Pontos chave:
- Ensinar higiene e autocuidado é fundamental para a futura independência da criança.
- Essas habilidades aprimoram várias habilidades cognitivas e de controle motor.
- Dicas: cronogramas visuais, divisão de tarefas, modelagem, brincadeiras, estabelecimento de rotinas e tempo suficiente.
Além de pensar se o seu filho está pronto para entrar na escolinha, é importante ensinar a ele sobre higiene pessoal e autocuidado. Essas rotinas irão ajudá-lo a continuar cuidando de si mesmo, enquanto ele cresce e ganha mais independência.
As principais atividades de autocuidado para crianças em idade pré-escolar são: dormir, comer, beber, escovar os dentes, vestir-se e se arrumar. Embora elas possam parecer difíceis de ensinar, o que vocês podem fazer como pais é começar a enfatizá-las e explicá-las mostrando como realizar essas atividades passo-a-passo (você pode usar a técnica dos andaimes e dividir uma tarefa complexa em algumas etapas menores). Por exemplo, vocês podem ensinar seu filho a lavar as mãos antes de comer ou preparar a comida e depois de ir ao banheiro, de brincar ou tocar em um animal. Ensine a ele a importância de usar sabonete e secar bem as mãos.
Embora as habilidades de higiene e autocuidado pareçam simples, elas realmente envolvem e ajudam a desenvolver muitas outras habilidades cognitivas e de controle motor. Por exemplo, exigem planejar e sequenciar as etapas de uma tarefa, identificar o contexto e os materiais necessários, desenvolver um controle físico refinado, reforçar a compreensão da linguagem e a capacidade de se expressar com palavras, melhorar o registro, a interpretação e a resposta à informação sensorial vinda de fora ou do próprio corpo; entre outras coisas.
Aqui estão dicas para ajudar seu filho a melhorar as habilidades de higiene e autocuidado:
- Crie um mapa visual ou desenho que explique todos os passos, lugares e materiais necessários.
- Divida uma tarefa complexa, como escovar os dentes, em passos mais simples para que você possa ajudar seu filho quando ele precisar.
- Mostre como fazer ou peça a outros membros da família para demonstrarem como lavar as mãos ou pentear o cabelo.
- Brinquem de realizar atividades de autocuidado com seus bonecos ou bichos de pelúcia.
- Transforme a tarefa em uma rotina ou estratégia para que ele possa lembrar com mais facilidade.
- Dê tempo suficiente para que seu filho realize as atividades de autocuidado sem se sentir pressionado ou apressado.
Encontre mais dicas sobre como ensinar e ajudar o seu filho a realizar tarefas nos diversos artigos disponíveis dentro do Catálogo no aplicativo do Kinedu!
6 respostas
Mesmo as coisas que a gente acha que é simples ensinar vocês conseguem dar umas dicas que a gente se sente mas confiante em ensinar essas tarefas, fica mas leve. Obrigada equipe KINEDU!
Oi, Anne! Que comentário bacana o seu! Mensagens como a sua nos motivam diariamente a fazer um trabalho cada vez melhor! 🥰❤️