X
X

Como a música melhora o desenvolvimento da linguagem

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Nós tendemos a enfatizar a importância de ler para as crianças para que elas desenvolvam suas habilidades de linguagem, mas às vezes nos esquecemos de considerar os incríveis benefícios que a música e o canto também podem proporcionar. Estudos mostraram que as áreas do cérebro responsáveis ​​pela compreensão da música e da linguagem estão intimamente ligadas.

De acordo com Sally Goddard Blythe, diretora do Instituto de Psicologia Neuro-Fisiológica, cantar canções de ninar e rimas infantis antes que as crianças aprendam a falar pode promover o sucesso educacional e o bem-estar emocional no futuro. Ela identifica o canto como uma linguagem própria; um tipo especial de discurso que carrega as inflexões da linguagem primária das crianças e, por isso, as prepara para sua aquisição.

X
banner kinedu desenvolvimento

Ficou provado que músicas tradicionais melhoram a habilidade das crianças de pensar em palavras, e que quando elas estão ouvindo essas músicas e cantando junto, elas estão ativamente usando e desenvolvendo ambos os lados do cérebro. Cantar músicas com o seu filho também o ensinará sobre tom e ritmo. Por isso, é ainda melhor se você dançar junto com a música, para que ele pratique a coordenação, o equilíbrio e a consciência corporal. Quando se trata de tocar instrumentos musicais, os benefícios para o desenvolvimento da linguagem também estão presentes. Uma criança que aprende a tocar um instrumento pode realmente obter melhorias nas suas habilidades de compreensão de leitura, quando comparada com uma criança que não toca um instrumento.

Cantar para o seu bebê e expô-lo à música irá ajudar no desenvolvimento de suas habilidades linguísticas, como a discriminação auditiva, a aquisição de vocabulário e a memória auditiva. A discriminação auditiva refere-se à capacidade de diferenciar sons em uma língua nativa. Como os bebês primeiro aprendem os sons de uma língua e, em seguida, o significado por trás das palavras, ouvir as mesmas músicas repetidamente pode ajudar com isso. Cantar também é uma ótima maneira de ajudar seu filho a aprender novas palavras e expandir seu vocabulário. Sejam músicas sobre o ônibus escolar ou sobre as diferentes partes do corpo, lembrar das letras ajudará seu filho a descobrir novos aspectos da linguagem.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!