que um bebê reconheça seu nome, além de serem pré-requisito para que seu filho desenvolva a linguagem expressiva mais tarde, quando aprender a falar.

Afinal, com quantos meses o bebê reconhece o nome dele? 

Talvez você se surpreenda em saber que a maioria dos bebês consegue reconhecer o próprio nome aos seis meses de idade e responder a ele ao ser chamado por volta dos nove meses de idade.

Esse é um dos principais marcos do desenvolvimento da linguagem receptiva e a base para todas as outras habilidades linguísticas. 

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu filho!

Embora cada bebê alcance seus marcos do desenvolvimento em seu próprio tempo, o caminho que seu bebê irá trilhar para aprender o prórpio nome geralmente segue a seguinte cronologia:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Do nascimento aos 3 meses: O desenvolvimento linguístico começa desde o primeiro dia! Seu bebê irá virar a cabeça na direção dos sons ou vozes que ouvir e entenderá que seu choro é uma forma de comunicação. Ele fará sons vocálicos guturais e gestos com os braços, além de aprender a reconhecer as vozes de seus cuidadores. 
  • 3 a 6 meses: Seu filho começará a responder a voz e conversas virando a cabeça na direção dos sons. Ele começará a reconhecer o próprio nome, bem como as mudanças nos tons de voz. Seu bebê começará a fazer sons consonantais, balbuciar e imitar uma conversa..  
  • 6 a 9 meses: A esta altura, seu bebê responderá ao próprio nome, talvez virando a cabeça quando alguém disser seu nome em voz alta. Suas habilidades de linguagem receptiva também terão se desenvolvido para permitir que ele entenda palavras simples e presentes na rotina dele, como “livro” ou “banana”.
  • 9 a 12 meses: Ao fim do primeiro ano, a maioria dos bebês entende a quem as palavras “mamãe” e “papai” se referem. Nesta idade, os bebês usam gestos – como apontar e acenar – para se expressar. Eles também podem começar a dizer suas primeiras palavras nesta fase.

Ver o seu bebê desenvolver suas habilidades linguísticas e começar a reconhecer o próprio nome, interagir e se comunicar com você é muito emocionante! 

Como posso ajudar meu bebê a aprender o próprio nome?

A coisa mais importante que você pode fazer para ajudar seu bebê a reconhecer o próprio nome e alcançar seus marcos do desenvolvimento linguístico é falar com ele em todas as oportunidades. Usar o nome do seu pequeno repetidamente ao falar com ele pode ajudá-lo a aprender que aquele é o nome dele e a começar a reconhecer o significado disso.

A linguagem é desenvolvida com o tempo, e quanto mais seu filho for exposto à linguagem cotidiana, a mudanças de tom e a padrões de conversa social, mais ele poderá fortalecer suas habilidades linguísticas. Mesmo antes de ser capaz de se comunicar ou entender palavras, seu pequeno está absorvendo todos os sons e linguagens que consegue ouvir no ambiente.

Confira algumas formas de apoiar o desenvolvimento linguístico do seu filho:

  1. Narre atividades cotidianas: Mesmo que seu pequeno não entenda tudo o que você fala, ele está aprendendo. Escolha qualquer atividade rotineira, como um banho, por exemplo, e narre a experiência completa para o seu filho, usando o nome dele em todas as oportunidades. Por exemplo, fale coisas como “Agora vou lavar os pés do João. Isso faz cócegas? Você consegue sentir a água nos seus pés?”. Você também pode nomear e identificar as partes do corpo durante o banho, troca de fraldas ou troca de roupa. Explique cada tarefa e descreva o que você estiver fazendo.
  2. Leia para o seu bebê: Ler para o seu bebê é uma parte vital do desenvolvimento da linguagem. Entretanto, você pode ler de tudo para seu pequeno, e isso inclui ler o jornal durante o café da manhã ou até mesmo as instruções de algum produto que você tenha comprado recentemente. Aponte para as imagens, pause e pergunte ao seu bebê o que ele acha sobre alguma coisa. Quanto mais exposição à linguagem e estrutura linguística, melhor!
  3. Cante! Quer seja uma cantiga infantil popular, sua música favorita ou uma canção inventada sobre uma tarefa cotidiana, a música é uma forma poderosa de introduzir a linguagem ao seu pequeno e ajudá-lo a começar a entender as palavras.

Há muitas maneiras simples e divertidas de estimular a linguagem do seu pequeno! Para mais de 1.800 ideias de atividades para apoiar o desenvolvimento do seu filho, baixe o app Kinedu!

E se meu bebê não reconhecer o próprio nome?

É comum se preocupar com o seu bebê e se perguntar se ele está desenvolvendo suas habilidades em um ritmo normal. É importante lembrar que cada bebê alcançará os marcos do desenvolvimento em seu próprio tempo, mas também é importante ficar de olho em alguns indicadores para saber quando conversar com seu pediatra sobre um potencial atraso na linguagem.

Nem todos os indicadores significam que existe um problema, mas todos devem ser avaliados com seu pediatra.

Você deve conversar com seu médico se, aos 9 meses de idade, seu bebê:

  • Não reconhecer o próprio nome;
  • Não responder ao próprio nome;
  • Não balbuciar;
  • Não usar sons vocálicos e consonantais.

Você deve avisar seu pediatra se, aos 12 meses de idade, seu bebê:

  • Não disser palavras simples, como “mamãe” ou “papai”;
  • Não apontar para os objetos que deseja e não fizer sons;
  • Não balbuciar com variações de tom de voz, imitando um diálogo.

Conversar com seu pediatra sobre suas preocupações pode te ajudar a intervir precocemente, se necessário, e a encontrar o suporte adequado para melhorar o desenvolvimento linguístico do seu pequeno.

Agora que você já sabe com quantos meses o bebê reconhece o nome dele, aproveite para baixar o Kinedu e acessar aulas ao vivo e gravadas sobre Fala do Bebê e muitos outros temas relevantes para quem tem uma criança de 0 a 6 anos.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *