X
X

Os primeiros movimentos e a coordenação do seu bebê

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

No artigo anterior, explicamos que a visão do seu bebê é uma das principais ferramentas dele para aprender e absorver todos os tipos de informações sobre o mundo que o rodeia. Os primeiros seis meses da vida do seu filho são um período muito importante no qual ele desenvolverá a coordenação olho-mão, uma habilidade que ele usará todos os dias pelo resto de sua vida. Durante esses meses, você notará que seu filho começa a se fortalecer e a fazer movimentos com a intenção de explorar o entorno. Nesse artigo vamos falar sobre os movimentos específicos que ele vai realizar mês a mês e mencionar como você pode estimular o desenvolvimento dele.

Primeiro mês

Durante esse mês, seu filho começará a se acostumar com o ambiente. Esse será um período de adaptação, e você precisará colocar os sapatos e atender às necessidades dele. O contato com a sua pele fará com que ele se sinta seguro e amado. Ajude-o a relaxar massageando suas mãos, pés e rosto. Massageie suavemente as mãos e solas dos pés usando seus polegares, acaricie as orelhas e passe os dedos das sobrancelhas até o queixo dele, em um movimento em forma de coração. Os olhos serão a primeira coisa a se mover, e mesmo que ele só consiga enxergar 30 cm à frente, será mais do que suficiente para ver você. Talvez ele tente olharna direção das vozes que conhece e chute quando estiver de costas. Ao se sentir mais confiante, você perceberá que ele começará a abrir os punhos. Estes serão os primeiros movimentos dele para conhecer o mundo. Faça com que ele se sinta seguro em um espaço onde possa relaxar enquanto você o balança com movimentos rítmicos e o segura em posição fetal em seu peito. Dessa forma, ele vai sentir seu corpo e se sentirá protegido.

Segundo mês

Durante esse mês, você vai perceber como seu amor e carinho ajudam seu filho a se sentir seguro o suficiente para se alongar. Passar um tempo de bruços irá ajudá-lo a esticar as mãos e pernas. Ter você ou um brinquedo chamativo na frente dele irá incentivá-lo a levantar um pouco a cabeça. Essas interações estimularão visão, controle da cabeça e força muscular. Como ele está descobrindo as próprias mãos, deve tentar observá-las ou agitar os braços quando estiver excitado. Depois de muitas tentativas, ele conseguirá colocar as mãos na boca e chupar os dedos para se acalmar.

Terceiro mês

Agora, seu filho talvez consiga segurar um objeto pequeno. Ele conseguirá sustentar a parte superior do corpo quando estiver de bruços e até tentará alcançar objetos que estão à frente dele. Você notará uma transformação impressionante: seu filho passou de um recém-nascido indefeso para um bebê muito ativo e curioso. Seus movimentos serão muito mais coordenados e ele conseguirá seguir objetos em movimento ou agitar um chocalho. Também irá adquirir mais controle e força muscular. Ele pode se empurrar com as pernas quando segurá-lo em uma superfície firme. Você verá que o corpo dele está muito mais relaxado; talvez ele se divirta abrindo e fechando os dedos ou chutando e levantando as pernas. Estimule a autodescoberta e as brincadeiras criativas criando uma área de diversão para ele. Use um cobertor macio e brinquedos que fazem barulho para incentivá-lo a descobrir novos movimentos com os pés, olhos e mãos.

X
banner kinedu desenvolvimento

Quarto mês

Esse mês seu bebê estará mais atento e conseguirá abrir a mão quando você oferecer algo para ele, como esperando por contato. Ele vai adorar brincar com os pés quando estiver deitado de costas e acompanhar o movimento de brinquedos coloridos. Esses últimos meses ajudaram ele a estabelecer o controle muscular necessário para realizar tarefas mais difíceis, como se virar ou sentar. Você verá que ele será capaz de suportar o próprio peso quando você o segurar em uma superfície firme. Você também notará que a cada dia ele está mais forte e até tentará se sentar quando você o puxar gentilmente pelas mãos. Com o tempo ele conseguirá ficar sentado com as costas apoiadas em uma almofada ou um móvel. Mesmo se já estiver fazendo ações mais complicadas, é importante que você deixe ele passar um tempo de bruços. Com isso, ele continuará praticando os movimentos e a coordenação, fortalecendo o pescoço, ombros e tronco. Deitem-se de bruços para ver um livro colorido, ele ficará fascinado e tentará alcançar o livro e tocá-lo.

Quinto Mês

Seu filho está tão forte que agora é capaz de segurar objetos maiores. Ele não só tentará alcançar os brinquedos quando estiver de bruços, como conseguirá alcançá-los. Seu peito e braços ficarão tão fortes que ele começará a se apoiar nos braços e arquear as costas para levantar o peito. Isso fortalecerá a parte superior do corpo e preparará os músculos para ficarem estáveis e eretos enquanto ele estiver sentado. Os movimentos do seu filho serão tão coordenados que ele conseguirá pegar um brinquedo com as duas mãos ao mesmo tempo. Use vários sons para que ele siga e tente virar na sireção deles. Use um espelho para estimular a exploração e autoconhecimento. Você verá que, por curiosidade, ele tentará tocar o espelho e explorará partes do corpo que ele nem sabia que existiam. Com cada movimento ele aprenderá sobre equilíbrio e distribuição de peso.

Sexto Mês

Graças ao seu amor e dedicação, seu filho estará pronto para se sentar sem apoiar em nada. Seus movimentos serão tão fortes e coordenados que ele conseguirá segurar dois objetos ao mesmo tempo. Uma maior coordenação olho-mão também permitirá que ele transfira objetos de uma mão para outra. Seu tronco terá força suficiente para virar para um lado ou para o outro e começar a praticar como passar de deitado para sentado sem ajuda. Essas explorações vão despertar a curiosidade dele sobre o que o rodeia. Ele também se tornará mais consciente das diferentes sensações e você verá que ele faz pequenos movimentos, como esticar os dedos dos pés ou acariciar as coisas para sentir texturas diferentes.

Continuem assim! Muito em breve, seu filho fará movimentos maiores e atingirá marcos importantes, como engatinhar ou andar!

Confira esse artigo para saber mais sobre os futuros marcos físicos do desenvolvimento que seu filho alcançará.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

3 comentários em “Os primeiros movimentos e a coordenação do seu bebê”

  1. Pingback: Tecnologia como aliada para acompanhar o desenvolvimento do bebê - Kinedu Blog

  2. Pingback: O desenvolvimento muscular do seu bebê - Kinedu Blog

  3. Pingback: Controle da cabeça: Recém-nascidos - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *