Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenação motora fina: Rabiscar e escrever – PARTE 1

Pontos chave:

  1. Rabiscar é um passo crucial na preparação do seu filho para a leitura e escrita.
  2. Essa atividade promove o controle das mãos e dos dedos, o raciocínio e a compreensão da linguagem.
  3. O rabisco geralmente começa por volta dos 14 meses e continua até que seu filho esteja pronto para as letras.
  4. Ele progride de marcas aleatórias para movimentos controlados e propositais.

Rabiscar é um dos primeiros estágios pelos quais o seu filho passa quando aprende sobre linguagem e escrita. A revista Educational Research and Reviews menciona que os rabiscos são os predecessores dos movimentos mais controlados e que todas as atividades de desenho feitas antes dos 5 anos são indispensáveis para preparar as crianças para aprender a ler e escrever. A cada traço, seu filho estimula o controle da mão e dos dedos, as habilidades de raciocínio e a compreensão global da linguagem. No começo, você ficará surpresa com o que ele consegue fazer com um giz de cera. Ao descobrir a relação entre os movimentos manuais e as linhas no papel, ele comecerá a experimentar a simbologia dos traços e aumentará o controle muscular. As experiências dele durante esses meses serão cruciais para o desenvolvimento da coordenação motora; ele aprenderá a tarefa complexa de segurar um giz de cera e como controlar a força, a pressão e a velocidade que usa ao desenhar.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como com qualquer outro processo, a capacidade de rabiscar e colorir ocorre em uma ampla faixa de tempo. Geralmente, começa aos 14 meses e se estende até depois dos 48, quando seu filho está pronto para usar as letras. No início, ele começará a experimentar os gizes de cera e fará movimentos amplos com o ombro. Mesmo que pareçam traços aleatórios, esses rabiscos ajudam ele a se expressar e a se comunicar com o mundo. Depois, ele rabiscará de uma maneira mais controlada. Você vai ver que ele vai mover o pulso, mantendo o ombro estável. Ele será capaz de desenhar linhas, tentar diferentes pegadas no giz de cera ou marcador e, finalmente, vai segurá-los entre o polegar e o indicador.

Por volta dos 25 meses de idade, seu filho começará a realizar movimentos mais precisos. A consciência corporal e propriocepção lhe ensinarão quanta pressão exercer com cada dedo e como movê-los independentemente para melhor apoiar o lápis. Ele fará padrões mais complexos à medida que explora os movimentos horizontal, vertical e circular. Mesmo que ele não use letras reais ainda, usará seus movimentos precisos no desenho para mostrar o significado dos pontos, curvas e outros componentes das letras que ele usou.

Continue lendo a segunda parte desse artigo para aprender sobre a transição para desenhos de movimento mais complexos.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.