Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como promover a saúde mental infantil

saúde mental infantil

A saúde mental infantil é extremamente importante. Além de cuidar dela, devemos ensinar nossos filhos a cultivar sua própria saúde mental para se desenvolverem da melhor forma possível.

O que seria uma boa saúde mental infantil?

Ter uma boa saúde mental infantil significa que as crianças são capazes de pensar, sentir e se relacionar positivamente com outras pessoas e contextos diferentes, como em casa ou na escola. Isso permite que elas experimentem, descubram e aprendam sobre o mundo e suas limitações, adquirindo as habilidades necessárias para resolver problemas (cognitivos, sociais ou emocionais) e contribuindo para o seu bem-estar geral.

Como promover a saúde mental infantil

Considerando que a saúde mental precisa ser cultivada todos os dias, separamos algumas dicas para promover e cuidar da saúde mental das crianças.

1. Ajude seu filho a construir um senso de pertencimento

Seja em casa ou na escola, sentir-se aceito e confiar nas outras pessoas (pais, professores, colegas, etc.) é muito importante para que seu pequeno tenha uma autoestima forte e construa relacionamentos positivos. Incentive-o a participar de atividades em grupo ou familiares, converse com ele, ouça-o com atenção e mostre que ele é uma parte importante da comunidade a que pertence.

2. Promova resiliência diante da adversidade

Isso ajudará seu pequeno a ter mais autoconfiança, pois ele sabe que pode enfrentar situações difíceis e superar desafios de maneira positiva.

3. Crie um ambiente seguro e positivo

Algumas ações que podem ajudar a criar esse tipo de ambiente, tanto em casa quanto na escola, são estimular comportamentos positivos e empáticos e prevenir condutas negativas, como intimidação e bullying. Definir regras justas e claras, que promovam uma atmosfera de segurança e respeito mútuo, também é importante e pode ser muito útil.

X
banner kinedu desenvolvimento

4. Promova comportamentos pró-sociais

Motive seu filho a ajudar os outros e a agir e pensar com empatia. Isso o ajudará a criar laços e reforçar seus relacionamentos sociais, além de desenvolver sua autoestima, fazendo-o sentir que ele pertence a um grupo, tanto em casa quanto na sala de aula.

5. Proporcione tempo e espaço para brincar livremente

Ao brincar, as crianças aprendem e desenvolvem habilidades motoras, linguísticas, emocionais e cognitivas. Brincar possibilita que elas pratiquem e compreendam diferentes situações e papéis sociais, além de permitir que expressem pensamentos e sentimentos que podem ser difíceis de descrever com palavras.

Independentemente de onde e com quem estejam, para promover a saúde mental infantil, é fundamental tratar as crianças com afeto e amor, além de garantir que suas necessidades físicas e psicológicas sejam atendidas com constância e gentileza.

É importante destacar que as saúdes física e mental não são totalmente independentes entre si, mas, na verdade, são interconectadas. Ter hábitos alimentares saudáveis, bons padrões de sono e descanso e praticar exercícios físicos regularmente são coisas que podem prevenir o estresse excessivo e perturbações emocionais quando situações problemáticas surgirem.

 Referências:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.