Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como se dá o desenvolvimento da visão do bebê?

desenvolvimento visual bebê

Pontos chave:

  1. Recém-nascidos têm visão embaçada e gradualmente desenvolvem uma visão melhor. 2. A visão do bebê é crucial para aprender sobre o mundo.
  2. O desenvolvimento visual em bebês progride da visão periférica para o foco em objetos próximos e, eventualmente, para agarrar e seguir objetos em movimento.
  3. Padrões em preto e branco de alto contraste podem chamar a atenção de um bebê, mas a visão em cores se desenvolve completamente por volta do quinto mês.

O desenvolvimento visual é um subdomínio da área física!

Seu bebê nasceu com uma visão 20/400, o que seria equivalente a ser cego – mas não se preocupe, a visão do seu bebê irá melhorar gradualmente. Sua visão será, na verdade, uma das suas principais ferramentas de aprendizagem ao processar todos os tipos de informações do mundo ao seu redor. Problemas na visão podem causar atrasos no desenvolvimento, por isso, certifique-se de que o seu médico acompanhe o progresso do seu bebê em toda consulta.

Embora nos primeiros dias após o nascimento ele não tenha muita visão periférica, sua visão limitada de recém-nascido serve, na verdade, para protegê-lo de estímulos excessivos. Em um mês, ele só será capaz de se concentrar em objetos a menos de 30 cm de distância, o que seria a distância até o rosto da pessoa que está segurando-o. Faça várias interações face a face e observe ele sorrindo toda vez que vislumbrar seus olhos! Também é normal que os olhos do seu bebê fiquem cruzados nos primeiros dois meses, mas os movimentos oculares devem ser coordenados no terceiro mês.

O desenvolvimento visual não para por aí: outras habilidades visuais serão aprendidas nos próximos meses. A percepção de profundidade será desenvolvida por volta do quarto mês – o que é parte do motivo pelo qual é complicado para o seu bebê coordenar a preensão de um objeto ou brinquedo antes disso. Ele logo começará a melhorar sua capacidade de seguir objetos em movimento e a concentrar sua visão em coisas que estão mais distantes. Como outras habilidades, a visão é aperfeiçoada ao longo do tempo – e certas coisas podem ajudá-lo a se desenvolver normalmente. Embora seu bebê aprecie padrões de preto e branco com alto contraste nos primeiros meses, você não precisa ficar limitada à exposição a esses tons. Ao contrário da crença popular, os bebês com mais de duas semanas de idade podem realmente perceber a cor – mesmo que sua visão de cores não seja tão boa quanto a sua ainda! Ainda assim, os padrões em preto e branco serão hipnotizantes para o seu bebê – então não se surpreenda se você encontrá-lo olhando para um tabuleiro de xadrez!

X
banner kinedu desenvolvimento

No Kinedu, você vai encontrar muitas atividades para estimular o desenvolvimento da visão do seu bebê. Aqui está uma para você dar uma olhada:

Artigos Relacionados