Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

3 atividades de lateralidade para educação infantil

lateralidade na educação infantil

A lateralidade desempenha um papel essencial no desenvolvimento motor das crianças. É por meio dessa habilidade que elas aprendem a coordenar seus movimentos e a usar as mãos de maneira eficiente. Na educação infantil, é importante proporcionar oportunidades para que as crianças explorem e desenvolvam sua lateralidade, promovendo assim um crescimento saudável de suas habilidades motoras, cognitivas e emocionais. 

Neste artigo, vamos explicar o que é lateralidade, sua importância na educação infantil, e apresentar atividades práticas para estimular essa habilidade. 

O que é Lateralidade?

A lateralidade refere-se à preferência por um lado do corpo em relação ao outro. Não se limita apenas à mão dominante, mas também envolve a percepção espacial e corporal das crianças. É por meio da lateralidade que elas distinguem o lado esquerdo do lado direito, desenvolvendo uma compreensão de seu próprio corpo no espaço.

Na educação infantil, a lateralidade desempenha um papel importante no desenvolvimento global das crianças. Ao estimular a lateralidade, estamos promovendo a melhora de suas habilidades motoras finas e grossas, bem como sua coordenação motora e equilíbrio. Além disso, atividades de lateralidade contribuem para o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio lógico e da percepção visual.

Pensando no desenvolvimento integral das crianças, separamos algumas atividades que visam estimular a lateralidade e a coordenação motora por meio de brincadeiras divertidas e educativas

3 atividades de lateralidade para educação infantil

Por volta dos 2 a 4 anos de idade, a maioria das crianças começa a descobrir qual mão prefere usar. Geralmente, por volta dos 5 anos já têm estabelecido qual é a mão dominante e qual é a mão de apoio. 

Caso a criança ainda não tenha definido se é destra ou canhota e continue trocando de mãos durante as atividades diárias, é importante evitar forçá-la a usar apenas uma mão. Ao invés disso, podemos observá-la e incentivá-la a participar de atividades de lateralidade.

X
banner kinedu desenvolvimento

Abaixo, trouxemos algumas atividades de lateralidade que estão disponíveis tanto no app Kinedu, para pais, quanto na plataforma do Kinedu para educadores. Confira!

1. Pintura com as mãos

Materiais

  • Cartolina
  • Tinta não-tóxica para crianças de várias cores
  • Pratos ou outros recipientes para colocar a tinta

Como fazer

Para esta atividade, coloque uma cartolina sobre uma mesa e disponha várias cores de tinta em pratos separados. Peça às crianças que mergulhem a mão direita em uma cor de tinta e pressionem-na na cartolina. Em seguida, peça que repitam o processo com a mão esquerda em outra cor de tinta. Essa atividade estimula a lateralidade, já que as crianças usarão cada mão separadamente para criar sua obra de arte.

2. Labirinto de obstáculos

Materiais

  • Coisas que possam servir como obstáculos (cadeiras, mesas, brinquedos)

Como fazer

Para esta atividade, providencie um espaço na sala de aula para as crianças brincarem e  crie um labirinto de obstáculos no chão. Peça às crianças que atravessem o labirinto, andando ou pulando, alternando entre o uso do pé direito e do pé esquerdo para contornar os obstáculos. Essa atividade estimula a lateralidade, pois as crianças precisam coordenar os movimentos dos pés e identificar qual pé usar para superar cada obstáculo no labirinto.

3. Minha primeira tesoura! I

Materiais

  • Massinhas; 
  • Tesouras de plástico.

Como fazer

Distribua massinhas para cada aluno e mostre como fazer bolas amassando-a entre as mãos. Em seguida, peça a eles que esmaguem as bolas de massinha sobre a mesa. Mostre as tesouras de plástico e como cortar a massinha antes de entregar as tesouras para os alunos e mostre a eles como segurá-la corretamente. Auxilie-os a movimentar os dedos para cortar a massinha. O objetivo desta atividade não é cortar a massinha de maneira correta, mas sim introduzir o conceito de cortar e trabalhar a firmeza ao segurar a tesoura. 

Esta atividade estimula a lateralidade por meio do uso coordenado das mãos, promovendo a coordenação bilateral e fortalecendo os músculos das mãos, essenciais para o desenvolvimento de habilidades motoras.

Estimular a lateralidade na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Ao oferecer atividades que promovam a coordenação motora e a percepção espacial, estamos contribuindo para o crescimento saudável e integral dos pequenos. 

Agora que você já conhece algumas atividades de lateralidade do Kinedu, descubra a plataforma exclusiva para educadores e transforme suas aulas com atividades divertidas e educativas. Acesse agora e potencialize o aprendizado na educação infantil!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.