Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brinquedos Montessori

Conheça os benefícios dos brinquedos Montessori, um método que estimula as crianças a aprender enquanto brincam e se divertem explorando seu ambiente a partir de um espaço livre.

Os brinquedos Montessori são baseados no renomado método Montessori, um sistema que propicia e incentiva as crianças a explorar seu ambiente por meio da curiosidade, com propósitos específicos.

Embora possa não existir uma categoria oficial de brinquedos Montessori, muitos fabricantes artesanais e industriais desenvolveram peças e objetos para brincar focando nos benefícios e parâmetros dessa filosofia, idealizada pela psicopedagoga italiana Maria Montessori entre o final do século XIX e o início do século XX.

O sucesso foi tanto que o método se expandiu pelo mundo todo, chegando a ser incluído no currículo oficial de alguns países. É por isso que muitas escolas levam seu nome no mundo todo.

O que são brinquedos Montessori?

Todos os objetos e ferramentas de recreação infantil que estejam alinhados com os propósitos educativos do método podem ser considerados como brinquedos Montessori. Para entrar nessa categoria, o brinquedo deve ser apropriado para a criança manipulá-lo por conta própria, colocando em prática suas próprias ideias e intenções de maneira independente.

Para saber como usar os brinquedos de forma a estimular o desenvolvimento do seu bebê, baixe o app Kinedu e acesse aulas de brincadeiras e +1.800 atividades!

Um dos princípios Montessori parte do princípio de a criança se sentir livre para aprender tudo sobre seu ambiente, incentivando-a a desenvolver suas capacidades e aptidões inatas. A criança dominará essas habilidades ao colocar em prática seus sentidos e segurar e manipular os brinquedos, algo que é crucial para o avanço positivo de seu desenvolvimento psicomotor.

Através do uso dos brinquedos Montessori, as crianças podem aprender a ser independentes, socializar com outras da mesma idade e reconhecer que é normal cometer erros e se enganar, o que as ajudará a ganhar confiança em suas capacidades.

Para trabalhar nas atividades estimulantes por setor, o método Montessori subdividiu sua abordagem em quatro categorias: educação primária, comportamento infantil, desenvolvimento de personalidade e dificuldades de aprendizagem.

Na educação primária, promove-se a recreação com brinquedos que permitem que as crianças aprendam no seu próprio ritmo, sem pressões. No comportamento infantil, o foco é na empatia, modos, cuidado pessoal e com os outros, bem como cortesia. 

No que diz respeito ao desenvolvimento da personalidade, o objetivo é que as crianças desenvolvam autoconfiança, aprendam a ser independentes e a socializar com outras crianças. Por outro lado, a categoria de dificuldades de aprendizagem trabalha com crianças que precisam de elementos de aprendizagem específicos devido a necessidades especiais.

O que diferencia os brinquedos Montessori de outros brinquedos?

Os brinquedos Montessori se diferenciam por serem brinquedos não-estruturados, ou seja, que não possuem limitações ou finalidades específicas de uso predeterminadas como um brinquedo comum.

Eles se caracterizam por terem tanto formas precisas, como triângulos e retângulos, como formas abstratas, com cores e texturas cuidadosamente selecionadas que permitem que as crianças trabalhem em objetivos educacionais para fortalecer suas habilidades dentro de uma ampla gama de possibilidades.

X
banner kinedu desenvolvimento

Uma de suas principais diferenças em relação aos brinquedos convencionais é que eles não possuem componentes eletrônicos, como luzes, vozes ou música. Além disso, os brinquedos Montessori, em vez de estimular o desenvolvimento da imaginação, se inspiram em elementos da vida real, pois esse tipo de recreação ajuda a criança a entender o mundo como ele é, por meio de objetos muito atraentes e reconfortantes a ela.

Como saber se um brinquedo é Montessori?

Os brinquedos Montessori treinam as habilidades perceptivas e sensoriais da criança, como visão, tato e audição, que serão essenciais para aprender a ler, escrever e se comunicar futuramente.

Além das habilidades linguísticas, esse tipo de brinquedo também abrange a parte quantitativa, então muitos deles são usados para que as crianças aprendam a contar, somar e aprender outras habilidades básicas de matemática.

Portanto, pode-se afirmar que o objetivo principal dos brinquedos Montessori é que as crianças aprendam enquanto brincam, se divertindo, se entretendo e se sentindo confortáveis enquanto seus cérebros têm a oportunidade de crescer e se desenvolver naturalmente.

Partindo da curiosidade natural característica da primeira etapa de crescimento, as crianças são atraídas pelos brinquedos Montessori, o que as motiva a conhecer como funciona o mundo que as rodeia diariamente. Isso proporciona experiências que são completamente novas ou desconhecidas para elas, como gravidade, impulso, rotação, distância e temperatura dos objetos, além das diferentes texturas que existem, que são perceptíveis e diferenciáveis ao toque.

Assim, as crianças começarão a reconhecer por experiência própria, pois, com a exploração, elas poderão resolver os problemas lógicos que surgem naturalmente de acordo com a idade delas, como, por exemplo, verificar que um objeto em forma de bola, ao ser jogado, rola ao se deslocar pelo chão; ou a diferença de peso entre um brinquedo e outro.

Os brinquedos Montessori são feitos de materiais como borracha, madeira macia, tecido e aço inoxidável. Cada um oferece uma experiência distinta e específica que tem como objetivo a exploração e a descoberta.

Desde o início, o processo se desenvolve sequencialmente, começando pela curiosidade, que leva à necessidade de solucionar uma dúvida ou questionamento inato por meio da pesquisa e exploração e, progressivamente, levando as crianças a desenvolverem novas habilidades.

Os brinquedos Montessori são indicados para qual faixa etária?

Existem brinquedos Montessori adequados para todas as idades: bebês, crianças de 3 anos e até mesmo para crianças maiores, de até 10 anos de idade. Cada brinquedo se adapta às necessidades específicas que surgem naturalmente na vida das crianças nos âmbitos cotidiano, sensorial, social, comunicativo, cultural e em relação à linguagem e matemática.

Quando brincam usando o método Montessori, as crianças experimentam uma maior facilidade em cumprir com sucesso suas diferentes etapas de desenvolvimento, o que as ajudará no futuro.

Onde encontrar brinquedos Montessori?

Se você é pai ou mãe e quer estimular seus filhos com brinquedos Montessori, pode adquiri-los em lojas de brinquedos ou em qualquer outro fabricante artesanal.

Uma das principais vantagens dessa filosofia de aprendizagem por meio da brincadeira é estimular a criatividade de inúmeros fabricantes, por isso sempre surgem novos brinquedos e modos de jogo, assim como atividades e ambientes para se divertir com eles. 

Os pais têm muitas alternativas para experimentar a eficácia dos brinquedos Montessori com seus filhos! Caso queira algumas ideias de atividades com ou sem brinquedos, baixe o Kinedu e acesse aulas de brincadeiras e +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.