Quando cuidamos de um recém-nascido, uma das primeiras habilidades parentais que adquirimos é fazer o bebê arrotar. Cada arroto tem um propósito. Por que os bebês arrotam? É importante fazer meu filho arrotar depois de alimentá-lo? Se especializar nesta tarefa irá levá-lo por um caminho cheio de alegrias, saliva e, claro, muita roupa suja.

A arte de arrotar

O arroto é causado pela ingestão de ar, e serve para liberar o gás, removendo-o pelo esôfago e, depois, pela boca. Arrotar irá ajudar o seu filho a acalmar o estômago e se livrar do ar que foi engolido durante a alimentação.

Nos bebês, a irritabilidade e os gases geralmente andam de mãos dadas. Como o sistema digestivo do seu filho ainda está se desenvolvendo, é provável que ele sinta desconforto com os gases. Quando a criança nasce, o estômago dela é do tamanho de uma bola de gude. Em dez dias, o órgão chega até o tamanho de um ovo e, posteriormente, até o tamanho de uma bola de tênis.

Fazendo seu bebê arrotar

Quando alimentar seu filho com uma mamadeira, dê a ele a oportunidade de arrotar quando tiver consumido metade do conteúdo e depois de terminado. Mantenha o bico da mamadeira cheio de fórmula enquanto o alimenta para reduzir a entrada de ar. Se você amamenta, deixe o seu filho arrotar quando mudar de peito e quando terminar.

Estas são algumas boas posições para fazer o seu filho arrotar:

banner kinedu saúde
  • Acima do ombro: Coloque o seu filho contra o peito e use o ombro para apoiar a cabeça dele. Bata delicadamente nas costas dele com a palma da sua mão.
  • Deitado no colo: Coloque o seu filho de bruços nas suas coxas, certificando-se de segurar a cabeça dele. Esfregue suas costas suavemente.
  • Sentado no colo: Sente-o no seu colo, segurando o queixo dele com a mão. Incline-o para frente e bata suavemente nas costas.

Regurgitação e vômito

A maioria dos bebês regurgita depois de comer, principalmente no começo. Quando o estômago do seu filho está cheio ou você muda repentinamente a posição dele depois de comer, o leite no estômago pode subir pelo esôfago. Regurgitar e vomitar são duas coisas diferentes. A Academia Americana de Pediatria (AAP) define o vômito como “a expulsão forçada do conteúdo estomacal pela boca”. Alguns bebês vomitam de vez em quando, mas se isso é recorrente, é melhor consultar seu pediatra. Regurgitar, por outro lado, é definido como “o fluxo fácil do conteúdo do estômago que sai pela boca, geralmente depois de um arroto”. Regurgitar uma ou duas doses de leite, sem esforço e sem chorar, é normal para os bebês. Por isso, panos ou toalhas serão indispensáveis. Alguns bebês regurgitam mais que outros, e há alguns “regurgitadores intensos” que continuarão a fazê-lo até aprenderem a andar.

Cada bebê é diferente, e é normal que você não consiga fazer o seu filho arrotar em todas as tentativas. Em geral, os bebês que mamam arrotam menos do que aqueles que são alimentados com mamadeira. Isso ocorre porque eles geralmente engolem menos ar quando mamam do peito. O mesmo vale para os bebês que preferem comer na posição vertical; naturalmente, ao fazer isso, eles engolem menos ar do que aqueles que comem deitados.

Algumas dicas para reduzir a regurgitação e ajudar o seu filho a se sentir mais confortável:

  • Respeite os horários das refeições do seu filho. Alimentá-lo antes que ele fique com muita fome reduzirá as chances de ele comer demais, rápido demais ou engolir muito ar ao tentar satisfazer a fome.
  • Segure o seu filho em uma posição mais ou menos vertical, mantendo a cabeça acima do abdômen.
  • Posicione a mamadeira corretamente, inclinando-a, para que não haja ar no bico. Se o seu filho estiver mamando, certifique-se de que ele sugue bem o mamilo. Isso reduzirá as chances de ele engolir muito ar e ficar desconfortável.
  • Mudar a posição ajuda a mover as bolhas de gás que devem ser liberadas.
  • Alimente o seu filho em um ambiente calmo, assim ele se sentirá mais confortável e menos pressionado.

Lembre-se:

Relaxe e aproveite o seu filho. Não há uma idade definida em que os bebês não precisam mais arrotar, mas à medida que ele cresce e o sistema digestivo fica mais forte, o arroto será menos necessário. Também não há uma maneira correta de fazer isso. Como mãe ou pai recente, quando alimentar o seu filho e ajudá-lo a arrotar, explore várias combinações de posições até encontrar o que é mais eficaz para vocês.

Para ler mais sobre o assunto, visite estes links:
• https://www.aap.org/en-us/about-the-aap/aap-press-room/aap-press-room-media-center/Pages/Air-Swallowing-and-Burping.aspx
• https://www.healthychildren.org/Spanish/ages-stages/baby/breastfeeding/Paginas/Hiccups-Spit-ups-and-Burps.aspx