X
X
desenvolvimento visual bebê

Os primeiros anos: desenvolvimento visual

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O desenvolvimento visual é um subdomínio da área física!

Seu bebê nasceu com uma visão 20/400, o que seria equivalente a ser cego – mas não se preocupe, a visão do seu bebê irá melhorar gradualmente. Sua visão será, na verdade, uma das suas principais ferramentas de aprendizagem ao processar todos os tipos de informações do mundo ao seu redor. Problemas na visão podem causar atrasos no desenvolvimento, por isso, certifique-se de que o seu médico acompanhe o progresso do seu bebê em toda consulta.

Embora nos primeiros dias após o nascimento ele não tenha muita visão periférica, sua visão limitada de recém-nascido serve, na verdade, para protegê-lo de estímulos excessivos. Em um mês, ele só será capaz de se concentrar em objetos a menos de 30 cm de distância, o que seria a distância até o rosto da pessoa que está segurando-o. Faça várias interações face a face e observe ele sorrindo toda vez que vislumbrar seus olhos! Também é normal que os olhos do seu bebê fiquem cruzados nos primeiros dois meses, mas os movimentos oculares devem ser coordenados no terceiro mês.

O desenvolvimento visual não para por aí: outras habilidades visuais serão aprendidas nos próximos meses. A percepção de profundidade será desenvolvida por volta do quarto mês – o que é parte do motivo pelo qual é complicado para o seu bebê coordenar a preensão de um objeto ou brinquedo antes disso. Ele logo começará a melhorar sua capacidade de seguir objetos em movimento e a concentrar sua visão em coisas que estão mais distantes. Como outras habilidades, a visão é aperfeiçoada ao longo do tempo – e certas coisas podem ajudá-lo a se desenvolver normalmente. Embora seu bebê aprecie padrões de preto e branco com alto contraste nos primeiros meses, você não precisa ficar limitada à exposição a esses tons. Ao contrário da crença popular, os bebês com mais de duas semanas de idade podem realmente perceber a cor – mesmo que sua visão de cores não seja tão boa quanto a sua ainda! Ainda assim, os padrões em preto e branco serão hipnotizantes para o seu bebê – então não se surpreenda se você encontrá-lo olhando para um tabuleiro de xadrez!

X
banner kinedu desenvolvimento

No Kinedu, você vai encontrar muitas atividades para estimular o desenvolvimento da visão do seu bebê. Aqui está uma para você dar uma olhada:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

3 comentários em “Os primeiros anos: desenvolvimento visual”

  1. Pingback: Os primeiros movimentos e a coordenação do seu bebê - Kinedu Blog

  2. Pingback: Uma linha do tempo da visão do seu bebê - Kinedu Blog

  3. Pingback: Como seu bebê descobre suas mãos - Kinedu Blog

Comentários encerrados.