Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cólica em recém-nascido: conheça os sintomas e como aliviá-los

cólica em recém nascido- pai consolando bebê

Saiba reconhecer os primeiros sinais do mal-estar no seu pequeno e descubra como acalmá-lo nesses momentos difíceis.

A temida cólica em recém-nascido costuma deixar as mamães de primeira viagem bastante preocupadas. Embora o incômodo seja um sofrimento para o bebê, não há motivo para aflição. Elas são bastante comuns e esperadas.

As cólicas acontecem durante os três primeiros meses de vida do bebê porque o sistema digestivo dele não amadureceu por completo e ainda está em formação. Assim, saiba que essa é uma fase importante para que o corpo do seu filho se adapte à digestão do leite e ao volume de alimentos.

Quer saber quais são os sintomas das cólicas em recém-nascidos e como é possível aliviar o incômodo? Continue a leitura deste artigo!

Conheça os principais sintomas de cólica em recém nascido

Quando você identifica os sinais das cólicas, fica mais fácil amparar seu pequeno e providenciar as medidas para aliviar o desconforto. Para lhe ajudar nessa tarefa, reunimos a seguir alguns sinais que indicam a cólica em recém-nascido . Veja!

Desconforto aparente

Quando as cólicas chegam, fica claro o desconforto do bebê — especialmente se o choro persiste depois que todas as necessidades básicas dele foram atendidas. Você perceberá que há algo errado no seu filho porque ele expressará claramente dor e sofrimento em seu rostinho. Após alguns dias, o choro da cólica será inconfundível para você.

Choro inconsolável

O choro da cólica é inconsolável e bastante característico. Para identificá-lo, basta contabilizar as horas, os dias e as semanas em que o seu filho mais demonstrou inquietação. A queixa costuma durar três horas por dia, durante três dias na semana e por pelo menos três semanas.

Lembre-se, no entanto, de que todos os bebês choram e nem sempre a cólica é o motivo da reclamação. Chorar faz parte do desenvolvimento comportamental e neurológico de um bebê. É por meio do choro que o seu filho avisará se algo está incomodando.

Enfim, o choro será parte da rotina dele e poderá ocorrer por conta de situações comuns do dia a dia, como a fome, uma fralda suja ou mesmo frio.

Contorcionismos com pernas e braços

Além do choro característico e da expressão de dor e sofrimento, os bebês tendem a se contorcer nos momentos em que o mal-estar chega. Você perceberá que a barriguinha do seu filho ficará dura nesses momentos. O rostinho vai ficando avermelhado, as mãos ficam constantemente fechadas e ele pode soltar gases. As pernas tendem a ficar flexionadas em direção ao abdômen durante os episódios.

Confira dicas para amenizar a cólica em recém nascido

Entendeu como identificar os principais sintomas de cólica em recém-nascido? De fato, as cólicas incomodam bastante os pequenos, mas a boa notícia é que existem estratégias que ajudam a reduzir o problema. Acompanhe abaixo dicas práticas para fazer seu filho se acalmar e finalmente relaxar.

X
banner kinedu saúde

Acolha o bebê

Nos momentos de dor, mantenha a calma e esteja confiante. Mostre ao seu filho que não há motivo para preocupação e que tudo está bem. Esteja preparada para acolher o seu bebê com bastante carinho e colo. Leve o recém-nascido para perto de seu peito, aconchegando o pequeno e encostando a barriga dele em seu abdômen.

A sensação de calor e segurança contribuirá para a redução das cólicas e todo esse cuidado fará o seu filho se sentir muito bem.

Faça massagens

Você sabia que as massagens trazem diversos benefícios para o seu bebê? Elas reduzem o estresse, fortalecem os laços afetivos entre mãe e filho e ainda contribuem para o desenvolvimento dos sistemas imunológico e nervoso da criança.

As massagens também aliviam as dores das cólicas e constipações. Então, você pode massagear delicadamente o bebê quando as cólicas aparecerem. Faça movimentos suaves e pressione delicadamente a barriguinha dele. Seja gentil durante o processo, afinal, o estômago do bebê ainda é bastante sensível.

Se o cordão umbilical do seu bebê ainda não estiver cicatrizado, evite as massagens, tudo bem?

Esquente a região da barriga

As compressas mornas auxiliam na redução dos desconfortos da cólica. Além de utilizar panos quentes, é possível comprar, em farmácias e lojas de artigos para bebês, bolsas térmicas que ajudam nesse processo. Quando utilizar esse método, atente à temperatura das compressas e nunca encoste superfícies quentes diretamente na pele do seu bebê.

Utilize o sling

O sling é prático e confortável, além de ser perfeito para deixar o seu bebê bem perto de você. Ele cria uma espécie de ninho que vai acolher o corpinho do seu filho e fazer com que ele se sinta protegido e amado. Saiba que a peça pode ser utilizada desde os primeiros dias de vida, pois é bastante segura, tanto para o bebê como para a mamãe.

Aposte em ambientes tranquilos

Como visto anteriormente, o calor alivia o problema das cólicas. Assim, é possível diminuir o desconforto com banhos mornos ou ainda enrolando o bebê em um cobertor ou uma manta. Um ambiente tranquilo contribui para acalmar a criança. Dê preferência por locais com uma luz mais suave e evite espaços com ruídos.

Por fim, lembre-se de atentar aos momentos de irritação do pequeno porque, em alguns casos, o choro excessivo pode estar relacionado a uma causa física ou médica. O refluxo, por exemplo, também pode causar um choro inconsolável.

As cólicas tendem a desaparecer no quarto mês de vida do bebê, momento no qual a flora intestinal já está formada. Se elas persistirem por mais tempo, é preciso conversar com o pediatra e investigar o motivo do problema. O profissional é a pessoa adequada para indicar o melhor tratamento para seu filho.

Pronto. Você já conhece os sintomas da cólica em recém-nascido e sabe como aliviá-las! Agora que você entendeu mais sobre o assunto, pode começar a colocar em prática nossas dicas e proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar para o seu bebê.

Artigos Relacionados

5 respostas

    1. Oi, Isabel!
      Sim, a cólica interfere. Para ajudar no sono noturno do bebê, você pode colocá-lo em um ambiente acolhedor, tranquilo e seguro, e também dar um banho morninho antes de colocá-lo pra dormir. 💖✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.