Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como estimular o raciocínio lógico e as habilidades matemáticas

Pontos chave:

  1. Pesquisa mostraram que as crianças que brincam com quebra-cabeças, blocos de construção e jogos de tabuleiro tendem a ter melhores habilidades de raciocínio espacial.
  2. O pensamento espacial é importante para certas carreiras relacionadas com a matemática, como ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
  3. Para encorajar o pensamento espacial, os pais podem ser criativos com blocos de construção, usar ocasiões cotidianas para praticar o pensamento espacial, usar palavras para descrever conceitos espaciais e usar gestos para reforçar o significado das palavras espaciais.
  4. As atividades devem ser divertidas e desafiadoras o suficiente para promover a aprendizagem, mas não muito difíceis a ponto de se tornarem frustrantes, por isso é importante avaliar a confiança da criança e fazer os ajustes necessários.

Embora brinquedos como quebra-cabeças e blocos possam não ser tão atraentes quanto os videogames ou eletrônicos, algumas evidências sugerem que as crianças que brincam com eles podem obter muitos benefícios cognitivos. Na verdade, a pesquisa mostra que tipos específicos de brincadeiras estão realmente associados ao desenvolvimento de certas habilidades cognitivas, o que significa que você deve prestar atenção em alguns brinquedos!

Um estudo realizado por pesquisadores do Rhodes College, em que os dados de 847 crianças foram examinados, mostrou que crianças que brincam com frequência (cerca de seis vezes por semana) com quebra-cabeças, blocos e jogos de tabuleiro tendem a ter melhor capacidade de raciocínio espacial. Curiosamente, outros tipos de jogo, como desenhar, andar de bicicleta ou brincar com jogos de matemática não foram associados ao desenvolvimento dessa habilidade. Outro estudo realizado pela psicóloga Susan Levine, da Universidade de Chicago, especialista em desenvolvimento de matemática em crianças pequenas, confirmou ainda que as crianças que brincam com quebra-cabeças desde cedo desenvolvem uma melhor capacidade visuoespacial.

Mas de que maneira ter uma melhor capacidade visuoespacial ajuda seu filho?

Ter a capacidade de transformar mentalmente formas é um fator importante para o sucesso posterior em certas carreiras relacionadas à matemática, tais como a ciência, a tecnologia e a engenharia. As descobertas desses estudos mostram que brincar com quebra-cabeças durante os primeiros anos pode ajudar a formar a base e se tornar uma possível ferramenta de intervenção para a melhoria dessa habilidade.

Além de incorporar blocos de montar e quebra-cabeças na rotina do seu filho, você pode experimentar algumas dessas sugestões para estimular sua capacidade visuoespacial:

1. Seja criativa ao usar os blocos

  • Envolva-se! Mostre ao seu filho como construir e criar coisas diferentes.
  • Utilize desafios como parte da diversão. Convide seu filho a tentar montar estruturas semelhantes àquelas que você vê em um livro ou na TV, ou até mesmo tentar replicar uma que você esteja fazendo.
  • Não se esqueça de incorporar diferentes brinquedos e acessórios para estimular ainda mais o jogo.

2. Use situações do dia a dia para praticar o pensamento espacial

As tarefas espaciais estão presentes em várias ocasiões. Você pode incentivar seu filho a reforçar sua capacidade visuoespacial fazendo perguntas como:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Que forma teremos se cortarmos o sanduíche lateralmente?
  • Todos esses itens caberão em uma só sacola?
  • Que rua devemos escolher para chegar em casa?
  • O prato fica embaixo ou em cima da mesa?

3. Use palavras que descrevam os conceitos espaciais

Dê ao seu filho atividades que permitam que ele utilize os conceitos espaciais, como quebra-cabeças e blocos de montar. Uma pesquisa feita pela Universidade de Chicago revelou que as crianças que ouvem seus pais usarem termos espaciais para descrever o tamanho e a forma dos objetos, e que as usam em sua interação diária, têm melhor desempenho em testes de capacidade visuoespacial!

Alguns termos espaciais que você pode usar em suas interações do dia a dia são: redondo, quadrado, inclinado, canto, embaixo, em cima, pequeno e grande.

4. Use gestos para reforçar o significado das palavras espaciais

Incorpore gestos ao usar palavras espaciais (grande, pequeno, alto, curto, círculo, retângulo, quadrado, curvilíneo, curvado, etc.) para ajudar seu filho a compreender a palavra. Por exemplo, se você está descrevendo para o seu filho a palavra “acima”, movimente a sua mão o mais alto que puder.

5. Elogie o esforço do seu filho, não seus resultados.

Como falamos nos posts anteriores, elogiar os esforços de uma criança estimula sua motivação interna para aprender. Ao fazer elogios, tente dizer “Bom trabalho! Você acabou de montar esse quebra-cabeça!“, ou “Parabéns! Construir aquela fortaleza parecia muito difícil, mas você continuou tentando e conseguiu!”. Se você disser algo como: “Você é ótimo com os quebra-cabeças!”, seu filho irá pensar que tem uma habilidade inata, e não algo que pode ser conseguido com esforço. Em vez de elogiar seus resultados, os pais devem elogiar suas estratégias, aprimoramentos ou esforços para ensinar a seus filhos que as habilidades intelectuais podem ser adquiridas. Dessa forma, eles se tornarão mais propensos a ver os desafios como oportunidades, e não como limitações.

Por fim, lembre-se de não pressionar demais o seu filho. As atividades devem ser desafiadoras o suficiente para que ele aprenda enquanto se diverte, mas não tão difíceis a ponto de deixá-lo frustrado. Avalie a confiança do seu filho e, quando perceber que ele domina a tarefa, você poderá começar a introduzir um pouco de desafio.

Artigos Relacionados