Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenação motora fina: Rabiscar e escrever – PARTE 2

Pontos chave:

  1. Por volta dos 34 meses, seu filho começará a segurar gizes de cera com uma preensão mais madura, se preparando para escrever.
  2. Ele começará a planejar seus desenhos, copiar formas e desenvolver habilidades motoras finas.
  3. A postura afeta o fluxo dos desenhos, e círculos serão um tema comum em suas obras de arte.
  4. Ele começará a reconhecer formas complexas, simbolizar objetos e aprender a escrever o próprio nome.

Como mencionamos na primeira parte, rabiscar é um dos primeiros estágios pelos quais o seu filho passa quando aprende sobre linguagem e escrita. O que começou como um movimento amplo e aleatório com o braço tornou-se uma linha fina de figuras e objetos. Por volta dos 34 meses, seu filho começará a segurar os gizes de cera de forma mais madura e descobrirá qual é a preensão de lápis mais confortável para ele. Começará a planejar com antecedência o que vai desenhar e adorará copiar e traçar formas usando diferentes materiais e cores específicas. À medida que ele expande seu horizonte de experiências, começará a aprender mais sobre as partes da linguagem escrita.

Agora que ele já dominou a pegada do lápis, seu filho adorará colocá-la em prática. Você verá que ele mantém uma boa postura ao desenhar e como isso afeta o fluxo e o ritmo dos rabiscos dele. Nesta idade, muitas de suas criações consistirão em círculos. No começo, ele fará figuras e linhas irregulares que vão em todas as direções, mas ao praticar os movimentos do pulso e dos dedos, você verá que ele consegue desenhar um lindo sol. Nesta fase, ele vai adorar usar outros tipos de materiais em seus desenhos. Massinha, tiras de papel e tinta são excelentes opções. Ao segurar os marcadores, moldar a massa ou colar os pedaços de papel, você notará que ele passa de movimentos largos e controlados com o pulso até ações delicadas feitas com os dedos. Fortalecerá os músculos e controlará melhor a pressão aplicada com os gizes de cera. Com o tempo, ele passará de formas simples para objetos mais complexos.

X
banner kinedu desenvolvimento

Lembre-se de que tudo está inter-relacionado. Como agora você tem um conversador em casa, seu filho vai querer explicar os desenhos para você; neste estágio, as habilidades de pensamento dele terão um papel muito importante. Ele se interessará mais por figuras complexas, como quadrados; começará a dar sentido aos seus traços e aprenderá que isso pode representar algo mais, como uma casa. Este é um marco importante porque o seu filho começará a nomear suas linhas e marcas, e aprenderá que elas podem simbolizar objetos reais. Além disso, como ele entenderá melhor as funções das partes do corpo, vai querer desenhar pessoas e contar histórias sobre elas. Você também vai observar que a coordenação motora se reflete nas habilidades de autocuidado dele. Seus movimentos precisos, força muscular e uso independente de cada dedo o levarão a manipular botões e, mais tarde, os cadarços dos sapatos.

Suas habilidades se desenvolverão o suficiente para começar a entender a diferença entre um desenho e algo escrito. Ele vai passar de rabiscar a experimentar com letras. A princípio, ele as inventará porque se assemelham às figuras que ele já conhece, mas logo aprenderá a escrever o próprio nome. Estudos mostram que crianças de 3 a 4 anos começam a desenvolver habilidades para escrever seus nomes. Isso não só será útil para as habilidades de alfabetização, mas também para a comunicação oral e escrita. Seja um rabisco ou um movimento controlado, todo traço que seu filho fizer estimulará a coordenação motora fina e o preparará para ler e escrever nos próximos anos.

Confira esse artigo para saber mais sobre a preensão de lápis.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.