Pontos chave:
- Os músculos do pescoço dos recém-nascidos são fracos, e eles dependem dos adultos para apoiar a cabeça.
- Os recém-nascidos têm reflexos primitivos que os ajudam a movimentar-se e a exercitar-se, e esses reflexos são importantes para futuros movimentos voluntários.
- O controle da cabeça é um marco do desenvolvimento crucial, que estabelece as bases para outros marcos físicos, como engatinhar e andar.
- Os pais devem reservar um tempo para se conectar com o bebê e observar seus movimentos durante esta fase do desenvolvimento.
Quando seu bebê chega ao mundo, ele se parece com uma pessoa minúscula e delicada. Carregá-lo traz o sentimento mais lindo do mundo, mas também pode deixá-la nervosa. Você pode não saber se está indo bem ou quão delicada deve ser. Nesta fase, é muito importante observar como você segura a cabeça do seu filho. Vamos explicar abaixo o porquê e como isso muda ao longo do tempo.
Durante os primeiros dias, seu bebê ainda não terá desenvolvido movimentos musculares voluntários, e a maior parte da sua massa corporal estará localizada em sua cabeça. É por isso que o pescoço dele ainda não é suficientemente forte para sustentá-la. No entanto, seu recém-nascido pode se mover e tem alguma massa muscular. Como você sabe? Porque ele irá apresentar o que chamamos de reflexos primitivos, as respostas do instinto de sobrevivência ao ambiente. Por exemplo:
- Se você acariciar a sola do pé do seu filho, seus dedos se abrirão como um leque. Talvez ele até estique a perna.
- Se ficar assustado, ele irá gritar um pouco, estender os braços e recolhê-los em direção ao peito em seguida.
- Ele irá agarrar o seu dedo automaticamente.
- Se você tocar na bochecha do seu bebê, ele irá começar a sugar e virar a cabeça. Isso é muito útil ao alimentá-lo.
- Se ele virar a cabeça para a esquerda, irá estender o braço esquerdo (e vice-versa).
Os reflexos são muito importantes não só para a sobrevivência, mas porque irão se tornar movimentos voluntários. Estes são os primeiros marcos do desenvolvimento que seu filho alcançará antes de se mover conscientemente. Um desses marcos é o controle da cabeça, e, enquanto ele estiver reagindo por meio dos reflexos primitivos, também estará se movendo e se exercitando.
Durante a fase de recém-nascido, os músculos do pescoço do seu filho ainda são muito fracos, e ele irá precisar da sua ajuda para sustentar a cabeça. Ele irá realizar alguns movimentos voluntários, mas se tornará mais forte dia após dia. Esta é uma boa oportunidade para passar algum tempo cara a cara com o seu bebê. Enquanto sustenta a cabeça dele, aproveite para carregá-lo nos braços, ficar com ele no colo, fazê-lo sentir-se seguro e conectar-se com ele.
Pouco a pouco, você verá como os músculos do seu bebê irão começar a ficar mais fortes, e, ao final do primeiro mês, seu pescoço terá força suficiente para que ele vire a cabeça de um lado para o outro quando estiver deitado. O desenvolvimento destes músculos é muito importante porque, para o seu recém-nascido, este processo começa pela cabeça e, em seguida, continua pelas outras partes do corpo – primeiramente, pelos músculos da região central do corpo e, depois, pelo restante do corpo.
A aquisição do controle da cabeça é crucial, e estabelecerá as bases para outros marcos do desenvolvimento físico, como virar, sentar, engatinhar e andar. Além disso, seu bebê precisa ser capaz de sustentar a cabeça antes de iniciar a introdução alimentar. Em um piscar de olhos, você verá que o seu filho já consegue sustentar a cabeça ou até mesmo sentar-se com a coluna ereta!
Tire um tempo para relaxar e aproveitar o seu bebê, observe os pequenos movimentos que ele consegue fazer e deixe-o explorá-los!
Para mais informações sobre o desenvolvimento físico, acesse este artigo.
Para mais informações sobre o controle da cabeça, leia este artigo.
3 respostas