Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como reduzir as sonecas do bebê para uma por dia?

sonecas do bebê

Qual é a frequência ideal de sonecas do bebê? Saiba quando é o momento de reduzir as sonecas do seu filho para apenas uma por dia.

Todos os pais sabem que a hora da soneca é sagrada. Os bebês precisam tirar sonecas durante o dia para alcançar a quantidade de sono necessária para o seu desenvolvimento.

Contudo, conforme o crescimento, a rotina de sonecas do bebê mudará para se adequar às suas necessidades de desenvolvimento. Por isso, como em qualquer fase do desenvolvimento, as transições podem ser difíceis para você e para seu pequeno. Essa tarefa precisa de atenção redobrada quando o bebê precisa transicionar de duas sonecas para uma.

Para saber mais sobre a rotina de sono do seu bebê, baixe gratuitamente o Kinedu e acompanhe as aulas dos nossos especialistas!

Então como saber quando é hora de seu bebê começar a tirar apenas uma soneca por dia? Continue lendo para saber tudo o que você precisa para fazer a transição do seu bebê de duas sonecas para apenas uma por dia.

Quando as sonecas do bebê diminuem para apenas uma?

Mudar de duas sonecas por dia para apenas uma não será a primeira mudança na rotina de sono do seu bebê. À medida que seu pequeno cresce e se desenvolve, haverá muitas mudanças na rotina de soneca.

Para entender essas mudanças, acompanhe a tabela de sonecas do bebê a seguir.

X
banner kinedu sono

Tabela de sonecas do bebê

  • 3-4 Meses – Transição para 4 sonecas por dia
  • 5-6 Meses – Transição para 3 sonecas por dia
  • 7-9 Meses – Transição para 2 sonecas por dia
  • 14-18 Meses – Transição para 1 soneca por dia

Embora a maioria dos bebês comece a tirar apenas um cochilo por dia entre os 14 e 18 meses de idade, cada criança é diferente. Para te ajudar a perceber se o seu filho está pronto para tirar apenas um cochilo por dia, separamos alguns sinais que você deve procurar.

O sono é vital para a saúde e desenvolvimento do seu bebê, assim como uma rotina que garanta que seu bebê terá a quantidade necessária de sono, de tempo acordado e de estímulo.

No vídeo abaixo, a especialista em Sono Infantil Camila Barbosa fala mais sobre as sonecas do bebê. Confira!

Sinais de que o seu bebê está pronto para apenas uma soneca por dia

Além da idade, a redução para uma soneca por dia depende de seu filho estar pronto ou não. Há alguns sinais para se prestar atenção que te mostrarão se o seu bebê está pronto, por exemplo:

  • Ele resiste ou se recusa a tirar uma soneca: se o seu bebê começar a resistir regularmente a uma de suas sonecas, é um sinal importante de que ele pode estar pronto para passar a tirar apenas uma soneca. Isso acontecerá com consistência por algumas semanas. 
  • As sonecas ficam mais curtas: quando seu bebê tira duas sonecas por dia, cada uma delas deve durar entre 1 e 2 horas. Se seu pequeno estiver dormindo menos que uma hora durante um de seus cochilos, ele pode estar pronto para passar para uma rotina com apenas uma soneca.
  • As sonecas atrasam: os bebês passam sete ou mais meses em uma rotina de duas sonecas por dia. Se, de repente, você perceber que seu bebê não quer dormir no horário em que normalmente ele tiraria uma soneca, é um sinal de que ele precisa passar mais tempo acordado.
  • Seu bebê começa a acordar mais cedo: assim que tiver idade para abandonar um dos cochilos, você e o seu bebê provavelmente terão uma rotina de sono bem definida. Se seu pequeno começar a acordar muito mais cedo, é um bom sinal de que ele está dormindo por muito tempo durante o dia.
  • Seu bebê começa a dormir mais tarde: Assim como acordar mais cedo, se seu bebê começar a querer tirar sonecas no fim da tarde, perto do horário de dormir, ele provavelmente está pronto para tirar apenas uma soneca no dia.

Como fazer a transição de duas sonecas do bebê para uma

Assim que seu bebê estiver pronto para migrar para uma rotina com apenas uma soneca, será o momento de começar a transição. Quando o bebê passar a tirar apenas uma soneca por dia, será pela tarde.

O cochilo da tarde deve começar entre 12h e 13h e deve durar aproximadamente duas horas e meia depois que o cochilo da manhã for retirado da rotina. Essa transição deve ser feita devagar e geralmente leva algumas semanas.

Lembre-se de que, neste momento, você e seu bebê estarão se ajustando a uma nova rotina. Portanto, é normal que seja um pouco desafiador. Confira algumas dicas para te ajudar a tornar a transição de duas sonecas por dia para apenas uma mais fácil para todos.

Dicas para a transição das sonecas do seu bebê

  • Aumente o tempo acordado pela manhã: idealmente, seu bebê ficará acordado por 4 a 5 horas antes da soneca da tarde e depois mais 4 a 5 horas antes de dormir à noite. Comece aumentando aos poucos o tempo acordado de manhã, uma hora por dia. O objetivo é que seu bebê esteja pronto para tirar uma soneca entre 12h e 13h.
  • Seja flexível com os horários das refeições: à medida que o tempo acordado pela manhã aumenta, você começará as sonecas antes das 12h por um período breve. Almoçar e jantar mais cedo podem ajudar seu bebê a tirar a soneca da tarde e a dormir à noite mais cedo.
  • Substitua o cochilo da manhã por um momento tranquilo: quanto mais seu bebê ficar acordado antes da soneca, será mais provável que haja confusão no começo. Se você perceber que seu bebê está cansado ou agitado durante o que seria a soneca da manhã, use este tempo para ler ou se aconchegar tranquilamente.
  • Coloque o seu bebê para dormir mais cedo temporariamente: quando seu bebê estiver migrando para uma soneca por dia, ele também estará migrando para dormir menos. À medida que você for introduzindo a soneca da tarde, seu pequeno pode precisar que o sono da noite comece mais cedo para que você possa se certificar de que ele esteja se sentindo descansado e energizado para o seu tempo acordado durante o dia. 
  • Certifique-se de que o cochilo dure tempo o suficiente: seu bebê precisará de uma soneca de aproximadamente duas horas. Se você notar que seu bebê não dormiu essa quantidade de tempo, talvez você precise adiantar a hora de dormir à noite. Você também pode implementar uma rotina calmante para ajudá-lo a se adaptar à nova rotina. 

É comum que os bebês e os pais tenham problemas com transições do sono, além de dúvidas que surgem em diferentes momentos do desenvolvimento e crescimento na primeira infância. Por isso, é importante aprender com quem tem experiência no assunto. No Kinedu, você pode marcar uma sessão individual com uma especialista em sono do bebê para tirar todas as suas dúvidas!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.